As características do akita

Surgido há mais de 300 anos, para alguns na Província de Akita, para outros na Europa, o simpático, inteligente e encantador Akita Inu tem conquistado cada vez mais fãs entre as pessoas que estão em busca de um amiguinho de quatro patas para aumentar sua família.

A raça akita, paixão absoluta no Japão, ganhou muitos admiradores nos Estados Unidos, onde foi cruzado com Pastores Alemães, ganhando novas características. Essas mudanças, no entanto, não alteraram a essência que tornou esse cãozinho tão admirado.

É apaixonado pelo cão akita e gostaria de conhecer um pouco mais sobre essa raça? Esse texto é para você. Reunimos aqui todas as características que você precisa saber para entender o comportamento e a personalidade deste cão.

Temperamento do Akita

Extremamente fiel a seus humanos e muito companheiro. Essa é a característica mais marcante do akita inu. Aliás, esse comportamento pôde ser visto no filme “Sempre ao seu lado”, onde um animal da raça esperou seu dono voltar do trabalho por dez anos em uma estação de trem, sem saber que ele já havia morrido.

Além da fidelidade à sua família, o akita é muito silencioso, latindo apenas quando desconfia que algo está errado. Embora conviva muito bem com crianças, o cão akita não é do tipo que adora brincadeiras.

Apesar disso, esses cachorros precisam passar muito tempo com sua família, do contrário, els podem descontar sua  frustração em alguns itens da casa, como móveis ou mesmo suas roupas ou calçados.

Mesmo se divertindo na companhia de seus pais humanos, ele pode ficar desconfiado e ser bastante reservado quando conhece pessoas que não fazem parte de seu círculo de convivência diária.

Osfilhotes de akita aprendem rapidamente onde precisam fazer suas necessidades. Muito dóceis nessa fase, precisam ser treinados desde cedo para entender quais limites devem respeitar, pois essa raça é marcada por uma personalidade forte e dominante.

Aparência

O cão akita tem estrutura corporal muito sólida e compacta, com orelhas pequenas, duras e arredondadas nas pontas. A cauda dos animais dessa raça são grossas e enroladas para a frente.

Os akitas têm membros fortes, poderosos e sua estrutura óssea é bem pesada. A coloração dos pelos da raça pode variar, apresentando tons de branco, cinza e tigrado.

Medindo até 70 centímetros (as fêmeas são um pouco menores), seu peso gira em torno de 50 quilos.

Cuidados com o cachorro akita

A pelagem dos cães da raça akita é dura na parte superior de seu corpo, enquanto a camada mais baixa é bastante macia. Essa característica, que dá o visual característico do cãozinho, também o protege do frio, permitindo que se adapte bem a regiões mais frias.

Se você tem um akita e gostaria de ver sempre seus pelos brilhantes e macios, saiba que é preciso escová-los uma vez por semana. Quando o animal estiver na fase de troca de pelos, a escovação precisa ser diária.

Já os banhos podem ser dados uma ou duas vezes por mês. Seus pelos deve ser bem secos, para evitar que o animal tenha problemas de pele.

Os cachorros desta raça precisam também ter suas unhas aparadas uma vez por mês e suas orelhas inspecionadas uma vez por semana. Para evitar infecções e manter a área sempre limpa, utilize bolas de algodão umedecido com produtos específicos para isso.

Treinamento

Por ser bastante teimoso e obstinado, o cão akita precisa receber um treinamento onde o animal aprenda não só a respeitar seus humanos, como também a admirá-los e compreender a dinâmica da casa em que vive.

Exercícios

Caminhadas diárias com seus humanos são suficientes para atender a necessidade dos animais por atividades físicas, porém, como possuem bastante energia, o ideal é que os cães da raça akita sejam criados em quintais.

Caso você viva em um apartamento e deseje criar um animal dessa raça, é importante dar sempre a ele um espaço para que possa extravasar essa energia acumulada.

Sobre o autor

Matilha Petlove

Matilha Petlove

Deixe um comentário

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.