Border Collie

O Border Collie é originário da Grã-Bretanha e foi criado para fazer o pastoreio de ovelhas. A inteligência aguçada e a perfeita adaptação ao ser humano tornaram esse pastor de ovelhas num dos cachorros mais procurados do Brasil e um dos mais utilizados em comerciais e programas na televisão.

Características do border collie

Variações

Não existe variação dentro da raça, somente algumas pequenas variações na cor da pelagem, contando que a cor branca não seja predominante.

Tamanho do border collie

Para macho a altura média é de 50 a 55 cm, no caso das fêmeas a altura média é de 47 a 52 cm. O peso quando adulto varia entre 15 a 20 kg.

Pelagem do border collie

Conseguimos identificar dois tipos de pelos, um longo formando juba, culotes e uma cauda lembrando pincel (cauda de raposa) e um pelo curto.

Padrão da raça cbkc

No site da Confederação Brasileira de Cinofilia é possível encontrar o padrão da raça.

Temperamento do border collie

Temperamento ótimo, alegre e companheiro! Ele não escolhe apenas um dono na família e adora realizar a sua dose diária de exercício físico, para não ficar entediado. Uma característica é que ele gosta de olhar nos olhos, encarar outros animais ou pessoas.

Nível de atividade

O border collie precisa de bastante atividade física diariamente, como era de se esperar para um cachorro que foi desenvolvido para ser pastor de ovelhas, caminhadas, corridas, ultrapassagem de obstáculos, brincadeira com frisbees, brincadeira de puxar são as preferidas do border collie.

Atividade de guarda

O border collie não tem uma característica de cão de guarda como as raças mais tradicionais para guarda de gente e de propriedade, porém é esperto, dotado de um olfato aguçado, uma inteligencia acima da media e pode dar alguns sinais ao proprietário.

Inteligência e obediência do border collie:

O Border Collie foi considerado a raça mais inteligente do mundo. A raça foi classificada na colocação 1a. no livro “The Inteligence of Dogs” de Stanley Coren. Nas graduações do livro “A Inteligência dos Cães” graduações de 1 a 10 lista-se os melhores cães de inteligência de trabalho. Após cinco tentativas, estes caninos já apresentam entendimento e não necessitam prática para repetirem comandos. Para 95% destes cães, não é preciso repetir uma ordem mais de uma vez. Sua velocidade entre o tempo de comando e o de execução também é considerada.

Cuidados com o seu border collie

Uma alimentação balanceada com rações de boa qualidade com alta absorção e proteínas de alto valor biológico ajudam a manter a musculatura, o peso ideal é o melhor que você pode fazer para o seu Border Collie… Confira nosso post sobre o assunto e descubra qual a melhor ração para o seu pet Siga as instruções de quantidade diária informada pelo fabricante para evitar acumulo de peso ou obesidade no seu Border Collie. Exercícios físicos como já dissemos anteriormente são fundamentais para a saúde deles. Banhos semanais ou quinzenais com shampoo especial, e lembre-se, é preciso tomar cuidado para não entrar água dentro do ouvido, pois pode causar inflamação – assista esse vídeo com dicas para dar banho no cachorro! E claro, como todo cachorro de estimação gosta de ossinhosbifinhos, biscoitos e agradinhos, mas lembre-se que os  petiscos devem ser dados de maneira moderada. Geralmente eles se adaptam rápido em fazer xixi e coco nos tapetinhos higiênicos. Eles adoram brinquedinhos, principalmente bolinhas para brincarem. Brinquedinhos de corda onde eles podem puxar são bem apreciados pelos border collies.

A saúde do border collie

Ainda não se conhecem doenças genéticas ligadas a raça. Recomendamos visitas anuais ao veterinário, além da ocasião das vacinações e a realização de exames complementares periódicos regularmente, após 5 anos de idade é recomendado acompanhamentos semestrais com exames complementares como exame de urina, exames para ver a função renal, exames para a função cardíaca e etc. Cuidados dentários são importantes, por isso recomendamos que desde pequeno realizem a escovação dentária do mesmo e quando houver necessidade um tratamento periodontal (erradamente denominado de limpeza de tártaro).

Dúvidas frequentes sobre a raça border collie

Solta muito pelo

Sim, uma a duas vezes ao ano a queda se acentua e no intervalo existe uma queda pequena porém constante de pelo, escovação com rasqueadeiras ou produtos específicos contra queda de pelo como o furminator conseguimos controlar facilmente a queda de pelos. Banhos semanais com shampoo especial podem ajudar a controlar a queda de pelos.

Qual o clima mais adequado para o border collie

O Border Collie vive bem em qualquer clima. Não há uma predileção para clima frio ou quente. Por ter atividade física intensa produz calor facilmente se protegendo do frio.

Quantos anos vive um border collie?

A raça tem uma idade média de 5 a 13 anos.

O border collie late muito

Via de regra, o Border Collie late como forma de comunicação com o proprietário, o adestramento com profissional capacitado pode minimizar o latido.

Vive bem em apartamento

O ideal seria viver em casa ou fazenda, onde ele pode se exercitar com facilidade.

O border collie se dá bem com crianças

Sim, as crianças adoram o Border Collie e eles adoram as crianças, pois eles interagem com as crianças na forma de brincadeiras. Adoram brincar de trazer bolinhas e fazem arte para chamar a atenção. Adoram brincar de pega pega.

Qual o dono ideal para o border collie

O dono ideal é uma pessoa que goste de atividades físicas e que divide o exercício físico com o Border Collie.

Como é um filhote de border collie

O filhote parece uma pequena raposa, sempre alegre e simpático conquista os corações da família.

Quanto custa um filhote de border collie

Encontramos no mercado filhotes entre R$ 1200,00 a R$ 3000,00.

Canis e criadores de border collie

Fotos e imagens do Border Collie

border-collie-3                                    border-collie-1

 

Quer saber mais sobre essa raça?


Crédito fotos:

Pixabay – http://pixabay.com/pt/c%C3%A3o-cabe%C3%A7a-border-collie-animais-79542/

Pixabay – http://pixabay.com/pt/animais-border-collie-c%C3%A3o-337455/

Pixabay – http://pixabay.com/pt/border-collie-c%C3%A3o-animais-337451/

 

 

Sobre o autor

Dr. Marcio Waldman

Dr. Marcio Waldman

Medico veterinário, diretor e fundador do www.petlove.com.br. Formado em 1988 pela Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia da USP e pós graduado em latu sensu em odontologia veterinária, foi secretário geral da Anclivepa SP (associação nacional de clínicos veterinários de pequenos animais) e sócio fundador do Simpavet (sindicato patronal dos médicos veterinários). Atuou como clínico veterinário de pequenos animais de 1988 a 2005 em São Paulo, e em 2005 terminou a atividade na clinica para se dedicar exclusivamente ao Pet Love.

21 Comentários

  • Gostaria de saber se além da ração posso dar outro alimento pra bordar collie. Porque ele gosta de carne,leite,torradas ,sorverte enfim alguns petiscos diferente.

  • O cão border collie pode tomar o remédio tranquilizante, Apromazin, Maleato de Acepromazina 1%? To em duvida, preciso levá-lo pra uma viajem mas só tenho esse remédio tranquilizante.

  • Oi eu queria tirar uma duvida…. Meu border collie de dois anos começou a coçar muito os olhos e com isso caiu todos os pelos dos olhos e as vezes sangra, só que nenhum veterinário me da uma explicação só querem comer o nosso dinheiro e agora que estou desempregada piorou. Pelo amor de deus me ajuda, ele sofre muito, estou sem saída. ??já passei alguns remédios que os veterinários me indicaram mas nenhum funcionou ? socorro!!!

    • Oi tbm tenho uma border q tbm começou com o mesmo problema e a veterinária suspeitou de sarna negra e receitou um
      remédio manipulado q é barato e resolveu.só q as vezes tem q repetir o tratamento pois o problema é causado por algum estresse e não tem cura .o nome é IVERMECTINA 12mg sao 15 Cápsulas e dar uma vez ao dia custa aproximadamente seis reais

      • Eu preciso responder este comentário, é extremamente perigoso dar IVERMECTINA a cães desta raça! Existem algumas raças às quais não deve ser administrado este vermífugo! Pesquisem antes de usar isso em seu cachorro!

      • Algumas raças são muito sensiveis a IVERMECTINA e o Border Colie é uma dessas. Evitamos de responder no blog com nome de medicamentos e dosagem pois achamos que a melhor pessoa para prescrever é o veterinário que atende o pet. Nesse caso recomendo duplamente, que procure o seu veterinário.

    • Leve a um veterinário especializado pois tenho um filhote e ele teve uma queda de pelo brusca porem o próprio vetenario me indicou um dermatologista, onde passou logo um corticoide e diminui a coceira.
      Espero que vc ja tenha solucionado isso

  • Boa tarde,
    Tem alguma lei ou algum documento que oriente o tamanho das bolas de brinquedo para cada tipo de cachorro, em especial ao Border Collie?
    Minha border collie de quase seis anos de idade e 30 quilos, linda, ativa, morreu por ter engolido uma bola e foi asfixiada.

    • Ola Adelize

      Não existe qualquer legislação ou regulamentação a respeito tanto no Brasil como em outros países. Nós da PetLove, recomendamos que o cliente escolha uma bolinha significativamente maior que a abertura da boca do cachorro e observe como ele brinca com a bolinha. Se houver alguma desconfiança que o cachorro possa engolir a bolinha recomendamos que joguem fora a bolinha e ofereçam algum outro brinquedo que o cachorro tenha risco de engolir. Sentimos muito pela sua perda e temos certeza que em breve outro cachorro vai voltar a lhe encher de alegria.

  • Bom dia, tenho um casal de Border Collie, são meus filhos de quatros, amo muito meus filhos, ganhei um casal, não são irmão, eles cruzam muito mas a fêmea não engravida, existe alguma dica para isso aconteça, eles fazem dois anos em fevereiro…

    • Ola Vera lucia, fica super dificil lhe dar qualquer dica ou orientação assim pela internet. Recomendo que visite seu veterinário, nessa epoca é importante terminar o programa de vacinação inicial do filhote, bom motivo para conversar com o seu veterinário sobre essa alopecia peri ocular.

  • Tenho um Coli macho de 2 anos e a principio quando ganhei ele,estava apreensiva pois era um tanto dificel a convivencia e ate pensei em doa-lo até porque eu nao sabia muito a respeito sobre esta raça…com passar do tempo fomos dando-lhe comandos e ele atendeu….percebi que se me dedicar mais a ele podera ser muito gratificante,pois quando ele chegou a minha casa a adaptação foi turbulenta e eu nao o queria e agora com passar dos messes so cresce o carinho por ele…estamos nos entendendo e decidi que da minha casa ele so vai sair quando papai do céu chamar….vamo nos mudar de casa onde tem um amplo espaço pra ele….e la vou intensificar os cuidados e os comandos….nome dele é Lobo….

Deixe um comentário