Cadastre-se e ganhe 10% OFF na primeira compra!

Cachorro pode comer pinhão?

Para nós humanos, o pinhão traz uma série de benefícios, desde prevenir doenças intestinais até aumentar a nossa imunidade e proteger o sistema cardiovascular. É neste momento que surge a dúvida: será que cachorro pode comer pinhão e ser beneficiado da mesma forma?

Basicamente, nem sempre um alimento bom para a nossa saúde pode ser oferecido para os cães. Por essa razão, buscar informações concretas é fundamental para saber se pode dar pinhão para cachorro e, claro, evitar qualquer tipo de problema de saúde.

A seguir, descubra se cachorro pode comer pinhão!

pinhão em cima de uma mesa

Cachorro pode comer pinhão?

Afinal, será que pode dar pinhão para cachorro? Segundo Marina Rodrigues, médica veterinária da Petlove, a semente da árvore Araucária pode ser oferecida para os cães, desde que seja em pequenas quantidades e apenas como um petisco.

“Cachorro pode comer pinhão, mas é preciso ter cuidado. A semente é rica em carboidratos e seu excesso pode levar ao sobrepeso e obesidade. Logo, cães que já estão obesos ou que possuem diabetes devem evitar o pinhão”, explicou.

Como oferecer pinhão para cachorro?

A semente pode ser oferecida? Sim, mas apenas da maneira correta! A princípio, segundo a médica veterinária, o cachorro pode comer pinhão cozido ou assado, sem casca e, claro, sem sal!

“O modo de preparo é muito importante. O pinhão deve ser oferecido in natura, ou seja, sem adição de sal, sem casca e cortado em pequenos pedaços. Ofereça ao seu pet apenas para matar sua vontade”, destacou.

cachorro comendo pinhão, na mão de uma pessoa

Quais os benefícios do pinhão para cachorro?

A princípio, o pinhão é um alimento riquíssimo em fibras e que não oferece nenhum tipo de risco para a saúde dos cães, além de ser uma boa fonte de proteína.

“O pinhão possui diversos benefícios como antioxidantes que previnem o envelhecimento celular, minerais como potássio, fósforo e manganês que participam de diversos processos do metabolismo, fibras que mantém a saúde gastrointestinal”, disse a médica veterinária.

Apesar dos benefícios, vale destacar novamente que não é recomendado oferecer pinhão para cachorros obesos ou diabéticos, já que a semente é bastante calórica e rica em carboidratos. Ou seja, antes de oferecer pinhão para o seu cachorro, o ideal é consultar o seu médico veterinário de confiança para garantir que o alimento traga benefícios ao invés de problemas para a saúde dele!

Agora que você já sabe que cachorro pode comer pinhão, visite o blog da Petlove para mais dicas e informações sobre saúde canina!

Compartilhe esta matéria!

Sobre o autor

Gabriel Arruda

É Jornalista, apaixonado por pets e esportes. Está sempre em busca de novos desafios, justamente pela curiosidade que o toma conta. Pai de um Beagle chamado Johnny, mais conhecido como "o Destruidor".

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.