> Comportamento > Educação > Cachorro calmo: como ensinar meu cão a ficar mais calmo e tranquilo?

Cachorro calmo: como ensinar meu cão a ficar mais calmo e tranquilo?

Por Sara Favinha -

cachorro calmo

Sou adestradora de cachorros e assim que chego na casa de um novo aluno pergunto: “o que você espera do adestramento? O que você deseja que seu cachorro aprenda?” A maioria esmagadora das pessoas responde: “eu quero que ele seja educado, que ele fique quietinho, sabe?”. Ficar deitado, quietinho, também é um comportamento e pode ser ensinado! Mas primeiro temos que entender uma lei de aprendizagem que é super importante:

“Todo comportamento que existe, acontece porque é recompensado.”

Recompensa é tudo aquilo que o cachorro gosta, seja um carinho, comida, água, colo, sair pra rua, receber atenção do dono, interagir com outros pets. O tempo todo os cães estão nos observando e tentando começar ou manter as recompensas que recebem. Os comportamentos deles são moldados de acordo com as consequências, ou seja, o que acontece depois que o cachorro ofereceu o comportamento é que vai dizer se esse comportamento vai continuar acontecendo ou não.

Aí entra o papel da família! É importante observar o que o cachorro consegue com cada comportamento. O que você faz quando ele pula na porta para te receber? O que você faz quando ele fica latindo na mesa do almoço? Quando ele está agitado, correndo loucamente por cima dos sofás, você retira ele do ambiente ou entra na brincadeira? Como é a maior parte da sua relação com ele, com folia e excitação ou interagindo de forma calma?

Existe também outra lei do comportamento que é super importante e diz que:

“Todo comportamento que é recompensado, aumenta!”

Isso significa que tudo aquilo que funciona para o cão ter o que deseja, vai funcionar cada vez mais e aí… BINGO! Temos um comportamento estabelecido que vai acontecer cada vez mais e mais intensamente.

Como deixar seu cachorro calmo?

Mas por que saber disso é importante? Lembra que eu disse lá no começo que o ficar deitado, quietinho também é um comportamento? Pois é, sabendo de todas essas informações, a gente entende que ESSE comportamento de ficar quietinho, deitado, precisa ser recompensado para continuar acontecendo e para aumentar. Então, quando seu cachorro estiver quieto, deitadinho, dê atenção à ele, dê brinquedos ou ossinhos para ele roer, faça massagem, mostre que nesse momento ele é o centro das atenções, ao invés de fazer tudo isso quando ele está tentando desesperadamente chamar a sua atenção pulando, latindo, correndo.

Energia acumulada

Um ponto bem importante nisso tudo é: Não adianta querer que seu cão seja comportado se ele está com energia acumulada. Imagine uma casa com duas crianças entre cinco e 10 anos, de férias. Está frio, chovendo e tudo que elas podem fazer está dentro de casa. Geralmente os pais se desdobram inventando atividades com brinquedos, videogame, televisão, livros, computadores. Imagine se não existisse nada disso nessa casa, nenhum brinquedo, nada para fazer. Em pouco tempo as crianças estariam subindo pelas paredes, não é verdade? Não adianta querer que elas aprendam a se controlar se estão com a energia a mil. Com os cães é a mesma coisa, eles precisam de uma válvula de escape, precisam gastar energia física, precisam de atividades mentais e sociais.

Então, proporcione isso ao seu cão e dê oportunidade para que ele seja equilibrado. Depois disso, comece a selecionar os comportamentos que você deseja por meio das recompensas, lembra? O que acontece depois dos comportamentos para que o cão entenda se eles funcionam ou não.

Vou dar mais alguns exemplos para elucidar. Quando você chega em casa, ao invés de fazer folia com seu cão enquanto ele estiver eufórico, apenas cumprimente calmamente e espere ele se acalmar. Quando ele fizer isso, aí você brinca, corre, rola com ele no chão se quiser e estará recompensando seu cachorro por ter ficado calmo.

cachorro correndo

Isso não significa que você não possa brincar e fazer folia com seu pet, pelo contrário, isso é muito saudável. É só escolher os momentos adequados para isso, pra que ele aprenda também a diferenciar quando pode fazer folia e quando precisa ficar quietinho, aguardando.

Entendeu o princípio da coisa? Você tem todas as ferramentas na mão, aprenda a usá-las de forma correta e terá o cachorro mais calmo do mundo com você!

Por Sara Favinha

Zootecnista e Adestradora Comportamentalista na empresa Tudo de Cão (www.tudodecao.com.br), que oferece serviços de adestramento e fundadora do projeto social Cão Inclusão (www.caoinclusao.com.br), que treina cães de serviço para pessoas com deficiência.

Veja todas suas publicações

51 comentários

  1. viviane cavalcante disse:

    Gostei muito das dicas e já estou aplicando.

  2. Eu estou a prefigura de um cachorrinho dócil pra quem puder doar vou agradecer por meu netinho quer muito um cachorrinho quem poder nos ajudar ???agradeço
    Angelica sou grata
    Número: 995293404 ?zap
    Obrigado ?

    1. Marcela Marotti Cardoso disse:

      No face têm várias ongs a procura de família para animais abandonados.Desde novo até animais idosos.

  3. Madeira disse:

    Adorei a dica, tenho um Rottweiler muito agressivo, tenho tentado fazer com que ele aceite o resto dos membros da casa(minha esposa e meus dois filhos)

  4. Jose Francisco Ribeiro Frugis disse:

    Muito interessante gostei muito da dica vou praticar

  5. Anônimo disse:

    Eu tenho um cachorrinho filhote de quase 3 meses viralata. Só que eu também tenho uma coelha e queria muito que eles convivessem juntos. O filhotinho gosta muito dela, só que ele é muito agitado. Daí, essa agitação toda acaba chateando a coelha e ela acaba entrando dentro de casa. Eu fico triste com isso porque queria muito ver os dois brincando. A coelha ama cachorros, mas ela nunca lidou com um filhote. É sua primeira vez. O meu medo é que meu cachorro cresça e acabe vendo minha coelha como uma presa em vez de amiga ou como uma inimiga, sei lá. Vou tentar aplicar as dicas aqui… Mas vou dizer… Não é nada fácil educar um filhote… Acho que eu deveria ter pegado um filhote mais velho ou um adulto… Mas peguei filhote porque eu fiquei com medo de um adulto morder minha coelha ou até matá-la.

  6. Paula Prado disse:

    Deixar nosso cachorrinho dormir com á gente na nossa cama é humanizar ô animal?deixar ou não deixar nosso Pet dormir com á gente????obrigada ??

    1. Outra hora eu preciso muita gente De você Doutora porque o meu cachorro é vira-lata e ele só tem 3 dias para dar vacina e eu não sei como é que eu faço e vai completar o conjunto hoje é 4 hoje aí eu não tenho como eu tenho que levar para vacinar é ou é só

  7. lucilena piotto disse:

    Bom dia quando adotei minha cadelinha ela tinha 2 mês ela já está com 5meses agora e o temperamento dela não é do melhor ,ela é muito agitada ela não sabe brincar a brincadeira dela é pular e morder ;todos os gatinhos que a minha menina tem ela pega eles pelo pescoço e joga eles para cima como se fosse uma almofada que ela quisesse destruir ela é muito emperativa tenho medo se ela crescer ficar mais velha e isso de ela morder não seja uma fase dela por ser um filhote ainda que seja pior que eu consiga controla-lá o que eu faço para adestra_la e deixa lá mais associavel tanto com os de casa, e os que vem em casa

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Cadastre-se e fique sabendo das ofertas antes de todos!