As 10 raças mais inteligentes de cachorros

Antes de mais nada, vamos deixar claro que “inteligência” aqui, considera a capacidade do animal de assimilar, aprender e executar comando. Lá em 1995, Stanley Coren, um especialista em comportamento animal, escreveu um livro considerado até hoje um guia para classificar as raças mais inteligentes (segundo a definição de “inteligência” que descrevi). Pois bem, o livro chama “A Inteligência dos Cães” e traz a classificação de raças até a 79ª posição. Vamos citar aqui as 10 raças mais inteligentes, segundo este estudo.

10º – Australian Cattle Dog (Boiadeiro Australiano)

Esse cão é muito ativo! Com uma pelagem bem característica, é difícil vermos esta raça andando de coleira pela cidade, isso porque esses cães possuem muita energia e preferem correr livres por grandes campos cheios de atividades para realizar. Apesar de ser um ótimo companheiro, o Casttle prefere aventuras e é muito usado em fazendas para controlar o gado (daí seu apelido ser boiadeiro).

9º Rottweiler

Confesso que tenho certa paixão por essa raça! Ao mesmo tempo em que possuem cara de bravo, têm um focinho tão de neném! *__*

Fofuras a parte, o Rottweiler possui fama de bravo, mas são excelentes cães de companhia e muito dóceis. Por serem grandes e muito fortes, precisam ser socializados desde filhotes com pessoas e outros animais. Como são protetores, esse convívio com outros animais é necessário para que ele não fique agressivo com estranhos. Por seu porte forte, precisam de exercício físico constante, também para evitar estresse e possíveis destruições de móveis e afins.

8º Papillon

Esse “doguinho” é um dos poucos de porte pequeno entre as dez raças mais inteligentes. Precisam de estímulos mentais diários (como brincadeiras, por exemplo). São ótimos companheiros e adoram praticar esportes!

7º Labrador Retriever

Uma das raças mais famosas do mundo todo, os labradores fazem a alegria de qualquer um quando chegam. Sua inteligência associada a sua simpatia, fazem do labrador a raça ideal para servir de cão guia, cã policial ou apenas para ser seu melhor amigo.

6º Pastor de Shetland

Esse peludo é conhecido por ser uma miniatura do Collie (a Lassie, sabe?). Além de lindos ocupam uma excelente posição entre as raças mais inteligentes! Aprendem fácil, são sociáveis e muito apegados aos donos.

5º Doberman

Esse gigante de patas longas é taxado de bravo e violento. Mas na verdade, o Doberman possui uma personalidade dominante, por isso exige uma educação e um adestramento firme desde filhote, para que ele não ache que é dono da casa! Sua inteligência faz com que seja um excelente cão de guarda e será muito fiel e carinhoso com seus donos.

4º Golden Retriever

O que dizer desse catioríneo de pelos dourados e cara de danado? Não existe tempo feio para o Golden Retriever. Ele ama tudo e todos. Mas precisa ser diariamente estimulado e praticar exercícios para que não fique ansioso.

3º Pastor Alemão

Uma das raças mais fiéis que você vai conhecer! Esses lindões farão de tudo para proteger sua família e deixá-la feliz! Possuem tudo de melhor: olfato, visão, atenção… tudo isso faz dos pastores excelentes cães de guarda, excelentes companheiros, excelentes ajudantes ou seja, uma raça para lá de especial!

2º Poodle

Quem diria que esse pedaço de nuvem estaria em segundo lugar, não é? Mas quem conhece os poodles sabe o tamanho da inteligência desses peludos. Com tamanho que varia do gigante ao toy, os poodles são os melhores amigos que alguém pode ter, aprendendo rapidinho tudo o que lhe for ensinado.

1º Border Collie

E em primeirão entre as raças mais inteligentes, está o Border Collie. Essa raça nasceu para o trabalho, um verdadeiro workaholic!! Sua ânsia por ser útil faz om que ele aprenda extremamente rápido tudo o que lhe for ensinado. Ama correr, subir, descer, farejar, procurar… um verdadeiro incansável! Precisa de adestramento desde cedo para que não se torne superdominante na família.

Devo me basear somente nisso para considerar as raças mais inteligentes?

Como eu falei lá em cima, essa classificação foi feita por um estudioso baseando-se apenas na capacidade dos cachorros de aprender comandos. No entanto, a “inteligência” de um animal pode variar dependendo da personalidade do cachorro e da família que o cria (mesmo cachorros da mesma raça apresentam comportamentos diferentes).

Além disso, hoje me dia estudos estão mostrando que a inteligência canina vai muito além de apenas obedecer a comandos. A capacidade de solucionar problemas, por exemplo, se mostra muito mais eficiente para esse tipo de classificação e essas atitudes variam de animal para animal.

Em todo caso, cachorro é cachorro e o que queremos mesmo é um amigo peludo que seja feliz ao nosso lado com muita saúde e amor para dar e receber, certo?

Sobre o autor

Bruna Cela

Bruna Cela

Publicitária e aspirante a empresária. Mãe coruja da Sunny, daquelas que posta mil fotos no Instagram (como essa aí de cima). Ama tudo o que é relacionado a arte e a escrita é sua melhor ferramenta de expressão. Conversa com todos os pets que encontra pelo caminho e jura que, na maioria das vezes, eles respondem.

4 Comentários

  • Quero adotar um cachorro de raça nao tenho condicoes de comprar um pois sofri um acidente e preciso de um companheiro pra fazer caminhadas.qualquer coisa mandem no meu wattsapp 11991500353
    Obrigado Adriano

    • Oi Adriano! Cachorro será sempre uma excelente companhia, independente se for de raça ou não. Dê uma passada em algum abrigo de animais perto da sua casa, tenho certeza de que você vai encontrar seu amigo lá e, além de companhia, você vai ter amor e gratidão pro resto da vida! 😊

Deixe um comentário