5 sinais de que seu cachorro é feliz

seu cachorro é feliz

Cachorro feliz é cachorro saudável. Seu cachorro é feliz? Veja a seguir alguns sinais que eles demonstram quando estão felizes e saudáveis:

1 – Fica alegre quando você chega em casa: a famosa “festa”. Quando a recepção deles em casa é alegre e sem estragos (móveis roídos, jornais rasgados) significa que o animal passou o período solitário calmo, sem ter que procurar atividades para a ansiedade de ficar sozinho.

2 – Não há sinais de lambedura nas patas: os animais estressados geralmente tendem a lamber a pata, causando manchas nos pelos ou feridas entre os dedos. Em alguns casos, animais muito estressados podem até arrancar os pelos, sendo observadas falhas pelo corpo.

3 – Te segue pela casa: isso demonstra confiança e saúde. Quando não estão com alguém que lhes transmita confiança, eles tendem a se recolher. Também ficam prostrados quando algo os incomoda, seja dor (causada por alguma doença ou lesão) ou desconfiança no ambiente.

4 – Brincam: parece óbvio, mas cachorros só brincam quando estão bem e, caso seu cão queira brincar todos os dias, é um ótimo sinal! Brinquedos específicos para cães e passeios em locais onde ele possa ter contato com outros cachorros são ideais para estes momentos.

5 – Se alimenta todos os dias: assim como os humanos, um cão deprimido tende a não se alimentar. Se seu cachorro tem um bom apetite, isso também é tido como um bom sinal! O ideal para um cão adulto é se alimentar duas vezes ao dia, ou conforme orientação do seu médico veterinário. Apetites exacerbados, entretanto, devem ser investigados e não vistos como “felicidade exagerada”!

cachorro feliz correndo

Lembre-se: Para manter seu cachorro sempre feliz é necessário o cuidado com sua saúde física e mental dele. Eles são extremamente sensíveis ao ambiente que vivem, sendo seu humor influenciado pela maneira que são tratados. Um lar com carinho cria um cachorro carinhoso e feliz, e manter seu animal feliz é simples:

  • Alimente-o diariamente e forneça água sempre à vontade.
  • Além de brinquedos, interaja com ele nas brincadeiras.
  • Leve-o para passear!
  • Eles sentem necessidade de carinho e se afastam de quem os trata mal.
  • Higiene é fundamental! Eles se sentem sujos e um banho quinzenal pode fazê-lo muito feliz!
  • Leve-o ao veterinário com certa frequência (falamos sobre a importância do check up anual aqui) para prevenir certas doenças e diagnosticar precocemente outras – como a depressão.

Desta forma seu cachorro será sempre muito grato por todo o carinho!

Conheça nossa área de raças : Shih Tzu, Lhasa, Border Collie, Golden Retriever e Pug

www.centroveterinariocambui.com.br

 

 

Sobre o autor

Juliana Packness

Juliana Packness

Especialista em patologia clínica veterinária

36 Comentários

  • Feliz por saber que meu Giginho e minha KATITA apesar de ter sido adotada com 12 aninhos hoje tem 14 são felizes.Parabens Equipe da Petlove pelas informações tão interessantes.

  • Tenho um yorq chaire de 4 meses…ele tomava banho num pet shop e ontem mudei p outro pet shop..ele voltou diferente..nao parecia o meu cachorro…parecia mais gordo…nao atendia qdo a gte o chamava pelo nome…ha possibilidade de troca de cachorros???como faço p ter ctz disso??

  • Tenho 5 cachorros: Dois SRD que peguei na rua, um labrador, um yorkshire e recentemente adotei uma lhasa apso. A lhasa está a um mês e meio comigo. Ela tem um ano e seis meses. Todos os outros são bastante felizes e brincam muito entre eles, mas a lhasa é mais quietinha. Quase não brinca. Não faz muita festa quando chego e as vezes nem me atende quando chamo. Ela não fica se lambendo. Come bem, late, implica com o cachorro da vizinha, mas é muito raro brincar. Vai no quintal, mordisca algum brinquedo e vai para a caminha dela. Tem dia que me segue até no banheiro, outras vezes ignora todos. Ela foi mordida logo nos primeiros dias pelo meu SRD que é grande e muito territorialista. Ela chorou tanto que me cortou o coração. Separei eles por alguns dias e ele agora a aceitou, mas brincar, só com as outras. Será que ela está muito infeliz? Será que vai se acostumar? A antiga dona acha que ela vai viver melhor aqui, porque onde vivia ela apanhava todo dia das outras cachorras. Ela trabalhava o dia todo e ela ficava isolada e sem espaço. Aqui eu tenho jardim, gramado, a casa é grande e sempre tem alguém em casa. Pego ela no colo, dou beijo, brinco, deixo ela dentro de casa, sobe no sofá, na cama. Por que ela se isola e não brinca muito? Será que sente falta da antiga dona, que nem dava muita atenção? Me falaram que é da raça. Ah, só mais uma coisa! Na antiga casa ela se mutilava, chegou com o nariz em carne viva. Agora ela não faz mais isso. Só não brinca e não é de muito agarro. Desculpe falar tanto, mas fiquei achando que ela não está feliz. Quero muito que ela seja feliz! Agradeço a ajuda!

  • Olá adotei um border collie de 1 ano, veio de um espaço muito pequeno e lambendo as patas , já faz 60 dias em um enorme quintal com grama , terra, areia….etc.
    E agora não lambe mais as patas! Anda atrás de nós, ele trás bola para brincarmos e visivelmente todos nós estamos felizes.

  • Olá adotei um bordel collie de 1 ano, veio de um espaço muito pequeno e lambendo as patas , já faz 60 dias em um enorme quintal com grama , terra, areia….etc.
    E agora não lambe mais as patas! Anda atrás de nós, ele trás bola para brincarmos e visivelmente todos nós estamos felizes.

  • Olá Juliana, a minha cachorrinha é uma yorkshire, se lambe muito, principalmente a patinha. Mas os outros pontos ela pratica todos, então mostra que ela é uma cachorrinha feliz. O Que eu faço em relação as lambidas?

    • Suelen, tenho um York tb que lambe as patinhas!!! De resto, parece muito feliz! Mas fiquei curiosa com a história da lambida das patas!!! Pet Love, vcs vão responder? Obrigada!

  • Ótima matéria, Parabéns!!! Fico feliz em saber que a minha Cacau é muito feliz…. 🙂 Adotamos ela a quase 6 meses e ela já está muita adaptada, se sentindo a dona da casa, é apaixonada pelos papis dela (mora eu e meu marido no ap).

  • Resgatei o meu cachorrinho da rua tem 6 meses e ele ainda lambe muito as 4 patas, a veterinária disse que isdo era proveniente do abandono que ele sofreu, mas após 6 meses ele ainda continua… Tem um período de adaptação? O que posso fazer para melhor isso para ele?
    Os outros 4 sinais são visíveis e isso já me deixa mais aliviada.

  • tenho um labrador chamado snoop e apelidado de zé porpeta ele atende pelos dois nomes ele tem dez anos porem parece que tem 6 meses pois ele e eletrico ligado na tomada 24 hs por dia e o meu melhor amigo

  • Dicas boas demais!!! Origada!!! Meu Nicholau (labrador) é bem feliz, ě coloda 24h, fazemos tudo isso mas nos momentos de fogos, que na minha cidade é insuportável, ele fica triste e nem quer sair ou quer voltar correndo desesperado. Amo tanto, ele me faz tão feliz!!!!

  • Olá, vcs como sempre trazem dicas maravilhas, mas essa se o seu cão é feliz, foi o máximo. Eu amei e agora estou com a consciência tranquila, pois agora sei que o meu Menino e a minha Fofucha que foram tirados da rua e adotado por nós. Estão felizes. Continuem com as dicas, elas nós ajudam muito. Obrigada

  • Bom dia, eu estava muito preocupado com a nossa Maria Regina, pois acabamos de passar por uma reforma em casa, que resultou na mudança do espaço onde ela vive/convive! O texto nos conforta, afinal quem não quer o amor da sua vida sempre feliz com os olhos brilhando ! Beijos a todos!

  • Graças a Deus meu Toby é muito feliz.Batemos perna todos os dias,brincamos de rolar no tapete,de correr pela casa.Eu,com 65 anos,por causa dele virei criança.Obrigada Toby pelo bem que vc me faz.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.