Cadastre-se e ganhe 20% OFF na primeira assinatura!

Pode dar água gelada para cachorro?

Afinal, pode dar água gelada para cachorro? Essa é uma dúvida muito comum entre os tutores, principalmente durante o verão, período no qual as temperaturas elevadas fazem com que os pets precisem de uma hidratação ainda maior.

Independentemente da estação do ano, é importante destacar que a água deve ser oferecida sempre limpa e fresquinha, afinal, ninguém merece tomar água suja e/ ou quente, certo? Entretanto, existe um mito bem popular que diz que água gelada para cachorro faz mal, o que faz com que muitos tutores fiquem com o pé atrás em relação ao tema.

Continue lendo e descubra se pode dar água gelada para cachorro e os cuidados que você deve ter com o seu cãozinho durante o verão.

cachorro beagle tomando água

Pode dar água gelada para cachorro ou não?

Sem mais delongas, sim, pode dar água gelada para cachorro normalmente. Ou seja, a premissa de que água gelada faz mal a eles é completamente falsa, já que não há nenhum tipo de risco aos pets.

Inclusive, essa é uma prática muito recomendada durante o verão. Assim como nós, é evidente que os cães também sentem o aumento da temperatura e alguns até sofrem muito com isso (no caso dos cães braquicefálicos, de focinho curto e achatado).

Portanto, você pode dar água gelada para cachorro à vontade. Não há nenhum tipo de preocupação, até porque o seu pet vai adorar tomar uma água geladinha depois de um belo passeio!

Pode dar gelo para cachorro?

Outra dúvida bastante comum é se pode dar gelo para cachorro. Não só pode, como é uma boa forma de refrescá-los durante o verão, colocando algumas pedrinhas de gelo na água em dias mais quentes.

Mas é importante ter cuidado em relação à água utilizada para fazer o gelo. Além disso, também é necessário se atentar à interação do pet com o gelo, pois há o risco de ele engolir sem mastigá-lo, o que pode causar algum desconforto gastrointestinal, ou mastigar e sofrer alguma fratura dentária.

Cachorro bebendo água

Cuidados na hidratação do seu cachorro

Por mais que os cães não tenham tanta dificuldade em tomar água em comparação aos gatos, é fundamental ficar de olho em relação à quantidade de água que um cachorro deve tomar diariamente.

Manter o seu cachorro sempre muito bem hidratado é mais do que necessário para que ele seja feliz e saudável. Como a gente explicou nesta outra matéria, não dá para estimar uma quantidade mínima, mas o ideal é que o cachorro consuma cerca de 60 ml por quilo todos os dias.

Ou seja, se o seu cachorro pesa 10Kg, por exemplo, ele deve consumir aproximadamente 600 ml de água todos os dias. Entretanto, é importante destacar que essa é uma conta genérica, e que o ideal é consultar um médico-veterinário para que ele possa fazer a recomendação com base nas particularidades do seu pet.

Agora, caso note que o seu cachorro está bebendo mais que o necessário é importante ficar de olho. Claro, é normal que ele tome bastante água em dias bem quentes ou quando o depois de bons passeios. Mas se o pet estiver consumindo mais que o normal sem um motivo aparente, pode ser um sinal de algum problema de saúde.

Agora que você já sabe que pode dar água gelada para cachorro, visite o blog da Petlove e confira outras dicas para refrescar o seu cãozinho durante o verão!

Compartilhe esta matéria!

Sobre o autor

Gabriel Arruda

É Jornalista, apaixonado por pets e esportes. Está sempre em busca de novos desafios, justamente pela curiosidade que o toma conta. Pai de um Beagle chamado Johnny, mais conhecido como "o Destruidor".

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.