O que fazer com gato picado por abelha?

Fala sério, quem nunca viu fotos de algum gato picado por abelha na internet? Apesar de parecer “fofo”, saiba que picadas de inseto em felinos é um assunto complicado (e preocupante).

A picada de abelha em gato pode provocar desde um simples inchaço temporário até uma inflamação no local. Por isso, separamos algumas dicas do que fazer caso o seu felino doméstico seja “mordido” por um inseto.

O que fazer com gato picado por abelha?

Gato picado por abelha: o que fazer?

A princípio, não é incomum que gatos sejam picados por insetos, especialmente durante o verão. O principal risco está relacionado a uma possível intoxicação.

Inflamação local ou até mesmo uma reação alérgica são os principais perigos desse tipo de acidente. Mas tudo depende da quantidade de veneno injetado pelo inseto e a sensibilidade do organismo do pet.

Em alguns casos, é possível que a picada de abelha passe despercebida pelo pai humano. Assim, estar atento ao comportamento do pet é fundamental.

Os principais sinais são:

  • Inchaço
  • Dor
  • Miados excessivos
  • Lambidas excessivas no local
  • Presença do ferrão
  • Febre
  • Tosse
  • Diarreia

Tratamento

Em casos como esse, não há muito o que fazer em casa. O pai humano deve levar o gato ao médico veterinário para uma avaliação. Isso porque as picadas de abelha são consideradas emergenciais.

Não é recomendado que retirar o ferrão. Seja com as próprias mãos ou com uma pinça. Dessa forma, o ideal é que o profissional faça a remoção de maneira adequada, sem machucar o felino, além de medicá-lo.

Gato picado por abelha: como prevenir?

A gente sabe que é muito difícil observar o pet 24 horas por dia. Principalmente os pais que têm uma rotina corporativa. Assim, a melhor maneira de prevenir a picada de abelha em gato é mantendo o ambiente protegido.

Em casas com plantas, jardins ou árvores na área externa, por exemplo, o ideal é supervisionar os pets enquanto estão no local. Além disso, o gato deve ficar bem longe de colmeias e deixar flores fora do alcance dele.

Sobre o autor

Gabriel Arruda

Gabriel Arruda

É Jornalista, apaixonado por pets e esportes. Está sempre em busca de novos desafios, justamente pela curiosidade que o toma conta. Pai de um Beagle chamado Johnny, mais conhecido como "o Destruidor".

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.