Tempo de gestação de gato

A partir dos cinco meses de idade, a fêmea já pode ter o seu primeiro cio e, com isso, os primeiros filhotinhos. Nesta fase da vida, alguns cuidados devem ser tomados. As gatas passam por um cio mais ou menos a cada dois meses (elas são bastante influenciadas pela luminosidade), diferentemente das cadelas que normalmente passam por dois cios ao ano. 

Nesse período, é bem comum que a fêmea demonstre um comportamento bastante característico (porém, não é uma regra e algumas podem agir normalmente) como miados altos e diferentes do normal. Esse comportamento indica que ela está receptiva e pronta para a cópula. O cio normalmente dura de oito a doze dias, mas pode variar de gata para gata.

Tempo de gestação

Após a cópula, normalmente o comportamento das fêmeas muda, podendo ficar um pouco mais reservadas e em alguns casos, mais ariscas. Algumas podem querer ficar mais quietinhas e evitar brincadeiras que costumavam fazer. Esse comportamento é normal. Caso a fêmea esteja prenha, as mamas podem apresentar um aspecto inchado e mais rosados. 

A gestação dura em torno de 60 dias, porém o tempo pode variar e para que não ocorra nenhuma intercorrência com os filhotes e com a mãe, o acompanhamento veterinário é indispensável. Exames de imagem como ultrassonografia só conseguem identificar os filhotes após 25 dias de gestação e é fundamental para a análise da saúde dos filhotes.

A cada gestação, normalmente nascem muitos gatinhos. Se formos pensar a longo prazo, um cio a cada dois meses e vários gatinhos, a população aumenta drasticamente. Por isso, a castração é algo a se pensar e a melhor solução para evitar Vale lembrar que antes de um ano e meio de vida, não é aconselhado que as gatas gestem, pois não estão preparadas físicas e nem mentalmente para isso.

Sobre o autor

Gabriela Azevedo

Gabriela Azevedo

Formada em design gráfico e cursando medicina veterinária, profissão que herdei paixão graças ao meu pai. Catlover e apaixonada pelos meus 6 gatinhos (Tchantcham, Drake, Josh, Marie, Maysa e Cara Preta -in memoriam- ♥) e pelos pets agregados que fazem parte da minha vida (todos os que encontro. bem doida dos bichos!).

Deixe um comentário

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.