Aves se destacam por sua inteligência única

As aves de estimação são cada vez mais comuns no Brasil e no mundo. Embora existam algumas controvérsias sobre o fato de serem mantidas em gaiolas, é fato que muitas pessoas estão buscando por esse tipo de pet. Quem já teve a oportunidade de desfrutar momentos com esses animais garante: eles são seres incríveis, que interagem com seus pais humanos de uma forma bem especial.

Mais do que isso, de acordo com uma pesquisa recente realizada pela Universidade Harvard (EUA), a inteligência das aves é bem maior do que podemos imaginar. Ou seja, não é incomum que elas sejam subestimadas. Segundo a pesquisadora Irene Pepperberg, o quociente de inteligência (QI) de um papagaio do congo, por exemplo, pode ser comparado ao de um ser humano aos cinco anos de idade.

O estudo mostra, ainda, que alguns tipos de aves podem ser mais inteligentes do que golfinhos e primatas, que comumente são apontados como animais extremamente espertos. Com esses dados, precisamos levar em conta o quanto nossa relação com os pets pode ser mesmo diferenciada e marcada por experiências realmente incríveis e enriquecedoras para ambos os lados.

Para a pesquisadora, precisamos saber explorar melhor a capacidade de aprender das aves, fazendo com que associem palavras a determinadas situações e não sejam vistas apenas como animais que repetem algumas palavras que dizemos, pois na verdade vão muito além disso.

Sobre o autor

Jade Petronilho

Jade Petronilho

É jornalista por formação e comportamentalista veterinária por paixão. Desde criança é a "louca dos bichos", por isso resolveu estudar medicina veterinária, etologia e nutrição animal, mas ainda pretende, um dia, fazer zootecnia. Atualmente tem dois cachorros, dois gatos e 13 peixes, mas além de cães, gatos e peixes, também já foi tutora de um coelho, três periquitos, dois porcos da índia, dois pintinhos e três cabritos.

Deixe um comentário

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.