4 doenças de pele em gatos para prestar atenção

Coceiras, marcas estranhas, erupções: quando vemos esses problemas, é comum ficarmos alarmados. Mas antes de sair se preocupando com tudo que vir de incomum no seu gato, saiba quais são as principais doenças de pele em gatos para saber como identificar os sintomas e o que fazer;

1 – Acne felina

Também conhecida comedão, a acne felina está geralmente relacionada a oleosidade da pele, que pode ser gerada por estresse, má higiene de vasilhames, reação à alguma outra medicação que ele pode estar utilizando. Essa doença de pele em gatos pode ser identificada pelos pontos pretos que surgem ao redor do queixo e também nas bordas dos lábios.

É importante levá-lo para um médico veterinário para identificar o tratamento adequado e possivelmente alguma medicação específica. É recomendado o uso de shampoos específicos, a aplicação de um gel que ajuda a controlar o excesso de oleosidade e complementar a alimentação com ômega 3 e 6.

2 – Infecções fúngicas

Esse tipo de infecção é causada por infestação de fungos no tecido e é mais propensa em gatos que já tem outros problemas de saúde. A forma mais comum de um gato adquiri-la é ao entrar em contato com objetos, locais e outros animais que já tem a infecção.

Os principais sintomas são pontos vermelhos na pele e muita coceira, principalmente na região das orelhas. Além deles, é possível observar a doença pela perda e mudança de cor do pelo, descamação da pele, feridas e corrimento preto ou amarelo.

O tratamento em geral é feito com um agente antifúngico, que deve ser prescrito por um médico veterinário.

3 – Ácaros no ouvido

Atraídos pela cera e óleos na orelha de um gato, os ácaros são parasitas que se alimentam desses resíduos e assim causam inflamações, que podem gerar uma infecção de ouvido ou até uma lesão grave da pele.

Para identificar a doença, é preciso observar se o gato inclina ou mexe a cabeça com frequência, se fica coçando os ouvidos, se o local apresenta mau cheiro e um corrimento escuro.

O tratamento é feito limpando o canal auditivo e aplicando remédio em gotas no local. Se houver outros animais na casa, o tratamento deve ser realizado neles também.

4 – Alopecia psicogênica

Sabemos já que gatos são animais limpos e constantemente tomam banhos sozinhos ao se lamberem. No entanto, essa limpeza compulsiva, que pode se transformar e em chupar ou mastigar a pele, pode levar a irritação, infecção e queda de pelos.

O principal motivo para esse comportamento é a resposta a uma situação de estresse, como se mudar para uma nova casa.

Por isso o tratamento consiste em aliviar o nível de estresse do felino e em alguns casos podem ser recomendados medicamentos contra a ansiedade.

Por que prestar atenção em doenças de pele em gatos

A questão principal aqui é que os sintomas das doenças de pele em gatos se parecem muito entre si e com outras doenças que não são de pele.

É por isso que, caso haja desconfiança, é essencial levá-los para uma consulta. Não tente auto medicar o seu gato. Além disso, nem sempre os tratamentos tópicos são suficientes. Muitas vezes é necessário o tratamento sistêmico.

É necessário também prestar atenção para o lugar onde seus gatos ficam a maior parte do tempo: é importante que ele esteja sempre limpo e seco, para evitar um ambiente favorável para proliferação de fungos.

Sobre o autor

Larissa Moreira

Larissa Moreira

Larissa tem quatro miaus: Câmara, Ação, Gravando e Clica Fora, está no quarto ano de jornalismo da Faculdade Cásper Líbero, é apaixonada pela língua alemã, livros de fantasia, chá de camomila e pelos seus quatro bebês (que já nem são mais bebês).

29 Comentários

  • Olá, tenho 3 filhotes de gatinhos e dois estão com feridinhas pelo corpo como se fosse arranhado já um deles está com a bochecha bem vermelha e está sem bigode. É como se tivesse levado uma pancada, porém não temos crianças aqui e no quarto em que estão não há como se machucarem. Estou preocupada mas não tenho como leva-los ao veterinário agora, existe algum tratamento caseiro? só até eu receber meu salário.

  • Bom dia, começou a cair alguns pelos na parte lateral de cima dos olhos da minha gatinha, agora está começando a ferir, ela tem 6 meses e quase 2 castrada.

    • Olá, Thiago! Várias doenças podem fazer com que seu pet fique com feridas nessas regiões. Procure um médico veterinário da sua região. Um abraço!

  • OLA TENHO 3 GASTOS RESGATADOS E 1 CACHORRO, E ME APARECEU AQUI EM CASA UM GATO ADULTO (QUE ME ADOTO)QUE ESTA COM O ROSTO, BOCHECHAS, PESCOÇO, OUVIDOS CHEIO DE CASCÕES, NÃO FEDE, NAO SANGRA MAS PARECEM… CASCAO DE ARRANHADO ESFOLADO- ALGO DO TIPO…
    GOSTARIA DE SABER O QUE PODE SER, SE TEM CURA E SE É CONTAGIOSO, COMO DISSE TENHO 4 GATOS E 1 CACHORRO SE ISSO PEGAR TO FERRADO…

    GRATO PELA ATENÇÃO E FICO NO AGUARDO DE UMA RESPOSTA

    • Olá, Marcia! Assim como em nós, não é normal que os pets descamem da forma que está relatando. Procure a ajuda de um médico veterinário de sua confiança. Um abraço!

  • Tenho uma gata adulta está grávida,faltam 2 semanas para ele ter os filhotes,observei que no peito,(torax) dela tá saindo uma água olhei se tinha algum ferimento mas não tem nada,toquei no local e ela miou,sequei o local,mas continua saindo a água,um liquido transparente.

  • Peguei um gatinho que abandonaram num terreno baldio, ele veio todo sujo com alguns pelos caídos magros e que não conseguia se alimentar agora está gordinho porem a está demorando para nascer os pelos será que ele tem algum tipo de doença de pele será que é contagioso.

  • Tenho um gato branco
    Já levei ao veterinário mas ele ainda continua com alergia,já tomou antibióticos e antiflamatorio mas ele tem algumas partes do corpo com vermelhidão,coceira e até no rabo em algumas vezes perde pelo

  • O meu gato ele sacode muito a cabeça e Cosa a orelha frequentemente e eu estou cm dois furinhos e uma dor enorme na região da orelha direita não por fora e sim por dentro ele game dorme cmg entt o que pode ser isso?

  • Tenho uma gatinha Melzinha ela é caseira não sai direito só sai pra fica no quintal , enfim apareceu do nada um machucado nela mais pra baixo da barriga i ela fica miando acho que ela está sentindo dor porque apareceu do nada esse machucado . Oque devo fazer ?

  • Meu gato comedouro aparecer umas alergias na região do pescoço levei na veterinária e ela disse que poderia ser picadas de insetos e deu uma melhorada com medicamentos mais está voltando quero pedir uma opinião de vc que posso dar pó tá ele não volta mais ele é caseiro vai muito pouco na rua quero que fique curado disso

  • Tenho um gato que sempre nasce uma feridas embaixo do queixo,fica um casaco preto ele coça sai é depois nasce de novo. Quando foi banho nele sempre limpo no local pra sair a sujeira. Isso pode ser oque?

    • Eu tenhonum persa que lhe acontecia isso! O problema era que o recipiente onde comia eranalto e ficava o pó da ração preso e com a água fazia uma pasta. Cortei o pelo em baixo do pescoço e passei colocar a ração num prato de sopa. Nunca mais aconteceu !

    • Olá Leony, que cor seu gato é? Procure um veterinário pois pode ser câncer de pele. Tive uma gata, que iniciou com esse mesmo sintomas, ela era branca o que aumenta o perigo em ter câncer de pele.

  • Olá, boa tarde!

    Resgatei um filhote da rua, e dias depois reparei ferimentos na orelha dele, já passou pra outra orelha, pesquisei e parece ser micose. Já o levei ao veterinário, fiz o hemograma e estou aguardando o resultado, não pude fazer a raspagem por questões financeiras, porem a veterinária indicou um remédio, o DERMOTAT SPRAY (um tanto caro), daí não sei o que fazer, tenho medo de piorar e também passar pra minha cadelinha. Teria alguma sugestão de medicamento semelhante a este com um preço mais acessível?
    Desde já, obrigada.

    Att; Edilene Santos

  • Bom dia tenho 4 gatos adultos,sendo 3 castrados.um deles o macho castrado esta com buracos no pelo que parece estar em carne viva e emagreceu e a gata tn esta começando estou desesperada pois estou sem emprego e nao sei o que fazer.

    • Acredito que seja micose, porque a micose tem a característica de deixar regiões redondas sem pelo, meu vet passou Allerdog (um shampoo amarelo da tampa azul, achei mais barato online), muito bom!banho uma vez por semana no minimo e uma pomada para passar na região afetada, pomada para micose de ser humano mesmo

  • Estou muito triste, meu gatinho Enoque, sumiu dia 26 de Dezembro 2017…ainda não voltou.Ele é branco dos olhos azuis e estava fazendo tratamento de pele, pois está com uns ferimentos nas orelhas e pescoço, infelizmente parou o tratamento… Por ter sumido, estou muito triste.
    Me acompanhava desde 2014!

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.