Komondor

komondor

KOMONDOR – PASTOR DE OVELHAS

O komondor é um cachorro que chama a atenção. É provável que se trate de uma raça de Cão de pastor autóctone original que os nômades Magiar e tenham importado para a Hungria, há mil anos. São os descendentes de diversos Cães de pastor asiáticos, dos quais o molosso do Tibete. Este cão foi, durante muito tempo, utilizado para proteger as ovelhas contra os lobos e os ursos, ou para caçar os bandidos. Na proteção das ovelhas a técnica é clara, a semelhança para surpreender o agressor. O primeiro padrão foi redigido em 1921 pelo Dr. Rajsits.

GRUPO CINOLOGICO 1

CÃES PASTORES
PAÍS DE ORIGEM Hungria
NOMES DE ORIGEM Komondor, Kiraly
OUTRO NOME Cão de pastor húngaro

CABEÇA
Larga, proporcionada ao corpo, coberta de pêlos abundantes. Crânio arqueado. Stop marcado. Cana nasal reta. Focinho muito largo.
OLHOS
Ovais, marrom escuro.
ORELHAS
Pendentes, longas, em forma de u.
CORPO
Ligeiramente mais longo que alto. Pescoço sem barbelas. Antepeito largo. Dorso curto. Peito longo em forma de barril. Lombo largo. Garupa ligeiramente caída.
MEMBROS
Anteriores em forma de coluna com ossatura maciça. Patas redondas, grandes.Almofadas plantares espessas. Unhas fortes e de cor cinza ardósia.
CAUDA
Pendente em repouso, e elevada para o nível da linha superior quando o cão está em ação.
PÊLO
Longo (de 20 a 27 cm) na região lombar, de 15 a 22 cm no dorso, no peito e nos ombros, de 10 a 18 cm na cabeça, no pescoço e nos
membros. O pêlo é áspero, encordoado,tufoso com um subpêlo fino e lanoso. Ao nascer, a pelagem dos filhotes é constituída por um
pêlo branco penugento,fino, crespo ou ondulado.
PELAGEM
Branca.

TAMANHO DO KOMONDOR

Macho: aproximadamente
80 cm.
Fêmea: aproximadamente
70 cm.

PESO DO KOMONDOR

Macho: de 50 a 60 kg.
Fêmea: de 40 a 50 kg

Temperamento, aptidões, educação: 
Demonstra pouco seus sentimentos mas é dedicado,fiel, de confiança e manso com as crianças. É um cão rústico que precisa de despender muita energia. Muito vigilante na guarda do gado e da casa, demonstra uma coragem e uma intrepidez incorrutíveis. Pode defender seu dono até à morte. Ataca intrépida e silenciosamente. Sua educação deve ser extremamente firme.
Conselhos
Incapaz de viver em apartamento, precisa de espaço e de exercício. Nunca se escova um komondor. Separar as tranças com os dedos de modo a ordená-las logo a partir dos oito meses. Dar banho uma a duas vezes por ano.
Utilizações
Pastoreio, guarda, e companhia.

FONTE ENCICLOPEDIA DOS CAES ROYAL CANIN

Sobre o autor

Dr. Marcio Waldman

Dr. Marcio Waldman

Medico veterinário, diretor e fundador do www.petlove.com.br. Formado em 1988 pela Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia da USP e pós graduado em latu sensu em odontologia veterinária, foi secretário geral da Anclivepa SP (associação nacional de clínicos veterinários de pequenos animais) e sócio fundador do Simpavet (sindicato patronal dos médicos veterinários). Atuou como clínico veterinário de pequenos animais de 1988 a 2005 em São Paulo, e em 2005 terminou a atividade na clinica para se dedicar exclusivamente ao Pet Love.

Deixe um comentário