Cadastre-se e ganhe 20% OFF na primeira assinatura!

Cachorro pode comer linguiça?

A linguiça chegou ao Brasil no século XVI graças aos exploradores e comerciantes europeus, e hoje está presente na vida de muitos brasileiros e em praticamente todos os supermercados, churrascarias e açougues. É aí que surge uma dúvida muito comum: será que cachorro pode comer linguiça?

Presença mais que garantida nos churrascos de todo o Brasil, muita gente oferece o alimento sem saber se linguiça faz mal para cachorro. Mas é preciso ter muito cuidado ao dar qualquer pedacinho de alimentos diferentes para os pets.

A seguir, descubra se cachorro pode comer linguiça.

cachorro cheirando um pedaço de linguiça

Cachorro pode comer linguiça?

A princípio, não pode dar linguiça para cachorro! Embora seja uma fonte de proteínas, conter ferro e vitamina B12, a linguiça é extremamente gordurosa, além da alta concentração de sódio e outros componentes químicos que podem fazer muito mal para o seu pet.

Além daquela gordurinha extra, o alto teor de gordura pode ocasionar obesidade e outros problemas ainda mais sérios, como doenças cardiovasculares. A diarreia também pode acontecer num primeiro momento após a ingestão, mas a frequência é o que pode provocar problemas mais graves, como pancreatite, por exemplo.

Pode dar linguiça para cachorro? Não, e vamos te explicar os perigos

É comum que muita gente ache que cachorro pode comer linguiça, afinal, os cães são carnívoros em transição e a linguiça é feita com pedaços de carne de vaca, aves, porco ou outros tipos de carne de caça.

Entretanto, além de muita gordura (como explicamos logo acima), normalmente não é produzida com carnes nobres e muitas delas levam pimenta, farinha de trigo, batata, entre outros ingredientes que dão sabor. Tudo isso pode causar uma baita dor de barriga para o seu cãozinho.

Isso sem contar a carga elevada de conservantes e outros aditivos químicos que são usados na sua fabricação. Portanto, se alguém lhe perguntar se cachorro pode comer linguiça, você já sabe a resposta, certo?

Meu cachorro comeu linguiça, e agora?

Principalmente durante os churrascos, é comum que alguns cães acabem se deliciando com aquele pedacinho de carne ou de linguiça que caiu no chão. Se o seu pet comeu sem o seu consentimento, não precisa entrar em desespero! Dificilmente o alimento vai provocar um dano imediato ao seu pet.

Entretanto, a recomendação é: fique de olho no comportamento dele. Caso haja alguma alteração ou ele apresente algum sinal como diarreia, vômitos ou sede excessiva, o ideal é levá-lo para uma avaliação com o seu médico-veterinário de confiança – principalmente se o problema persistir por mais de um dia.

Na dúvida, ofereça um petisco!

Uma dica fundamental para evitar qualquer tipo de problema para o seu pet é oferecer apenas alimentos que tenha certeza que não podem fazer mal a ele.

Os petiscos específicos para cães são fabricados com base nas necessidades caninas para que sejam totalmente seguros. No pet shop online da Petlove, você encontra uma lista extensa de petiscos, bifinhos, ossinhos e outras guloseimas para o seu pet. Portanto, já que agora você sabe que não pode dar linguiça para cachorro, ofereça um petisco!

E para mais dicas e informações sobre nutrição canina, não deixe de conferir o nosso blog!

Compartilhe esta matéria!

Sobre o autor

Gabriel Arruda

É Jornalista, apaixonado por pets e esportes. Está sempre em busca de novos desafios, justamente pela curiosidade que o toma conta. Pai de um Beagle chamado Johnny, mais conhecido como "o Destruidor".

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.