Tudo sobre o seu:

Akita Inu

O Akita Inu é um dos cachorros mais antigos da história. Originária do Japão, a raça surgiu cerca de 3000 anos atrás. Alguns criadores acreditam que muitos de seus exemplares já existiam antes na Europa e, posteriormente, tiveram sua genética aprimorada pela nação oriental. Os Akitas são grandes, imponentes, independentes e protetores. Eles comumente são usados como cães de guarda devido a essas características. Na maioria das vezes, são cachorros bastante silenciosos, que latem apenas em último caso ou quando algo chama muito a sua atenção. Hoje podemos ver vários Akitas trabalhando como cães policiais no Japão justamente pelo seu comportamento e forma de lidar com as mais variadas situações. Há quem acredite que o akita seja descendente direto dos cães spitz. Seu tamanho, porém, é bem diferente do deles, se destacando por muito tempo como um cachorro de caça. Era comum que eles caçassem ursos e outros animais grandes na província de Akita, ilha que deu origem ao seu nome.

Características do seu Akita Inu

Energia
Obediência
Inteligência
Territorialista
Apego ao dono
Tendência a latir
Amizade com crianças
Amizade com outros animais
Banner - Cadastre seu pet
Perfil pet
Cadastre seu bichinho e descubra os produtos perfeitos para ele!

Especificações do Akita Inu

Tamanho

A altura varia de
58 a 71 cm

Peso

O peso varia de
34 a 54 kg
Pelagem
Os Akitas possuem pelagem dupla: o subpelo é macio e denso enquanto o pelo externo é duro e reto. Os pelos da sua cauda são mais longos do que o resto do corpo. A cor dos Akitas pode variar entre vermelho-fulvo, tigrado e branco e todas essas colorações (com exceção do totalmente branco) apresentam uma penugem branca na região das bochechas, pescoço, peito, tronco e cauda. A escovação semanal é muito importante para evitar a queda de pelo excessiva. No verão e na primavera, é preciso escová-lo com mais frequência, pois pode ficar com tufos de pelos mortos presos ao seu corpo.
Por ser um cachorro de grande porte, os Akitas podem apresentar problemas em algumas partes do corpo, especialmente em articulações, como displasia coxofemoral (do quadril) e displasia do cotovelo. Além disso, também podem sofrer com problemas renais com o passar dos anos. É importante fazer um controle por meio de exames para saber se seu pet não tem alguma doença típica da raça. A fase inicial da vida do seu Akita pode definir como a saúde dele se desenvolverá com o passar do tempo. Akitas são cães que crescem e aumentam de tamanho muito rapidamente e isso pode ser prejudicial caso não sejam tomados os cuidados necessários com sua saúde. Por ser um cão um tanto quanto pesado, algumas brincadeiras podem acabar machucando, então, evite superfícies duras e pisos escorregadios. Brincar em um gramado seria o ideal para ele! Além disso, vale lembrar que os cuidados básicos como escovação dos pelos, atenção com os dentes para evitar o acúmulo de placa bacteriana (tártaro), vacinas, antipulgas e carrapaticidas em dia são essenciais para que qualquer cão seja saudável.
Os Akitas são bastante corajosos e independentes. Mas não deixam de ser ligados à família, possuindo, inclusive, um espírito bastante protetor com aqueles que ama. Um akita inu não costuma confiar tão facilmente em estranhos. Já com crianças, deve-se tomar um cuidado maior com o fato das brincadeiras poderem assustar um pouco o cão (como gritos, movimentos bruscos, puxões de pelo etc). Por serem muito protetores, podem se tornar dominadores quando não existe um treinamento comportamental desde filhotes. A socialização é muito importante nessa fase da vida do cachorro, uma vez que ajuda a desenvolver a confiança e auxilia a diferenciar situações normais de ameaças. Os Akitas se adaptam muito facilmente à rotina de seus pais humanos, são cães bem silenciosos e gostam de fazer exercícios.
Os Akitas são bastante inteligentes, mas a dificuldade em treiná-los vem do fato de serem uma raça bastante independente e que não tem tanta facilidade em aceitar ordens. São cães que gostam de brincadeiras e exercícios em espaços amplos para correr com tranquilidade. Ensinar diversos truques para um Akita não é uma tarefa tão difícil, principalmente porque aprendem rapidamente na maioria dos casos. Como são cães extremamente ativos, ficam entediados facilmente, ou seja, use e abuse de truques novos e sempre apresenta uma novidade a ele para chamar sua atenção. Como qualquer outro cão, o adestramento deve ser feito com muita paciência, carinho e recompensas (afagos ou petiscos são ótimas opções). Os Akitas gostam de aprender truques para se sentirem mais próximos de seus humanos.
A expectativa de vida de um Akita é de 12 anos se bem cuidado.
É essencial que, diariamente, o Akita passe por exercícios físicos e mentais, com muitas oportunidades para praticar corridas mais longas. É uma raça que fica mais feliz quando pode passar um bom tempo ao lado de sua família. Uma caminhada vigorosa de pelo menos 40 minutos por dia ao lado de seus pais humanos podem ser suficientes para manter uma vida saudável. Conforme já comentamos anteriormente, é muito importante estar presente na fase de crescimento do seu Akita, com visitas regulares ao médico veterinário para sempre ajustar a dieta do seu cãozinho e evitar que o rápido crescimento prejudique a sua saúde. Os pelos devem ser escovados com bastante frequência para retirar os pelos mortos.
Os Akitas eram cães oficiais das famílias nobres no período do Japão feudal. A raça foi oficialmente reconhecida como um dos tesouros nacionais do Japão no ano de 1931. O primeiro Akita chegou na América em 1937. O Akita inu mais conhecido é Hachiko, que esperava seu dono todas as noites na estação de trem para ir com ele até sua casa. Quando seu dono morreu, o cão esperou por ele e continuou a voltar e a esperar todos os dias durante nove anos, até falecer. Hoje em dia, existe uma estátua para homenagear a lealdade de Hachiko. A história deu origem ao filme "Sempre ao Seu Lado".
Videos
Ainda não temos videos para esse pet