Febre em cachorro: entenda como saber e o que fazer

Aquela sensação de mal-estar, frio e muita indisposição: esses são os principais sintomas da febre na gente. Afinal, você sabe identificar um cachorro com febre? De bate pronto, saiba que os sinais são bem parecidos, mas calma que nós vamos te explicar tudo o que precisa saber!

Inicialmente, fique ciente de que a febre em cachorro é tão comum quanto em humanos. Por essa razão, é importante que você saiba identificar e o que fazer caso o seu pet fique febril.

cachorro com febre deitado em uma cama com uma bolsa de gelo na cabeça

O que pode causar febre em cachorro?

Assim como acontece com nós humanos, as causas mais comuns de febre em cachorro são as infecções por bactérias, fungos ou vírus. Dessa forma, algumas doenças como gripe e otite, por exemplo, podem deixar um cão febril.

Além disso, é comum que alguns cães tenham febre após serem vacinados, como resposta do organismo à substância injetada. Contudo, essa alta na temperatura deve durar no máximo 48h. Caso ultrapasse, o ideal é levá-lo para uma avaliação com o médico veterinário de sua confiança o mais rápido possível.

Qual a temperatura de febre de um cachorro?

No nosso caso, a partir de 36,7 C° já é considerado um estado febril. Já os cães têm a temperatura corporal média superior à nossa, entre 38,3 C° e 39,2 C°. Então, uma condição acima disso já pode ser considerada febre.

Outro ponto importante que devemos destacar: a temperatura acima de 41 C° pode afetar significativamente o organismo do cachorro e, consequentemente, colocá-lo em risco.

Como medir a temperatura do cachorro?

A princípio, saiba que não é recomendado medir a temperatura do cachorro em casa. Isso porque você pode machucar ou causar algum desconforto em seu pet caso não faça o procedimento da forma correta. Assim, o ideal é que apenas um profissional faça a medição.

Como saber se o cachorro está com febre?

Por não ser indicado fazer a medição da temperatura com um termômetro em casa, a dica de como saber se o cachorro está com febre é se atentar a algum destes sinais:

  • Perda de apetite
  • Desânimo (Letargia)
  • Tosse
  • Tremedeira
  • Vômitos
  • Olhos avermelhados
  • Cansaço
  • Diarreia
  • Sonolência

Basicamente, notar os sinais de febre em cachorro é a única maneira de ao menos desconfiar de que ele esteja febril, já que o diagnóstico real é feito apenas por um médico veterinário.

Caso perceba um destes sinais ou uma mudança repentina de comportamento, peça a ajuda de um profissional!

cachorro deitado com um termômetro na boca

Cachorro com febre: o que fazer?

Digamos que o médico veterinário confirmou que o seu cachorro está com febre. E agora, o que fazer? Além de seguir a prescrição de medicamentos, você deve ajudar seu pet a comer e tomar bastante água (se manter nutrido e hidratado) e, claro, dar muito carinho e atenção para ele se recuperar logo.

Mais uma vez: não medique o seu pet por conta própria. Cada caso necessita de um tratamento específico. Portanto, só um médico veterinário pode indicar o remédio ideal.

Por fim, agora que você já sabe o que fazer com um cachorro com febre, duas recomendações: visite o Blog da Petlove para mais dicas sobre saúde canina e, se possível, dê aquela passadinha em nosso petshop online para conferir nossos produtos e serviços!

Compartilhe esta matéria!

Sobre o autor

Gabriel Arruda

É Jornalista, apaixonado por pets e esportes. Está sempre em busca de novos desafios, justamente pela curiosidade que o toma conta. Pai de um Beagle chamado Johnny, mais conhecido como "o Destruidor".

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.