Tudo o que você precisa saber sobre o sono de cães filhotes

Apesar dos filhotes serem sinônimos de muita energia, eles necessitam de alguns cuidados especiais em relação ao tempo de sono. Segundo especialistas, independentemente da raça, um cãozinho dorme entre 16 e 18 horas por dia e, como qualquer mamífero infantil, quanto menos tempo de vida ele tem, mais tempo ele irá dormir.

Para quem não sabe, o crescimento adequado de um cãozinho depende de muito sono. Crescer requer energia, e essa energia é reabastecida por meio da alimentação  enquanto acordado e recuperada durante o sono. Você provavelmente sabe que o descanso adequado é crucial para todos nós, independentemente da espécie, e é ainda mais importante para o desenvolvimento físico, mental e emocional de um filhote.

Filhote dormindo

Onde um filhote deve dormir?

Qualquer pessoa que tenha um filhote ou gaste um bom tempo na internet vendo fotos fofas de cãezinhos dormindo, sabe que eles podem e vão dormir em qualquer lugar, basta o sono aparecer. Apesar disso, é importante, desde o início, acostumar o cão a descansar em um local específico. É fundamental encontrar um espaço tranquilo, onde ele se sentirá confortável para descansar ininterruptamente. Assim como os bebês humanos, ruídos e barulhos repentinos e constantes podem atrapalhar o sono dele, aumentando as chances de irritação ou comportamentos inadequados durante a vigília.

Encontrar um material de cama que o filhote goste – cama de cachorro, travesseiro, cobertor ou outro – também é importante. Pais de primeira viagem costumam ter a seguinte dúvida: “os filhotes podem dormir na mesma cama que eu?” Na verdade, isso vai depender do que você planeja para suas noites e o quanto isso pode impactar em sua rotina ao longo do tempo. Um estudo recente nos mostrou que dormir com o pet pode atrapalhar nosso sono.

 

Como ajudar um filhote a dormir

A maior preocupação para os pais não é se eles estão dormindo demais, mas se eles parecem estar gastando muito tempo acordados. Quando um cãozinho começa a choramingar durante a noite, você provavelmente tem menos chances de pular da cama do que faria com um bebê humano, mas a tentação está aí. Ainda assim, o que se pode fazer para que o cãozinho durma a noite inteira? Estabelecer e manter hábitos e rotinas são as principais armas para gastar toda energia acumulada dele  – o exercício deve ser tão regular quanto a hora da refeição.

 

Todo cuidado é pouco

Seu filhote parece estar dormindo normalmente, mas permanece sonolento e desanimado quando está acordado? Se for esse caso, examine a boca dele, principalmente as gengivas. Caso pareçam pálidas ou brancas acinzentadas, ele pode estar anêmico. A anemia é um sintoma de várias condições relacionadas ao sangue que sugam energia e oxigênio. Em ocorrências do tipo, leve-o até um médico veterinário para uma avaliação.

Um filhote de cachorro que dorme muito, dia e noite, é ótimo. É um sinal de que ele está crescendo e se desenvolvendo naturalmente. Portanto, não se preocupe com a quantidade de tempo em que ele descansa, afinal, alguns anos de alta energia estão chegando.

Sobre o autor

Gabriel Arruda

Gabriel Arruda

É estudante de Jornalismo, apaixonado por animais e esportes. Está sempre em busca de novos desafios, justamente pela curiosidade que o toma conta. Pai de um Beagle chamado Johnny, mais conhecido como "o Destruidor".

2 Comentários

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.