Vira-lata caramelo: tudo sobre esse cachorro que é a cara do Brasil
Muito mais que samba e futebol: o Brasil é o país do vira-lata caramelo. Tudo sobre o cachorro que mora no coração de cada brasileiro.
Um ícone da cultura popular brasileira. Quem há de negar que o vira-lata caramelo representa o Brasil mais que samba e futebol? Muito provavelmente você é próximo de algum cachorro como este; seja seu, de algum amigo, ou de alguém da família.
Por que o cachorro caramelo é a cara do Brasil?
Bem, antes de dados científicos ou pesquisas, o vira-lata caramelo vive no imaginário coletivo, está presente nos quintais das casas por onde passamos, nos parques, nas ruas e botecos, acompanhado de alguém ou simplesmente dando um rolezinho por conta própria, dependendo da região onde vive.
Como o vira-lata caramelo virou um símbolo nacional?
A internet ajudou na consagração deste pet, que já foi tema de uma petição pública que aconteceu em 2020, em que se elegia o vira-lata caramelo para estampar as notas de duzentos reais: “não descartamos a relevância do lobo-guará na história e na fauna brasileiras, porém o cachorro vira-lata está mais relacionado ao cotidiano dos brasileiros e, além disso, é presente em todas as regiões do país”, dizia a petição.
Além de representarem a maioria dos cachorros brasileiros, os cachorros sem raça definida – SRD, constituídos em grande parte pelos caramelos, são os mais queridos por aqui no Brasil, e segundo pesquisa realizada pelo Instituto Qualibest, em 2017, estão presentes em 41% dos lares com cachorro.
Os vira-latas são tão populares e queridos no Brasil que existem até mesmo nomes diferentes para esse pet dependendo da região – porém, o sucesso é o mesmo em todo território nacional!
Conheça a origem do cachorro vira-lata caramelo
E será possível saber a verdadeira origem do vira-lata caramelo? Esse cachorro cheio de curiosidades, que está sempre surfando na onda dos memes e que supera o carisma de muitos de seus semelhantes, mas que também faz ar de misterioso na hora de investigar a sua história.
Um estudo feito pelo projeto MuttMix em 2018, alega que é quase impossível saber quais raças que dão origem a um vira-lata (termo inclusive que já foi mal visto e usado de maneira pejorativa).
Foram apresentadas fotos de 31 cães SRD a leigos e especialistas. Após as suposições das possíveis raças presentes nos genes do cachorro, foram realizados testes genéticos para encontrar a resposta. Resultado: apenas 25% dos participantes conseguiram citar raças com alguma precisão.
Em 2020, o doutor em microbiologia Átila Iamarino gravou um vídeo em seu canal do YouTube intitulado “A origem do vira-lata caramelo”. Nele, ele explica que os cães domesticados têm origem nos lobos selvagens e, durante o processo de domesticação destes animais, aconteceu um fenômeno relacionado à cor da pelagem.
“Provavelmente fomos nós que criamos a variedade de cores dos cachorros sem querer quando selecionamos lobos mais dóceis com a nossa companhia e depois a gente ainda aumentou essa variedade de cores e pelos conscientemente conforme passamos a criar e conviver com cachorros pelo mundo todo”, explica Iamarino.
Ele explica que: “quando selecionamos animais mais tranquilos, não é só o temperamento deles que muda, a cor dos pelos muda também, aparecem, por exemplo, animais malhados, com padrões que a gente não vê em animais selvagens. O que parece ter uma relação em como o sistema nervoso se forma, e as células que dão as cores dos pelos”.
O doutor também complementa dizendo que a cor que tem mais facilidade para se manifestar no pelo dos cachorros, é a cor preta. É só quando a cor preta não aparece que as outras cores mais avermelhadas tem uma chance, como o marrom claro do cachorro caramelo.
As cores dos pelos surgem por meio de duas misturas: a quantidade de pigmento preto, que é a eumelanina, e a quantidade de pigmento vermelho, a faeomelanina.
Por que é uma ótima ideia adotar um vira-lata caramelo?
Que adotar um vira-lata caramelo é uma ótima escolha para a sua vida e a vida do cachorro, já sabemos. Os cachorros SRD, porém, não possuem padrões comportamentais já estabelecidos como um cachorro de raça pura, com pedigree, uma vez que é mais difícil fazer um levantamento genético das origens do animal antes da doação.
Outros fatores que contribuem para a compreensão do comportamento do cachorro é entender o seu passado, o ambiente em que vivia, se ele passou por algum trauma, ou se teve um lar, um convívio pacífico com outros pets e seres humanos. Se você já se convenceu a adotar um vira-lata, sugerimos checar nossa lista de nomes para cachorro vira-lata!
Como cuidar de um vira-lata caramelo?
Como qualquer outro cachorro vira-lata, é preciso ter consciência de que este pet pode ser originário de algumas misturas de raças muitas vezes desconhecidas pelo tutor: esteja preparado para boas surpresas no que diz respeito ao temperamento do cachorro, e isso é um dos pontos mais interessantes em se ter um vira-lata: seu temperamento próprio, que se destaca pela energia, bom humor e companheirismo.
Acompanhamento veterinário, vacinas em dia, castração, muitos passeios e brincadeiras são fatores essenciais para cuidar de seu vira-lata caramelo! É muito importante que ele viva em um ambiente onde possa se exercitar, descansar e receber muito amor.
Lógico que assim como todos os pets, um bom plano de saúde pet também pode ser uma ótima pedida para cuidar e prevenir a saúde do vira-lata caramelo.
Por isso, se você já tem ou pretende adotar um cachorro caramelo, aproveite pra conhecer o Plano de Saúde Petlove, o maior convênio pet do Brasil com benefícios e uma rede credenciada incrível para proteger o seu cãozinho!
Traços do vira-lata caramelo: o mais queridinho do cães
Outro ponto favorável aos vira-latas foi destacado numa pesquisa feita na Universidade de Aberdeen e de Napier, na Escócia, que alega que cachorros sem raça definida são mais inteligentes do que os cães de raça com pedigree.
Para esse estudo foram aplicados sete testes em 80 cachorros. Os cães avaliados receberam nota de até 30 pontos. A média entre os os vira-latas foi de 20 pontos, contra 18 dos cães de raça pura.
Para os cientistas, os vira-latas apresentam melhor noção de espaço e resolvem problemas com mais facilidade do que os cães com raça definida.
Garanta o melhor cuidado para o seu cachorro caramelo!
Por mais que os cachorros vira-latas tenham uma saúde de ferro, eles também precisam de cuidados. Pra ajudar nisso, o Plano de Saúde Petlove é a melhor opção.
Conte com uma rede credenciada de mais de 6 mil parceiros, com profissionais incríveis, clínicas, hospitais veterinários, laboratórios, pet shops e especialistas à disposição em mais de 285 cidades do Brasil. Esse é o Plano Petlove!
Se você tem um cão ou gato, seja qual for a raça, pode contar com as melhores coberturas para o seu pet. É certeza de economia e prevenção para a saúde do seu bichinho. Fale com a gente e proteja o seu vira-lata caramelo hoje mesmo!
Cuide do seu pet com quem mais entende de amor e saúde!
Plano de saúde Petlove.
Se tem pet, tem que ter!