Os perigos de se passear com o cachorro sem guia
Andar com o cachorro sem guia é um desejo bastante comum. Muitas pessoas me pedem para treinar seus cães a andarem sem a guia da coleira, pois a maior vontade desses donos é que seus cães possam andar livremente, explorar o ambiente e os cheiros e, consequentemente, aproveitar melhor o passeio.
Além disso, muitos cachorros puxam a coleira, como costumamos dizer, ou seja, por ficarem bastante eufóricos com o fato de estarem passeando, acabam não andando no ritmo do dono, puxando a guia. O problema é que isso incomoda demais os tutores, que acreditam que tudo seria diferente se o cão estivesse andando livremente, sem a guia.
De fato, andar com o cachorro sem guia seria magnífico, se não fossem alguns pontos importantes. Confira:
Por que não devemos andar com nosso cachorro sem guia ou coleira
- Ambiente urbano: Nas cidades, vivemos em um ambiente urbano. Isso significa que estamos sujeitos a encontrar automóveis o tempo todo, além de pessoas de bicicleta, skate, patins – todos esses em altas velocidades. Toda essa movimentação pode ser perigosa, já que ocorrem diversos estímulos ao mesmo tempo e qualquer momento de desatenção pode gerar um grande problema.
- Barulhos e situações inesperadas: quando estamos na rua, infelizmente todo tipo de barulho e ação pode acontecer: buzinas altas, freadas bruscas, fogos de artifício, pessoas gritando, entre outros. Se algumas vezes esses estímulos assustam até mesmo a nós, imagine o que eles não podem provocar em um cão com uma audição extremamente aguçada e nem sempre tão bem socializado que possa estar acostumado a essas situações.
- Falta de controle do animal: esse é um dos pontos fundamentais, pois por mais que tenhamos treinado um cão, por mais experiências que ele tenha tido na vida, não conseguimos prever suas reações em situações atípicas. O animal tem instintos e reações de medo que podem fugir do nosso controle e, em situações extremas, um comportamento diferente do comum pode ser expresso. O mais perigoso deles é se assustar e sair correndo em qualquer direção.
Durante minha jornada como treinadora, tive duas experiências que marcaram muito e aconteceram justamente quando cães que havíamos treinado estavam andando sem guia pelas ruas. Nós sempre insistimos bastante para que os donos colocassem guia nos seus cães, mas infelizmente isso não ocorreu.
Os cães andavam para todos os lados com seus donos, inclusive em ruas muito movimentadas, ou seja, já tinham bastante experiência em andar nas ruas sem guia. Porém, se existe 1% de chance de algo acontecer, um dia esse 1% pode se tornar 100%, e os dois cães, que eram de donos diferentes, acabaram morrendo atropelados.
Isso gerou tanta tristeza e foi tão traumático para as famílias e para nós que decidimos ser muito mais enfáticos com relação à segurança no passeio para os pets. Ninguém merece ver seu amado cão ir embora dessa forma!
Passeando com o cachorro com segurança
Já que passear com o cachorro sem guia não é a melhor opção, o que fazer para proporcionar aos cães esses momentos de liberdade tão prazerosos, mas sem colocar a vida deles em risco? Empresas de turismo animal foram criadas para isso!
São passeios em meio à natureza e em ambientes seguros para que os cães possam aproveitar um dia todo de passeio, nadar no lago e até fazer rafting com seus donos, com segurança. Outra opção é levar seu peludo para o parque, onde ele pode correr, socializar com outros cães e gastar toda a sua energia.
Meu cachorro puxa a coleira. E agora?
Se o seu cão puxa na guia e isso te incomoda ou impossibilita os passeios, eduque-o para que ande ao seu lado. Se tiver dificuldades, procure um profissional que utiliza métodos positivos no adestramento, você verá como seus passeios diários podem se tornar muito mais prazerosos.
Concluindo, por mais agradável que seja um passeio sem guia para o cão, pense nos riscos imensos que ele corre e escolha a segurança em primeiro lugar. Bons passeios!




Olá! Achei bem interessante esse post e lembrei de algumas situações que ocorrerão comigo e que poderia contribuir com tudo o que já foi dito.
Eu tenho uma cadela de médio porte e sempre ando com ela na guia. Entretanto, por algumas vezes tive o desprazer de encontrar com outros donos de cães que não detinham o devido controle sobre eles (e ainda caminhavam sem a guia) e eles partiram na nossa direção. Uns apenas para cheirar, outros para atacar. Eu, que estava com a minha presa na guia, tive que me virar em 100 para contê-la, pois o impulso dela era de se defender contra-atacando… O problema era: um contra-ataque dela poderia matar os outros cães! Então, por mais dócil que seja o outro, se o dono não tiver a total obediência do animal, ele poderá se envolver em brigas por conta da curiosidade! E ainda morrer por isso… E a culpa, definitivamente, não será do cachorro que estava na guia. Que todos os donos de cães tenham esse bom senso e saibam respeitar o espaço (canino) do outro.
*… ocorreram.
Olá tenho um Border Collie que adora passear (nem posso falar essa palavra em voz alta rs), mas inevitavelmente, puxa bastante… Para diminuir a euforia, costumo brincar com ele jogando bolinha mais ou menos por 10 minutos, depois coloco a coleira pra caminhar… mas como ele puxa, fica tossindo depois… Pensei em trocar a coleira e guia pela Easy walk, essa guia realmente diminui os puxões? Abs,
Bom dia pessoal, Tatiana tenho um Border Collie também, acho que essa característica deve ser da raça. O meu se falo a palavra “passear”, fica louco, rsrs. Puxa demais na guia. Vou dar uma olhada nessa guia Easy Walk, se alguém já utilizou essa guia e puder nos dar seus depoimentos quanto a eficácia, seria bom. Tendo em vista o preço dessa guia ser mais alto, é complicado arriscar sem ter certeza de que ela funciona.
Tenho uma Pug de 2 anos, e devido a necessidade de perda de peso tivemos que incluir passeios diários na rotina dela (e nossa). Mas começamos a notar que sempre que pegávamos a coleira ela dava um jeito de se esconder, tínhamos que sair arrastando ela de dentro de casa, ao sair do portão ela sempre nos puxava pra voltar pra casa. Decidi testar andar sem a guia, e agora ela é muito mais feliz, quando falamos “vamos passear” ela já corre pra porta e fica chorando e latindo ansiosa. E também houve outra mudança de comportamento, com a guia ela ficava puxando muito (talvez para que o passeio acabasse logo), sem a guia ela anda ao nosso lado.
Claro, que tivemos que adotar meios seguros de passear com ela, como andar em ruas mais calmas, e sempre nos abaixamos para segurar ela quando algo anormal (barulho, carros…). Mas no meu caso, passear sem guia, foi a única forma de passear.
Bianca, experimenta premiar tua Pug com snacks quando ela aceitar a coleira. Com o tempo ao invés de fugir da guia ela pode passar a gostar dela… Ao ver a guia na tua mão ela sabe que pode ganhar um petisco…
tenho 2 Poodle e uma boxer viviam bem ate o nas nascimento de mia uma Poodle que se acha grande nao briga com a boxer mas provoca ciumes entao nao saio com as boxer as Poodle mas com isso acabo saindo menos e elas ,ficam muito agitadas quando saio na verdade sao elas que me leva pra passear pois me arrastam as pequenas ainda volta mais calma pois solto elas em uma praça pois me abecem mas a boxer fico com pena de nao deixa-la correr tenho medo atrole pois ela nao tem noçao do perigo por isso que tipo de guia da pra usar na boxer pra nao machucá-la e deixá-la mais confortável
Oi eu tenho um pastor alemão eu saio com ele para da uma volta mais ele sai muito afobado e ele nao gosta de fazer amizade na rua com outros cachorro ele que brigar e se eu sair com ele sem a guia ele sai bem colo e eu tenho dó dos os outro cachorro na rua q ele pega pra mata dai eu n sei q eu faso se eu n saio dexo em casa ou saio com ele me puchando mais em casa ele fika muito nervoso oq eu faso??
Quando vc estiver com o cachorro solto e cruzar com um pitbull, o problema será resolvido.
Bom dia Flavinha,
Tenho uma pittbul america de 7 anos super ainda é moça docil linda, mais nao tenho como passear com ela porque ela com a euforia me puxa e eu nao aguento kkkkk
Me oriente amiga
Passeio todo dia com meu Pug sem coleira.
eu queria isso com meu yorkshire
Em cidade grande é uma questão de educação, respeito ao próximo e bom uso do espaço público. Em BH, na Praça da Liberdade está um caos. Cachorros grandes sem guia andam livremente perturbando pessoas, principalmente idosos e crianças, animais menores e os donos não fazem nada.