Cadastre-se e ganhe 20% OFF na primeira assinatura!

Cachorro pode cruzar com o irmão?

Você que está procurando um cãozinho para adotar em canis de criadores, fique atento(a) a essas informações que daremos agora! 

Muitos tutores se questionam sobre se os cachorros podem cruzar com os irmãos e a resposta é bem simples e direta: cachorro não pode “cruzar” com o irmão. Vem ver os motivos!

cachorro lambendo irmão

Por que cachorro não pode cruzar com o irmão?

A prática da endogamia ou consanguinidade infelizmente é comum em canis não idôneos e consiste em acasalar cães que tenham um parentesco como irmãos de mesma ninhada ou ninhadas diferentes, mas que têm em comum o mesmo pai e mãe, mãe e filho ou pai e filha, ou também parentes mais distantes como primos e avós com netos. Quanto mais próximo for o grau de parentesco, maiores os riscos para o filhote. Continue lendo para descobrir o porquê. 

Alguns criadores praticam a endogamia entre cães de grau de parentesco mais próximo em seus canis, pois afirmam que acasalar cachorros irmãos ou parentes próximos potencializa a característica marcante da raça e do indivíduo em questão, visto que, quanto maior for o grau de parentesco dos pais, a ninhada será mais parecida geneticamente e fenotipicamente com eles. 

Entretanto, essa prática não é aconselhada, visto que filhotes dessa ninhada podem ter mais chances de apresentar problemas de saúde como órgãos mal formados e herdarem doenças genéticas que podem se manifestar ao longo da vida do pet, prejudicando sua qualidade de vida.

Como posso evitar o cruzamento entre irmãos? 

Você deve estar se questionando, mas como posso “fugir” dessa situação e adotar um cãozinho que não é proveniente dessa modalidade de acasalamento? 

É mais simples do que parece. Ao procurar por criadores, opte pelos mais renomados, que te chamem para uma visita, que respondam a todas às suas perguntas sobre esse tema e que te provem a respeito da genética dos animais. Canis sérios possuem dados genéticos dos seus cães, pois conseguem mensurar por coeficientes específicos o grau de consanguinidade de cada ninhada, escolhendo o filhote gerado a partir do acasalamento entre cães de grau de parentesco mais distante a fim de evitar problemas futuros.

Agora que você já sabe que cachorro não pode cruzar com o irmão, venha conferir com quantos meses o cachorro pode cruzar!

Compartilhe esta matéria!

Sobre o autor

Marina Rodrigues

Médica-veterinária apaixonada por animais e escrever, mãe da Meg, uma salsicha cor de chocolate, idosinha e muito carinhosa.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.