Cadastre-se e ganhe 15% OFF na primeira compra!

Cachorro com bicheira: sintomas, causas e tratamento

Também conhecida como miíase, a bicheira em cachorro é um problema de pele causado por larvas da mosca varejeira. Nesta matéria, a gente vai te explicar tudo o que você precisa saber sobre essa doença e, claro, como ajudar o seu pet!

Tenho certeza que você já viu um cachorro com bicheira andando pelas ruas. Esse é um problema muito comum em cães abandonados, mas que também pode afetar os que passam a maior parte do tempo em quintais ou jardins.

Por isso, saber como tratar bicheira em cachorro, ou melhor, como evitar antes de tudo, é importante para agir da melhor maneira possível. Para te ajudar, conversamos com o Lucas Hashimoto, médico veterinário da Petlove!

cachorro com bicheira

O que é bicheira em cachorro?

Basicamente, a “bicheira” é um nome popular que se refere à miíase furuncular, uma doença de pele que pode atingir cachorros, gatos e outros mamíferos (incluindo os seres humanos). Ela é causada pela larva da mosca varejeira (Dermatobia hominis), que entra na pele através dos ovos, seja por uma ferida ou simplesmente por uma mosca que deposita os ovos na derme do animal.

Apesar disso, a mosca-varejeira não é a “principal” responsável pela bicheira em cachorro, já que não é ela que põe os ovos sobre a pele do pet.

Funciona dessa forma: a mosca-varejeira deposita os ovos em moscas comuns, incluindo as moscas domésticas, que são encarregadas de transportá-los aos animais – funciona como uma espécie de “barriga de aluguel”. Esses ovos demoram até uma semana para eclodir. Depois desse período, as larvas começam a invadir o tecido subcutâneo, onde passam a se alimentar até completarem um ciclo de 40 dias.

O que causa bicheira em cachorro?

Conforme explica Lucas Hashimoto, a bicheira em cachorro é uma doença muito comum em cães que vivem em ambientes externos. Porém, o que aumenta a recorrência é quando esses locais são bastante sujos e sem higiene.

“A miíase, popularmente chamada de bicheira, é um problema que ocorre principalmente nos pets que são mantidos fora de casa. Ela é mais comum entre os cães e gatos que vivem em condições mais precárias de higiene do ambiente, e também naqueles pets mais idosos ou que já estão doentes (ferimentos, problemas de pele, dificuldades de mobilidade). A bicheira é uma infestação causada por larvas de moscas, principalmente as do gênero Cochliomyia”, explicou.

Como saber se o cachorro está com bicheira?

A princípio, a bicheira em cães é uma doença muito aparente e de fácil diagnóstico, já que é descrita pela presença de feridas abertas, com cheiro forte, sangramento e larvas no local. Contudo, é possível notar a doença antes mesmo de chegar a esse estágio devido a alguns sinais, como::

  • Falta de apetite
  • Dor intensa
  • Coceira excessiva
  • Lambeduras excessivas
  • Nódulos
  • Buracos na pele

Esses sintomas são bastante comuns, pois a larva se desenvolve dentro da pele dos cães e à medida que ela se alimenta, consequentemente provoca muita dor e coceira na região.

Como tratar bicheira em cachorro?

A princípio, apenas um médico veterinário deve te indicar a melhor maneira de como tratar bicheira em cachorro. “A miíase tende a ser um problema que causa muita dor e desconforto, e o tratamento inclui a retirada manual das larvas. Essa retirada é necessária, e tende a ser bastante desconfortável para o cão, sendo muitas vezes necessário realizar uma sedação (anestesia)”, disse Lucas.

Após o diagnóstico, o profissional poderá indicar o uso de algum medicamento para tratar a lesão, como o Capstar para bicheira em cachorro. Apesar de não ser citado na bula, o Capstar contribui para a eliminação das larvas da pele do animal.

No petshop online da Petlove, você encontra o Capstar para bicheira em cachorro com os melhores preços! Mas, antes, lembre-se de consultar o seu médico veterinário de confiança!

cachorro branco se coçando

Remédio caseiro para bicheira em cachorro: usar ou não?

De acordo com o médico veterinário, não é recomendado usar qualquer tipo de remédio caseiro para bicheira em cachorro! “É muito fácil confundir a miíase com outras doenças de pele sem a realização dos exames corretos. Cada um dos casos tem uma forma de diagnóstico e um tratamento diferente, e o uso de receitas caseiras ou a aplicação de produtos inadequados pode piorar ainda mais a situação”, explicou.

Portanto, se o seu pet está com a doença e você está procurando como curar bicheira em cachorro com remédio caseiro, saiba que essa não é a maneira mais indicada de resolver o problema. Afinal, como destacou o médico veterinário da Petlove, apenas um profissional pode fazer o diagnóstico e, posteriormente, receitar o melhor tratamento.

Cachorro com bicheira: como prevenir?

Como forma de prevenir a bicheira em cães, especialmente para os pets que são mantidos fora de casa, os tutores devem estar atentos à presença de qualquer tipo de ferimento. Quando encontrado um ferimento, é importante tratá-lo para evitar que moscas pousem na região. Além disso, é recomendável a limpeza e desinfecção ambiental, para evitar a presença desses insetos.

Agora que você já sabe tudo sobre bicheira em cachorro, como tratar e prevenir esse problemão, visite o blog da Petlove para mais dicas e conteúdos sobre saúde canina!

Compartilhe esta matéria!

Sobre o autor

Gabriel Arruda

É Jornalista, apaixonado por pets e esportes. Está sempre em busca de novos desafios, justamente pela curiosidade que o toma conta. Pai de um Beagle chamado Johnny, mais conhecido como "o Destruidor".

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.