10 produtos essenciais para filhotes de gato

A chegada de um novo gato em casa deixa a gente em estado de pura ansiedade e agitação. Os dias que antecedem a vinda do novo integrante da família são cercados de expectativas e a gente corre feito doido para providenciar tudo aquilo que é necessário para receber o pet da melhor maneira possível.

Principalmente quando o gato ainda é um filhote – e precisa de cuidados redobrados -, é sempre recomendável fazer um check-list caprichado para não acabar sendo pego de surpresa e ficar na mão na hora mais imprópria. Para facilitar a vida de pais e mães de gatos filhotes, nós preparamos essa seleção dos 10 produtos essenciais para um jovem felino doméstico, assim como fizemos recentemente para os cães filhotes.

Gato-filhote-Petlove

Ração para gatos filhotes

Quando se fala em itens essenciais para pets, não dá pra começar falando de outra coisa que não seja alimentação, afinal, uma refeição de qualidade é o caminho mais seguro para uma vida longeva e cheia de saúde. A nossa dica é você procurar de imediato um médico veterinário ou zootecnista para saber qual é a ração (seca ou úmida) mais indicada para o seu filhote. Jamais faça a escolha por conta ou ofereça uma ração que não seja específica para gatos filhotes, pois elas são formuladas especialmente para atender as necessidades que o pet tem para se desenvolver plenamente. Cuidado também com a quantidade, comida em excesso ou em falta pode comprometer a saúde do seu novo xodó.

Caixa para areia 

Reconhecidamente como um pet que preza pela higiene, o gato precisa de um banheiro aconchegante e limpo para fazer suas necessidades. Do contrário, ele poderá apresentar comportamentos indesejados e até problemas de saúde, como constipação, crises urinárias, estresse e cistite idiopática. Para evitar qualquer problema, conte desde o primeiro dia com uma caixinha para areia, em nosso petshop online você encontra as melhores opções.

Areia Sílica Me.Au Pet 

Uma areia de qualidade vai facilitar e muito o seu trabalho na hora de recolher toda a sujeira que o filhote fizer, além de ajudar também a bloquear o mau odor. As areias de sílica são ótimas opções, pois têm alta capacidade de absorção da urina e são macias para as patinhas do gato. Uma excelente notícia é que só na Petlove você encontra as opções de areia da Me.Au Pet, que contam com excelente custo-benefício e te ajudam a economizar!

Toca/ cama

Um sono reparador e de boa qualidade é fundamental para que o seu gato filhote chegue à vida adulta com muita saúde e disposição. Aproveite que os gatos instintivamente adoram uma toca e tenha uma em casa para que ele durma tranquilamente. O item também serve como refúgio nos momentos de medo e diversão durante as brincadeiras.

Fonte Bebedouro Amicus 

Caso você ainda não saiba, os gatos são mais suscetíveis a problemas renais, pois eles não têm o hábito de tomar água com frequência. Para te ajudar a melhorar a qualidade de vida do seu filhote e prevenir doenças, ofereça uma fonte/ bebedouro para o seu peludinho. A água corrente da fonte é um atrativo e tanto para os felinos domésticos e, se desde cedo houver uma “amizade” entre os dois, maiores são as chances do seu pet ficar hidratado a vida toda. 

Antipulgas MSD Bravecto

Ainda no quesito saúde e prevenção, não dá pra deixar de falar do antipulgas, que combate também os carrapatos. Mesmo que o seu gato não saia de casa, não descuide da prevenção, pois situações corriqueiras como a presença de outro pet por perto, uma escapadinha até o vizinho ou uma voltinha pelo jardim podem fazer com que visitantes indesejados peguem carona no seu peludinho e a dor de cabeça comece. Converse com o seu médico veterinário sobre quando você já pode fazer uso do antipulgas e mantenha o seu filho de quatro patas (e toda família) protegido.

Brinquedos/ ratinho com corda

Às vezes a gente fica tão concentrado nos itens de alimentação, higiene e limpeza que acaba esquecendo de algo que é essencial para os gatos de qualquer idade, mas principalmente os filhotes: os brinquedos. Estimular os instintos, estreitar os laços familiares, divertir e exercitar são apenas algumas das vantagens que os momentos de diversão oferecem. Não esqueça de navegar pelo nosso petshop online e conferir as diversas opções que temos para o seu gato ter uma vida mais feliz. Importante: supervisione sempre a interação do seu gato com os brinquedos.

Arranhador

Enriquecimento ambiental. Os pais e mães de gatos estão cada vez mais acostumados com essas duas palavras, que resumidamente querem dizer: satisfaça os instintos naturais do gato de maneira artificial. Como? Oferecendo, por exemplo, arranhadores, prateleiras, brinquedos, tocas e túneis, neste post a gente explica em detalhes. Além de beneficiar a saúde física e mental, um ambiente enriquecido ajuda a prevenir problemas de temperamento e comportamento do pet.

Escova Furminator

Um boa escovação não é só interessante para quem quer diminuir o rastro de pelos deixado pelo gato, ela também pode prevenir problemas de saúde em seu pet. Lembre-se que o gato tem como hábito de higiene passar boa parte do tempo se lambendo, só que nesse passar de língua pelo corpo, muitos dos pelos soltos acabam indo direto para o estômago. E se o bichano não consegue expelir por conta própria esses pelos do organismo, podem haver problemas (sérios) de obstrução intestinal, que só o médico veterinário poderá resolver. Portanto, tenha uma escova apropriada para recolher os pelos soltos do seu filhote.

Caixa de Transporte

Eu sei que não está nos seus planos uma grande viagem ou deslocamentos frequentes com o seu gato – ele também não curte ser levado para lugares desconhecidos -, principalmente agora que ele ainda é um filhote e precisa tomar todas as vacinas antes de pensar em colocar o focinho para fora da porta. Mas, por segurança e prevenção, tenha disponível uma caixa de transporte para pet e acostume desde cedo o seu bichano a ter contato com ela, assim, quando for necessário transportá-lo para algum lugar, por exemplo, uma consulta médica, ele se sentirá mais confortável por estar em um lugar que ele já conhece muito bem e você ficará mais tranquilo em saber que o seu filho de quatro patas está em um ambiente seguro. 

Sobre o autor

Anderson Mafra

Anderson Mafra

Jornalista apaixonado por animais, comunicação, música e não perde um concurso cultural (na verdade já perdeu vários). Curioso de mão cheia, quer saber sempre mais e compartilhar conteúdo, dicas e curiosidades do mundo pet. É um petlover assumido, sem chance de reabilitação.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.