Afinal, por que os gatos amam tanto caixas de papelão?

Não é de hoje que sabemos a paixão dos felinos domésticos por caixas, e se referindo às caixas, elas podem ser de qualquer tipo e forma, papelão (a preferida deles), plástico, isopor, quadrada, redonda e por aí vai. Contendo um espaço para eles entrarem, está valendo! Quem nunca recebeu uma encomenda da Petlove e seu gato preferiu a caixa do que o próprio presente? Isso é muito comum e estudos recentes tentaram explicar esse fascínio dos peludos por esse objeto tão comum.

Antes de tudo, é preciso saber que os ancestrais dos bichanos, quando se sentiam ameaçados ou estressados, procuravam abrigos em árvores, tocas ou outros tipos de esconderijos para se protegerem. Com base nisso, podemos compreender a origem desse comportamento. A Universidade de Utrecht, na Holanda, foi mais além e fez uma pesquisa muito interessante para desvendar esse mistério.

Eles dividiram 19 gatos resgatados em dois grupos e os colocaram em dois ambientes diferentes. Uma turma tinha caixas disponíveis para se esconder e a outra não. Por 14 dias, os pesquisadores observaram o comportamento e os sinais de estresse dos animais. Os gatos que tiveram acesso às caixas ficavam bem menos estressados, eles se adaptavam mais rápido ao novo ambiente e demonstravam mais interesse em interagir com humanos.

A conclusão foi que a caixa é um importante elemento de enriquecimento para gatos recém chegados em abrigos, pois por serem apertadas e fechadas, elas reduzem o estresse e trazem conforto e segurança para os bichanos.

Além das novas descobertas que essa pesquisa fez, comportamentos típicos de gatos também podem justificar o apreço pelas caixas. Os felinos domésticos amam novidades e sempre que aparecem coisas novas no ambiente eles vão cheirar, arranhar e explorar. Isso faz muito bem para eles e ajuda a entretê-los, principalmente quando seu pais humanos estão fora de casa.

Portanto, caixas são tudo de bom para seu filho de quatro patas, além de ser um ótimo refúgio e entretenimento, foi comprovado que ajudam a diminuir o estresse. Então, não hesite em entregar as caixinhas da Petlove para seu gatinho, eles vão curtir muito o presente.  

Sobre o autor

Beatriz Mario

Beatriz Mario

Graduanda em Medicina Veterinária, sonho que tenho desde de criança, hoje sou conhecida como a louca dos gatos, mas nas horas vagas sou a louca dos bichos também, sem distinção. Tenho 10 lindos gatinhos resgatados e meu propósito é poder ajudar o máximo de pets possível (E seus pais e mães humanos escrevendo aqui no blog).

9 Comentários

  • Bom dia!!
    Como fazer para gatos adultos se adaptarem uns com os outros? Tenho vários gatos que resgatei e nunca tive esse problema, mas a última que chegou briga muito com os outros. Infelizmente tive que isolar ela, mas todo dia faço alguma tentativa de aproximação. Me ajude!!

    • Olá, Elis. Isso é muito comum de acontecer e tem algumas coisas que você pode fazer. Existem florais de adaptação que funcionam bastante, temos para vender aqui na Petlove e você encontrará como usa-los na descrição. Também existe um produto que chama Feliway ( https://www.petlove.com.br/feliway-spray-60ml-pherormonio-facial-felino-1018856/p ), ele é composto por um princípio ativo equivalente ao odor facial felino (F3) que auxilia na adaptação de gatos adultos e filhotes em situações adversas do dia a dia como: mudança do ambiente, chegada de novos membros da família (novo animal ou bebê), transporte e ambientes desconhecidos. Ir aproximando-os aos poucos é ideal. Tenha muita persistência e paciência, temos muito relatos de casos que duraram meses para a adaptação, mas uma hora deu certo. Um abraço!

    • Olá, Patricia. Isso é bem comum de acontecer, principalmente com gatos. Como o ambiente é novo e os cheiros também, sua gatinha não se sente segura e nem relaxada nesse ambiente, uma dica é colocar caminhas e panos com o cheiro dela pela casa para era ir se adaptando. Florais de adaptação também ajudam bastante e com o tempo ela irá se acostumar, é só ter calma e paciência, irá dar tudo certo. Um abraço!

  • Todos os meus gatos preferem caixas, com exceção da comida, adoram, inclusive brincar com os gatos que estão passando, e se esconder. Fico rindo (quando tenho tempo) e curtindo o pique pega felino.

    • Olá, Anna. Eu também tenho vários gatinhos e adoro ver eles brincando com a caixa e se divertido, considero quase como uma terapia para dias estressantes. Um abraço!

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.