Quando se pensa em rotina, é muito comum que haja uma associação do terno a tabelas fixas de horários. Assim, é natural que alguém lhe pergunte a que horas seu cachorro come, dorme, faz exercícios físicos, bem como de quanto em quanto tempo vai ao médico veterinário, toma banho, faz check-up, tosa higiênica…no entanto, rotina nada tem a ver com cronogramas fixos, mas com previsibilidade.
Seu cachorro sabe que, independentemente da hora em que você acorde, o passeio só vem depois que você troca de roupa e coloca um tênis, ou que a comida surge assim que você mexe no armário e pega o pote dele, por exemplo. Vem daí aquela frase que todo dono de cachorro já disse um dia: “Ele sabe o que vou fazer só de me olhar”. Sabe mesmo, pela rotina.
Mas que tal organizar tudo isso? Separei cinco mini hábitos capazes de melhorar – e otimizar – a rotina com o seu cão:
1 – Anote tudo na agenda
Sim, tenha uma agenda para as ações de rotina do seu cão. Essa ferramenta maravilhosa de organização, que nos acompanha desde a escolinha, também é indispensável para que você visualize as tarefas mais importantes daquele dia (e até mesmo da semana ou do mês!).
Costumo revisar a da minha cachorra aos domingos e esse é um hábito que me faz ter muita clareza sobre a demanda geral daquela semana e as coisas mais importantes a serem feitas.
2 – Organize os materiais de passeio na noite anterior
Nada pior que estar no meio do passeio e perceber que esqueceu o saquinho cata caca ou acordar pela manhã e não ter a mínima ideia de onde deixou o peitoral, né? Pois bem, organizar os materiais de passeio na noite anterior otimiza bastante o seu tempo, evita constrangimentos e faz com que o seu cão encare a saída com tranquilidade.
3 – Ofereça água!
Esse é um mini hábito necessário à vida. Saiu de casa com o seu cão? Leve e ofereça água! Além de saciar a sede, pode ser fundamental em situações inesperadas, como um machucado, um engasgo, um mal estar ou até mesmo os dejetos de outro animal pelo caminho.
4 – Comeu? Lavou.
Essa é a versão pet do hábito mais clássico da sobrevivência humana (como a louça se multiplica, né, gente?).
Independente de o seu cão se alimentar com ração ou alimentação natural, assim que ele terminar de comer, lave o comedouro imediatamente. a combinação restos de comida + saliva do animal é, literalmente , um pote cheio para proliferação de fungos, bactérias e insetos que podem causar doenças graves.
5 – Crie um tempo exclusivo para vocês!
Independente da rotina já estabelecida, ligue o cronômetro e crie um tempo exclusivo para vocês. Não importa o horário, apenas reserve um tempo para o seu cão sem qualquer interferência externa.
Aqui, mesmo diante dos treinos, passeios ou enriquecimento alimentar, reservo exclusivos 20 minutos diários para a minha cachorra. A cada dia, esse tempo me mostra mais sobre ela e melhora não só o nosso vínculo, mas a minha percepção do momento presente.
É um exercício que me faz ter sempre vontade de melhorar a rotina com ela.
Você também adota mini hábitos na rotina com o seu cão?
Deixe um comentário