Cachorro picado por abelha: entenda o que fazer!

A princípio, episódios de cachorro picado por abelha são bem mais comuns do que se imagina. Afinal de contas, a gente sabe que a curiosidade canina, infelizmente, os põe em risco de vez em quando.

Você saberia o que fazer em casos de picada de abelha em cachorro? Quais cuidados devemos tomar? Será que podemos mexer no local da picada? Existe algum remédio para picada de abelha em cães? É o que a gente vai te explicar!

Cachorro com uma abelha no focinho

Sintomas da picada de abelha em cães

Antes de tudo, devemos trabalhar com a hipótese de que você pode não estar com o seu pet no momento da picada. Assim, você deve estar atento a alguns sintomas de picada de abelha em cachorro, como:

  • Inchaço na região da picada
  • Dor local
  • Febre
  • Vômito
  • Apatia
  • Diarreia
  • Dificuldade para respirar
  • Convulsão (em casos mais graves)

Cachorro picado por abelha

Picada de abelha em cachorro pode matar?

Sim, a picada de abelha em cães pode ser fatal. Porém, são casos raros e tudo depende da reação do organismo do pet ao ter contato com a substância aplicada pelo inseto e da quantidade.

A reação mais comum é o inchaço no local da picada, que normalmente é no focinho, boca ou nas patas. Contudo, as manifestações podem se agravar de acordo com a sensibilidade do cachorro.

“Então quer dizer que meu cachorro pode ir a óbito com uma simples picada de abelha?” Na verdade, não é bem dessa forma, já que tudo depende da sensibilidade do organismo e da quantidade de picadas que o pet toma.

Ou seja, se o cachorro sofrer várias picadas e for sensível à substância injetada pelo inseto, ele pode apresentar sintomas mais graves (como convulsões) e, possivelmente, ir a óbito.

Assim, podemos dizer que a picada de abelha é, sim, perigosa para cães. Principalmente se o tutor não souber o que fazer em ocorrências como essa.

abelha

O que fazer quando o cachorro é picado por uma abelha?

Se o seu cachorro foi picado por uma abelha, o primeiro conselho que te damos é: não tire o ferrão. Isso porque existe o risco de você removê-lo de forma errada e, consequentemente, provocar uma lesão ainda maior e/ ou espalhar a toxina.

Dessa forma, o mais correto a se fazer é levar o cão ao médico veterinário o mais rápido possível para que o profissional atue de forma correta, avaliando cada caso e a melhor conduta, que pode ser desde uma simples aplicação de antialérgico até a prescrição de um remédio para picada de abelha em cães.

Lembre-se: não medique o seu cachorro sem indicação de um médico veterinário!

Agora que você já sabe o que fazer com cachorro picado por abelha, você pode visitar o Blog da Petlove para mais dicas de saúde canina. Afinal, devemos estar sempre preparados para mantermos intacta a saúde do nosso pet.

Leia também: O que fazer com gato picado por abelha?

Compartilhe esta matéria!

Sobre o autor

Gabriel Arruda

É Jornalista, apaixonado por pets e esportes. Está sempre em busca de novos desafios, justamente pela curiosidade que o toma conta. Pai de um Beagle chamado Johnny, mais conhecido como "o Destruidor".

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.