Cadastre-se e ganhe 20% OFF na primeira assinatura!

Conheça 15 frutas que cachorro pode comer

Você sabia que existem várias frutas que cachorro pode comer tranquilamente? No entanto, embora sejam permitidas, é preciso ter muito cuidado e cautela em relação à forma de oferecer e à quantidade.

Por essa razão, antes de saber quais frutas cachorro pode comer, é importante entender como é a forma ideal de oferecê-las e também o que cada uma pode entregar de benefícios para a saúde dos nossos pets.

A seguir, veja 15 frutas para cachorro e os principais benefícios que cada uma promove para a saúde canina!

cachorro branco olhando para um pote de frutas que cachorro pode comer

Banana

A primeira da lista de frutas que cachorro pode comer é a banana! A fruta é rica em nutrientes e minerais benéficos para a saúde dos cães como, por exemplo, potássio, vitaminas do complexo B, fibras, magnésio, vitamina A, além de ser fonte de prebióticos naturais.

Por outro lado, por ser rica em açúcares e carboidratos, a banana em excesso pode causar sobrepeso, além de possíveis problemas de saúde, como diabetes e obesidade canina.

cachorro comendo banana

Maçã

Outra fruta que cachorro pode comer é a maçã que, além de ser muito saborosa, é uma excelente opção de petisco saudável por conter em sua composição vitamina A, vitamina E, fibras como a pectina.

Além disso, a maçã para cachorro contribui para uma boa visão, mantém a pele e pelagem saudáveis e até mesmo auxilia na regulação intestinal.

No entanto, a fruta deve ser oferecida sem as sementes e aquele “cabinho”. Isso porque essas partes contém uma substância chamada cianeto que é tóxica tanto para cães quanto para gatos.

maçã na pata de um cachorro

Laranja

Cachorro pode comer laranja, sim! A fruta é muito rica em vitamina C e é muito recomendada para aqueles “cães atletas”, que praticam exercícios físicos intensos e, por isso, podem apresentar um déficit de vitamina C. Isso sem contar que o efeito positivo no sistema imunológico canino, consequentemente prevenindo doenças.

Lembre-se: para oferecer laranja para cachorro, é necessário retirar todas as sementes e a casca que, por não ser tão digestível, pode causar problemas gastrointestinais. Dica: eles também podem tomar suco de laranja, desde que seja natural. 

Cachorro pode comer laranja?

Melancia

Além de fazer parte da lista de frutas que cachorro pode comer, a melancia também traz vários benefícios à saúde canina. Ela é rica em vitaminas A, B6 e C, potássio, fibras e tem a sua composição feita de 90% de água.

No entanto, também é necessário retirar a casca e todas as sementes da melancia (que são de difícil digestão e podem causar obstrução intestinal) e tomar cuidado com a quantidade.

Dica para o verão: se o seu cachorro adora melancia, congele a fruta e ofereça para ele, como se fosse um sorvete – ele vai adorar!

Morango

Entre as frutas que os cachorros podem comer também está o morango, que é rico em fibras, antioxidantes, vitaminas e não possui gordura, além de atuar no sistema imunológico e no controle de peso.

Para oferecer morango para cachorro, é recomendado cortar a fruta em pequenos pedaços ou amassar, para evitar riscos de engasgamento.

pug preto olhando para um pote de morangos

Manga

Muitos se perguntam se cachorro pode comer manga. Não só pode, como deve! A fruta é uma opção de petisco natural e saudável para seu pet, além de serem ricas em vitaminas essenciais como A, B6, C e E, contêm fibra alimentar, betacaroteno, antioxidantes e potássio.

Embora a manga faça parte da nossa lista de frutas que cachorro pode comer, é preciso seguir duas recomendações: a casca deve ser evitada, pois pode ser difícil de ser ingerida, e o caroço deve ser retirado, pois é considerado extremamente tóxico para os cães (por conter cianeto).

Caixa de mangas

Pêssego

O pêssego é rico em vitaminas C e A, que são ótimos antioxidantes e aumentam a imunidade, e fibras que ajudam a manter a microbiota intestinal regulada. Se oferecido da maneira certa – sem casca, caroço e dentro da quantidade indicada – a fruta também traz benefícios à saúde dos cachorros, como:

  • Contribui para a regulação do intestino
  • Auxilia o sistema nervoso
  • Ajuda a manter uma boa visão
  • Contribui para o bom funcionamento do organismo

cachorro deitado no chão, ao lado de um pêssego

Mamão

As fibras do mamão podem auxiliar na formação do bolo fecal do cachorro. Mas, além disso, a fruta é rica em potássio, cálcio, vitaminas A, C, E e K e ainda possui antioxidantes e enzimas que auxiliam na digestão dos alimentos.

Lembre-se de tirar as sementes e as cascas antes de oferecer mamão para cachorro!

mamão cortado

Blueberry

Assim como a laranja, o blueberry em forma de suco pode ser uma excelente alternativa para pets com problemas urinários. Por ser rica em vitamina C, a fruta faz com que a urina fique mais ácida, mantendo as bactérias longe da bexiga do pet.

cachorro comendo blueberry direto da árvore

Pera

A pera conta com uma dose saudável de fibra que auxilia na digestão, muita vitamina C e antioxidantes que eliminam os radicais livres. Graças ao seu alto teor de fibras, a fruta ainda é responsável por ajudar a equilibrar o açúcar no sangue dos cães.

peras

Melão

O melão para cachorro é muito usado para melhorar a hidratação dos pets, já que conta com uma boa quantidade de água. Por essa razão, a fruta pode ser uma boa aposta em dias mais quentes – mas sempre oferecendo com cuidado, sem sementes e sem excessos.

Fatia de melão

Goiaba

A goiaba faz parte da lista de frutas que cachorro pode comer. Além de ser uma ótima fonte nutricional, a fruta possui muitas fibras que ajudam na função intestinal. Mas é preciso ter cuidado em relação ao excesso, uma vez que há o risco de problemas gastrointestinais como a diarreia e outros desconfortos, caso seja oferecido mais que o necessário.

Caju

A princípio, o cachorro pode comer caju, desde que esteja maduro, bem lavado e em pequenos pedaços. A fruta é rica em vitaminas A, B e C, além de fibras e minerais importantíssimos para o organismo canino.

Lembre-se de não oferecer a castanha-de-caju, pois contém uma substância que é tóxica aos cães.

Cajus

Maracujá

Isso mesmo, cachorro pode comer maracujá! Diferentemente do que muita gente pensa, a fruta é permitida para os pets, desde que seja oferecida apenas a polpa, sem sementes que também contêm cianeto.

Além disso, é preciso tomar muito cuidado em relação à quantidade, já que o excesso pode causar alguns probleminhas gastrointestinais nos pets.

Maracujá

Abacaxi

A princípio, os cães podem comer abacaxi normalmente, desde que a quantidade seja pequena e o pet esteja com a saúde em dia. A acidez da fruta, por exemplo, pode piorar o quadro dos cachorros que estejam com problemas digestivos. Portanto, é importante que o seu peludo esteja com os check-ups em dia!

Consulte um profissional!

Agora que você já sabe quais frutas cachorro pode comer, dois pontos importantes: com exceção do morango, todos os caroços de frutas devem ser retirados e lembre-se de que é fundamental conversar com um médico-veterinário de confiança antes de introduzir qualquer alimento na dieta do seu pet!

E para mais dicas e informações sobre nutrição canina, visite o blog da Petlove!

Compartilhe esta matéria!

Sobre o autor

Gabriel Arruda

É Jornalista, apaixonado por pets e esportes. Está sempre em busca de novos desafios, justamente pela curiosidade que o toma conta. Pai de um Beagle chamado Johnny, mais conhecido como "o Destruidor".

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.