Cachorro pode tomar azeite?

Os cachorros podem tomar azeite? Essa é uma pergunta bastante comum e tenho certeza que você, Petlover, já pensou se ele promove os mesmos benefícios que traz para a dieta humana. Já respondendo a sua dúvida, sim, os cães podem tomar azeite, porém, é preciso ter muito cuidado.

Cachorro pode tomar azeite?

Benefícios do azeite para os cachorros

O azeite é uma verdadeira fonte de antioxidantes que pode ser extremamente útil para manter a pelagem e a pele saudáveis. Inclusive, essa é a razão mais comum que os médicos veterinários recomendam para os pais humanos. Ele é responsável por aumentar o brilho dos pelos e ainda ajuda a reduzir a possibilidade de inflamações e coceiras nos cães.

Um consumo ajuizado de azeite também pode contribuir para evitar problemas relacionados às articulações, como artrite e displasias, e pode ajudar cachorros com  prisão de ventre, graças ao seu efeito laxante.

Como dar azeite para os cachorros?

Embora alguns optem por aplicar o azeite diretamente nos pelos e na pele do cachorro, o mais recomendado é fazer com que o pet o consuma em vez de usá-lo como se fosse um “condicionador”. Diga-se de passagem, passar azeite no cão pode fazer com que ele se lamba excessivamente, o que pode deixar a pele ainda mais seca ou irritada.

Mas, afinal, qual a melhor maneira de oferecer azeite? A resposta é simples: misture-o na ração seca ou úmida do cachorro. Para os cães que são alimentados com comida caseira, o processo é o mesmo. O ideal é dar uma pequena quantidade, sob orientação do médico veterinário ou nutricionista, para evitar problemas como a pancreatite, por exemplo.

Qual azeite posso oferecer para o meu cachorro?

Decidiu oferecer azeite para o seu cão? O mais recomendado é dar o azeite de oliva extra virgem, pois é o que tem um teor de ácido inferior e, por isso, apresenta um sabor mais fresco. Além disso, ele oferece vitamina E, Ômega 3 e gorduras saudáveis.

Se atente à quantidade!

Vale destacar que é necessário tomar muito cuidado ao oferecer azeite para um cachorro. Por ser rico em gorduras, ele não deve ser dado em grande quantidade, pois pode causar diarreia ou até pancreatite, em casos mais extremos. Também é importante salientar que, se o seu cão estiver apresentando algum sinal de vômito ou diarreia, você não deve oferecer o produto, pois ele pode irritar o trato gastrointestinal de cães que estejam com a barriga sensível.

A quantidade recomendada varia de acordo com o peso do cachorro. Para cães saudáveis de pequeno porte (até 10Kg), ½ colher de chá basta. Já os de médio porte (11 a 30Kg) podem ingerir uma colher de chá, enquanto os de grande porte (30Kg em diante) podem consumir uma colher de sopa.

Quer saber qual a quantidade exata para o seu cão? Apenas um médico veterinário ou zootecnista serão capazes de orientá-lo para que o azeite traga benefícios ao invés de malefícios.

Sobre o autor

Gabriel Arruda

Gabriel Arruda

É estudante de Jornalismo, apaixonado por animais e esportes. Está sempre em busca de novos desafios, justamente pela curiosidade que o toma conta. Pai de um Beagle chamado Johnny, mais conhecido como "o Destruidor".

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.