Cadastre-se e ganhe 20% OFF na primeira assinatura!

Ração Super Premium: o que você precisa saber

Se você procura um alimento completo e que seja de ótima qualidade para ajudar na boa saúde do seu pet, precisa conhecer a ração Super Premium. Aqui vamos explicar tudo que você precisa saber sobre esse tipo de ração e seus benefícios (que são vários). 

Cachorro e gato comendo

O que é a ração super premium?

A ração super premium é uma categoria de ração que possui maior valor nutricional e ingredientes de qualidade, priorizando a proteína animal de alto valor biológico, além de ter uma alta digestibilidade – o que faz com que seu pet aproveite melhor os nutrientes do alimento. 

Qual a diferença entre ração Super Premium, Premium e Standard?

No mercado de petfood basicamente existem, atualmente, quatro tipos de rações secas, sendo elas a ração Super Premium, Premium, Standard e ração coadjuvante, também conhecida como terapêutica ou popularmente chamada “medicamentosa”. As três primeiras são classificadas de acordo com o nível de qualidade, sendo a Super Premium considerada a melhor. 

A diferença entre elas se dá principalmente em sua composição e na sua digestibilidade. Como vimos, a Super Premium apresenta uma excelente qualidade e, por isso, tende a ser uma excelente opção para cães e gatos

Benefícios da ração Super Premium

Por ser feita com ingredientes nobres, a ração Super Premium apresenta vários benefícios e é a favorita dos médicos veterinários. Em sua composição há proteína animal de qualidade e produtos especialmente selecionados para uma boa nutrição dos pets em diferentes fases da vida.

Vale lembrar que, para os filhotes, que ainda estão em desenvolvimento, o mais indicado costuma ser uma ração Super Premium filhote. Ela sozinha já tende a oferecer tudo o que um cachorro ou gato filhote necessita para crescer saudável e se desenvolver adequadamente.

Gatos olhando pote com ração Super Premium

Outro ótimo benefício é que o alimento Super Premium possui uma alta digestibilidade, explica a médica veterinária do time de Pet Experience (PX) da Petlove, Marina Rodrigues. “O organismo absorve melhor os nutrientes da ração, além de serem apresentadas nos mais diversos tipos, de acordo com porte, fase de vida e até mesmo de acordo com a raça”, diz Marina 

Marina explica que por ter uma maior digestibilidade, ao consumir um alimento Super Premium seu pet já irá se satisfazer com uma menor quantidade do alimento. “Por apresentarem uma maior digestibilidade, melhor qualidade de ingredientes e serem mais concentradas energeticamente, os pets não precisam ingerir uma grande quantidade de ração para atender às suas necessidades nutricionais, pois conseguem absorver e aproveitar melhor esses nutrientes, diminuindo também a quantidade de fezes”, diz a médica veterinária. 

As rações Super Premium também costumam apresentar nutracêuticos em sua composição, como:

  • Condroitina e glucosamina: protegem as articulações;
  • Extrato de Yucca: diminui o odor das fezes;
  • Hexametafosfato de sódio: previne formação de placa bacteriana nos dentes (popularmente chamada de “tártaro”); 
  • Probióticos e prebióticos: auxiliam na saúde intestinal;
  • Ômegas 3 e 6: anti-inflamatórios que contribuem na capacidade cognitiva dos pets e mantêm a pelagem saudável.

Alimentos Super Premium

Além das rações secas, a categoria Super Premium também contém rações úmidas e petiscos, que são desenvolvidos com ingredientes selecionados, geralmente sem corantes e conservantes artificiais. No mercado já existem sachês com pedaços de carne de verdade e que podem até apresentar legumes e vegetais. São alimentos menos processados do que alimentos úmidos de outras categorias. 

Cachorro comendo ração Super Premium

Rações naturais e orgânicas são Super Premium

As rações naturais, que estão ganhando cada vez mais espaço no mercado pet, são uma “subclassificação” da categoria Super Premium, seguindo todos os padrões que citamos acima e ainda  utilizando em sua composição ingredientes frescos, como carnes, legumes e frutas. Os alimentos naturais são sem conservantes sintéticos, sem transgênicos e sem corantes artificiais, além de na maioria das vezes serem menos processados.

Os alimentos orgânicos são livres de produtos químicos e pesticidas utilizados nas lavouras. Não são geneticamente modificados, como, por exemplo, as carnes orgânicas, que são derivadas de animais criados sem utilização de antibióticos e antiparasitários. Para serem comercializadas, os alimentos orgânicos precisam de uma certificação específica”, explica a médica veterinária.

Cachorro e gato comendo ração Super Premium

A ração Super Premium compensa?

Oferecer ração Super Premium para o nosso pet é desejar que ele tenha a melhor alimentação e com isso mais qualidade de vida, melhorando sua saúde e evitando o aparecimento de algumas doenças. Seja uma ração super premium gatos para a qualidade de vida do seu felino, ou uma ração super premium cachorro para o seu peludo, vale muito investir nessa alimentação de alta qualidade.

Compartilhe esta matéria!

Sobre o autor

Amanda Fernandes

Estudante de Jornalismo, mãe do Dachshund (vulgo salsichinha) Scott, da gatinha Cristal e do agapornis Alisson. Sou amante de pets e de história, mas principalmente por pets. Desde pequena conhecida pela super paixão por cachorros.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.