Raças de cachorro populares no Brasil

Se você é fã de carteirinha dos caninos e está curioso para saber quais são as raças de cachorro mais populares no Brasil, veio ao lugar certo! Vamos não só te mostrar o top 10, como também um pouco mais sobre cada cachorro! Veja quais são as raças de cachorro populares no País. 

Você já deve imaginar que o Vira-lata (SRD), mais uma vez, lidera entre as raças mais populares no Brasil. Mas será que consegue acertar quem domina o segundo lugar? Então prepara-se para conferir o ranking abaixo e repare que do sexto ao décimo colocado há uma disputa acirrada, com direito a empate técnico 😱

Cachorro no podium

Para mais informações sobre esta pesquisa realizada pela DogHero e Petlove, leia o nosso post. Nele você encontra também o ranking das raças mais populares de gatos! Agora vamos saber quais são as raças de cachorro populares no Brasil!

Vira-lata (SRD)

O cachorro sem raça definida (SRD) pode se dizer que é um retrato do País, onde a mistura de raças é predominante em todo o território nacional. Difícil encontrar alguém que não guarde na memória uma lembrança boa de um Vira-lata, seja ele da família, da rua em que morou ou de algum vizinho ou amigo.

O Vira-lata se tornou um patrimônio nacional – que o diga aqueles da cor caramelo! Simpático, apegado à família e cheio de energia, é o companheiro preferido dos brasileiros.

Shih Tzu

O segundo colocado no quesito popularidade é dono de um focinho achatado, olhos amendoados e pelos bonitos e compridos. Reconhecido por ser um excelente cão de companhia, é o queridinho de quem mora em apartamento pequeno – e também por quase não latir.

Grande amigo das crianças e bastante inteligente, o Shih Tzu é uma raça cada vez mais popular, graças ao seu temperamento dócil e amigável.

Yorkshire Terrier

A pronúncia do nome faz muita gente ter dificuldade e enrolar a língua, mas no trato é um cão super fácil de lidar. Sua aparência, que lembra uma pelúcia, entrega logo que o Yorkshire é uma fofurice só.

Super ativo e brincalhão, o cachorro dessa raça é bastante apegado à família e tende a demorar um pouco para aceitar a presença de estranhos. Porém, uma vez enturmado, consegue conquistar com facilidade mais um para a sua legião de fãs.

Poodle

Ele sempre aparece na lista dos mais queridos e pode ser encontrado em diferentes tamanhos – do mini ao gigante. Este cachorro de origem francesa faz sucesso no mundo todo e sua “pelagem de lã” é uma marca registrada.

O Poodle costuma ter boa média de expectativa de vida e arranca suspiros por ser um cachorro alegre, obediente e curioso, que adora encher de lambidas seus pais humanos.

Lhasa Apso

O famoso Lhasa está tecnicamente empatado com o Poodle no quesito popularidade e isso já é bem significativo, afinal o rosto do seu companheiro de espécie é famoso há mais tempo aqui no Brasil.

Sua aparência e tamanho de brinquedo derrete o coração de muitos petlovers e o faz ser bastante requisitado. Sempre disposto a uma brincadeira, este pequenino adora latir e também ser convidado para uma voltinha na rua.

Buldogue Francês

Mais um de focinho achatado que virou queridinho dos brasileiros e a cada ano que passa sua popularidade aumenta. Tem o seu jeitão meio mandão de ser, principalmente com outros pets, mas nada que uma boa socialização não dê jeito.

Super carinhoso com a família, o Buldogue Francês sabe utilizar seu olhar pidão para ganhar várias sessões de cafuné durante o dia. Até sua forma estabanada de agir faz com que o pet ganhe muitos admiradores.

Pinscher

O “esquentadinho” tem lugar cativo nos corações dos brasileiros e sempre foi uma raça de cachorro muito popular no País. Sua pequena estatura e grande coragem fazem do Pinscher um “campeão de audiência”.

Amoroso, ativo e sempre alerta, o pequenino não passa despercebido e está sempre disposto a proteger a sua família humana – afinal, ele é um cão de guarda! Você sabia disso?

Golden Retriever

O primeiro grandalhão da lista é bastante popular muito por conta do seu jeito dócil e por ser um cachorro de “fácil trato”. Se dá bem com as crianças, idosos, outros pets e adora interagir com todo mundo.

Por ser uma das raças mais inteligentes, é muito requisitado como cão-guia, para serviços policiais e de resgate. É o cão ideal para quem tem um estilo de vida mais agitado, afinal o pet precisa gastar bastante energia diariamente.

Spitz Alemão

A fama dele começou recentemente, mas com certeza podemos dizer que não se trata de um “hit de verão” e que o Spitz Alemão (ou Lulu da Pomerânia) vai aparecer no ranking dos cachorros mais populares por muito anos.

Os fãs da raça adoram ressaltar que o peludinho ama brincar na mesma proporção que gosta de ficar agarradinho no sofá, e também o quanto o pet é super parceiro das crianças.

Maltês

Uma das raças mais antigas do mundo faz sucesso no Brasil há muito tempo e fecha a lista do nosso Top 10. Se em tempos remotos ele era utilizado para caçar ratos, hoje o peludinho é reconhecido por ser um cachorro de companhia e muito brincalhão.

O Maltês pode até ser um tanto quanto ressabiado com estranhos, mas é só porque ele gosta de proteger a sua família humana. Ter seus pelos escovados é um dos momentos preferidos do cãozinho, que encanta por sua beleza e agilidade.

Gostou de conhecer as raças de cachorro populares no Brasil? Então compartilhe!

Sobre o autor

Anderson Mafra

Anderson Mafra

Jornalista apaixonado por animais, comunicação, música e que não perde um concurso cultural (na verdade já perdeu vários). Curioso de mão cheia, quer saber sempre mais e compartilhar conteúdo, dicas e curiosidades do mundo pet. É um petlover assumido, sem chance de reabilitação.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.