9 maneiras de seu cachorro mostrar que te ama

9 maneiras de seu cachorro mostrar que te ama

Que nós amamos nossos cães e os consideramos parte de nossa família é um fato. Mas o que nossos peludos sentem e como demonstram seus sentimentos por nós, humanos? Assim como nós, cada cão pode demonstrar seus sentimentos de diferentes formas.

Através de estudos foi comprovado que alguns comportamentos em sua maioria são reflexo de um sentimento específico que ele pode estar sentindo, como amor por exemplo. Nós, da Pet Anjo, listamos aqui os 9 principais comportamentos que ele tem quando quer dizer “Eu te amo” para você.

9 maneiras de seu cachorro mostrar que te ama

Sessão fotográfica com Hulk, Boxer malhado, 5 meses.

  • Pulando em você

Apesar deste comportamento não ser desejável por nós, para os cães essa é uma forma de demonstrar afeto, carinho e amor. Quando são filhotes, os cães tem o hábito de lamber o rosto de suas mães. Pular em você é um vestígio deste comportamento, tentando alcançar seu rosto, reconhecendo você como uma figura materna ou paterna. Porém é recomendável que nós ensinemos eles a não terem esse hábito, e que eles podem e devem demonstrar seus sentimentos de diversas outras formas mais ”comportadas”. Para você aprender a ensinar seu peludo a não pular em você clique aqui.

  • Fazendo contato visual

Cães desconhecidos em geral não olham diretamente nos olhos de outros cães, isso pode ser um sinal de confronto ou desafio, porém o contato visual entre um cachorro e uma pessoa que já se conhecem, em sua maioria, tem outro significado. Quando o cão se acostuma a olhar para você e se deparar com um olhar carinhoso, que transmite amor, ele irá procurar e buscar pelo seu olhar, pois saberá que sempre que olhar em seus olhos irá receber amor ao encontrá-lo.

  • Te seguindo

Esse comportamento acontece porque seu cãozinho sabe que ao seu lado ele tem proteção, abrigo, comida, carinho e muito, mas muuuuito amor! Então a melhor forma de se manter feliz e saudável é ao seu lado. Outra razão para ele ir atrás de você onde quer que vá, é que eles são animais de matilha. Em uma matilha os cães passam o tempo todo juntos, pois se sentem seguros e protegidos de qualquer ameaça que possa aparecer e por gostarem de passar tempo com sua família. Seguir você é uma forma de demonstrar que ele gosta de ficar perto de você, que ao seu lado ele se sente protegido e que simplesmente ele se sente bem em ter sua companhia!

  • Abanando a cauda

Muitas pessoas acham que o único motivo para cães abanarem a cauda é felicidade. Isso não é verdade. Este comportamento pode ser reflexo de outros sentimentos como medo, ou até mesmo estresse. Mas como identificar o motivo pelo qual ele está abanando a cauda? Se é por medo, estresse, felicidade ou amor, o que ele está sentindo? Em geral, quanto mais  “solto” o movimento, mais relaxado ele está. Quando ele estiver muito, mas muito feliz mesmo, pode até acontecer de ele abanar o bumbum inteiro, não só a cauda, como se estivesse rebolando. Quando isso acontecer e ele estiver com você, saiba que ele está tendo bons momentos ao seu lado!

  • Ficando próximo a você quando você está doente

Os ancestrais de nossos peludos viviam em matilha e tinham o instinto de cuidar uns dos outros quando algum membro de sua matilha se machucava por qualquer motivo. Os cães mantiveram este instinto até os dias de hoje. Então se você está doente, machucado ou com algum mal estar e seu pet não sai de perto de você, fica te vigiando ou então fica lambendo seu machucado, saiba que ele está tentando cuidar de você – e existe melhor forma de demonstrar amor do que querer cuidar de alguém?

  • Inclinando-se sobre você

Algumas pessoas se sentem incomodadas quando um cãozinho se apoia sobre elas. Essa é uma forma do pet demonstrar afeto, dar e pedir atenção. Quando seu pequeno se apoiar e inclinar sobre o seu corpo, tire um minuto do seu tempo e dê atenção a ele, faça um carinho ou brinque um pouquinho, assim ele saberá que o sentimento de amor e carinho que ele tem por você é recíproco, aumentando ainda mais o laço entre vocês!

  • Fazendo as necessidades perto de você

Quando um cãozinho faz xixi ou coco em sua frente é sinal de que ele está se sentindo confortável com sua companhia. Se ele não se sentisse bem ao seu lado, ele não ficaria confortável em fazer suas necessidades. Além de mostrar que está confortável, é também uma forma de mostrar que ele confia em você, que você é uma figura paterna/materna para ele. Mas isso não significa que se seu pequeno não fizer xixi durante um passeio ele não confia ou não se sente confortável com sua presença, ele pode simplesmente não estar com vontade.

cachorro dormindo com o dono

  • Dormindo próximo a você

Na vida selvagem, os lobos de uma matilha têm o hábito de dormirem juntos por uma questão de proteção e para se manterem aquecidos. Dormir próximo a você, seja ao seu lado, embaixo da cama ou embaixo da janela é uma forma de seu cachorro mostrar que tem carinho por você, que ele gosta de estar ao seu lado e que te vê como parte de sua família.

  • Sendo fiel a você

Os cachorros são um dos seres mais fiéis que existem. Isso porque são animais de matilha. Seus ancestrais passavam toda sua vida na mesma matilha sendo leais a ela a todo custo. Nossos peludos nos veem como parte de sua matilha, então eles querem estar sempre ao nosso lado, nos ajudar, e você pode ter certeza de que ele NUNCA irá te abandonar. Recentemente um caso de lindo de lealdade no interior do estado de São Paulo, na cidade de Itatiba, chamou atenção da mídia nacional. Veja aqui até onde a lealdade de um cão ao seu tutor pode chegar.

 

Independente de como seu peludo demonstre seus sentimentos, você pode ter certeza que se você cuidar dele com carinho, oferecendo uma boa qualidade de vida, com atividades, brincadeiras e atenção, ele será feliz ao seu lado e você ainda terá um companheiro fiel por toda sua vida. Para isso que nós da Pet Anjo trabalhamos: para que você e seu peludo possam ter uma qualidade de vida melhor em conjunto! Clique aqui, conheça nossos serviços de dog walker, pet sitter e hospedagem familiar e ofereça o melhor serviço para seu pequeno!

Sobre o autor

Carolina Rocha

Carolina Rocha

Médica veterinária e mestre em comportamento animal pela USP. Fundadora da empresa Pet Anjo que oferece dog walker, pet sitter e hospedagem com qualidade excepcional. Site: www.petanjo.com / www.blog.petanjo.com / www.carolinarocha.com.br

20 Comentários

  • Oi ! Meu nome é Rayssa , e eu tenho um poodle o nome dele é Marly. Ele tem alguns desse comportamentos como : dormi embaixo da cama e ficar seguindo a gente. O que eu fico triste é que ele não demonstra muito amor por mim …. E mais pela minha avó, fico muito triste porque se não fosse por mim ele não estaria aqui em casa ?.Eu peguei ele na OLX se a senhora Dtr. Puder me ajudar com isso agradeço muito ?

    • Cachorro é como criança se você der atenção ,brincar e conversar com ele ,você vai roubar o coração dele.Eles amam brincar. Tenho uma mistura de vira lata com schnauzer é mesmo que ver uma criança fofa .Chora na minha janela pra eu levantar da cama só pra fazer festa ao me ver e quando o meu marido levanta ela fica louca faz a gente da risada todo dia.

  • tenho uma pudoo mestiça pretinha. ela eum amor so dorme com eu e minha mulher e não fica sosinha por nada.onde agente vai ela está junto .nós nao conseguimos viver sem ela adoro.

  • BOA TARDE A MINHA SHITZHU TEM MANIA DE COMER O COCO DELA EU PESQUISEI E VI QUE ESSA RAÇA TEM UMA MANIA DE LIMPEZA AI ELA COME O COCO DELA, MAS O QUE MAIS ME PREOCUPA ELA ESTA SE COCANDO, SE LAMBE MUITO. UM AMIGO ME RECOMENDOU SABONETE DE MATACURA PASSAR E DEIXAR 10 MINUTOS NO LOCAL QUE E UM FUNGO ISSO! PEÇO A DEUS QUE SEJA! ELA TEM 7 MESES E ADORA DEITAR NA RUA QDO PASSEA TODA ESTICADA E É JUSTO AI QUE ELA ESTA ASSIM!

  • Oi, eu tenho uma poodle de 05 anos e meio, ela é muito meiguinha, dócil o tempo todo, tipo bebê, só que de vêz em quando ela tem o hábito de comer o cocô dela e isso me deixa arrasada. O que seria? Eu desconfio que é quando come alguma coisa diferente, que tenha tempero. Outro dia dei um pedaço de cenoura cozida dentro do arroz, que é temperado com alho e no outro dia ela comeu o coco dois dias seguidos…. que tristeza, briguei bastante e bati nela!
    Att,
    Odete.

    • Odete, não é bom dar comida temperada aos cachorros, se der comida tem que ser o mais leve possível. Eu tive uma poodle que comia só comida e não ração, ela viveu até os 18 anos de idade, claro a comida era bife sem sal, arroz cozido só na água e cenoura cozida ou crua sem nenhum tempero. Possivelmente ela esteja comendo o cocô dela porque sente o cheiro do tempero. Seria bom parar com o tempero, seria mais saudável para ela e provavelmente não coma mais cocô. Se continuar fazendo isso, seria bom consultar um especialista em comportamento animal.

  • Incrível!!! Eles fazem isso mesmo que a Dra. relatou no seu artigo!!! Eles são os meus amores: Tenho 3 cachorros e uma gata!!!! Agradeço a Deus todos os dias por ter eles ao meu lado!

    • Eu sei Suzane! Eu tenho dois cachorros vira-latas, eles também são meus amores. É incrível a importância que eles têm em nossas vidas. Sem eles as nossas vidas não seriam vazias.

    • Eu sei Suzane! Eu tenho dois cachorros vira-latas, eles também são meus amores. É incrível a importância que eles têm em nossas vidas. Sem eles as nossas vidas seriam vazias.

      • Eu tenho 3 cães. Um Newyork , um labrador e uma mestiça, vira lata traçada com Fox terrier. Amo os três igualmente. Tbm tenho uma papagaia e 2 calopicitas.

  • Me lembra de quando minha bolinha de pelos ficou arranhando a porta do quarto da minha mãe e ganindo e latindo porque viu que eu não estava bem. Ela só se acalmou quando a seguiram e viram como eu estava. Em outra ocasião eu quebrei o pé. Ela subia na cama e deitava perto de mim ou apoiava cabeça na minha barriga no inicio quando eu não podia nem por pé no chão. Quando eu pude andar mesmo com imobilização ela ficava de olho em mim o tempo todo como se tivesse medo que eu pudesse me machucar espontaneamente hahahhahah Muito amor

  • é isso mesmo, é só gostar e deixar-se gostada , entendemos tudo deles, até quando querem um colo, quando estão doentinhos, eu hoje tenho 3 – é sempre um aprendizado.
    Parabens Dra. entendes bem deste assunto.

  • Nossa lola tem todos esses comportamentos, e pra dormir só em baixo ou em cima de nossa cama até os seis filhotes dela já estão no nosso quarto, ela realmente acha que é a dona da casa. Recebe e dá muito amor.

  • Que bom ler isso de uma especialista e ver que estou sendo uma otima mae para minha sheltie que tem todos esses comportamentos para comigo, alem das vocalizaçoes especificas q so eu entendo, como comentam os familiares.

  • É sempre muito bom descobrir o significado de certos comportamentos de nossos amigos. Quanto mais convivo com eles, mais me entrego a esse amor.

  • Minha Gaia faz isso haha rebola o bumbum inteiro qndo chego em ksa kkk e ela nunca late é uma chow bem tranquila mais qndo chegamos solta ate um latido coloca orelinhas pra tras pula lambe kkkk faz aqla festa!

Deixe um comentário

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.