Bolas de pelo em gatos: como cuidar

Todo mundo sabe que gatos são animais muito limpos. Apesar de banhos serem necessários, eles já fazem muito da limpeza por si só, lambendo seus próprios pelos. Acontece que, nesse processo, alguns pelos ficam presos na língua e não são digeridos. E isso forma as famosas bolas de pelo em gatos. Saiba como lidar com esse problema

Problemas de bolas de pelo em gatos

Aparentemente, elas são inofensivas. Afinal, as bolas de pelo se formam, eles colocam para fora e pronto. Acabou. Certo? Errado. Bolas de pelo em gatos podem causar diversos problemas na saúde dos gatos.

Sim, elas são normais, mas isso não quer dizer que não causam nada. Porque nem sempre eles conseguem eliminá-las. E isso pode causar diversos sintomas como vômitos, prisão de ventre, diarreia, falta de apetite, apatia.

Como ajudar a eliminar as bolas de pelo em gatos

Trocar a ração do seu gato por uma que seja rica em fibras vai ajudar no problema de bolas de pelo em gatos.

Com as fibras, os pelos que estão presos no intestino devem sair com mais facilidade. Além disso, é muito importante que seu gato beba bastante água nesse processo.

Comprar gramas valerianas também ajuda muito, já que é um instinto do gato comer essas gramas para ajudar a purgar.

Também existe vários petiscos e pastas no mercado que ajudam nisso! Eles vão ajudar a eliminar as bolas de pelo que se formaram.

Como evitar bolas de pelo em gatos

A forma mais prática de evitar bolas de pelo em gatos é escovando seu gato com regularidade – principalmente se ele tiver muitos pelos e/ou pelos longos. Retirando os pelos que estão soltos, ele irá engolir menos pelos e portanto terá menos bolas de pelo.

Também verifique se o seu gato não está com pulgas, pois gatos com pulgas tendem a se lamber mais.

Sobre o autor

Larissa Moreira

Larissa Moreira

Larissa tem quatro miaus: Câmara, Ação, Gravando e Clica Fora, está no quarto ano de jornalismo da Faculdade Cásper Líbero, é apaixonada pela língua alemã, livros de fantasia, chá de camomila e pelos seus quatro bebês (que já nem são mais bebês).

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.