Cachorro que sempre vomita no carro

A situação não é nada agradável mesmo, primeiro porque você vê o pet sofrendo, depois porque não é nada fácil limpar toda a sujeira que toma conta do carro. Mas, afinal, por que tem cachorro que sempre vomita ao passear de carro?

Há duas respostas para essa pergunta. A primeira é que o seu filho de quatro patas fica com muito medo quando dá uma volta de carro, pra ele é algo assustador e estressante. Outra possibilidade é que o cachorro até goste de ficar com o focinho grudado na janela, porém, ele passa mal devido a cinetose – um distúrbio que nós também podemos ter e  que causa uma estimulação no sistema vestibular do ouvido (aquele que nos ajuda a manter o equilíbrio).

Cachorro deitado no colo de uma mulher

Cachorro vomitando no carro: tratando o medo 

O médico veterinário é quem pode avaliar se o seu cachorro passa mal devido a cinetose ou porque ele tem um pico de estresse toda vez que você coloca ele no banco de trás do carro. A boa notícia é que em ambos os casos dá pra ajudar o peludinho a ficar numa boa e curtir os passeios ou as viagens com a família.

Falando do medo que os cães podem sentir, uma boa maneira de evitar que isso aconteça é acostumando-os ao carro desde filhotes. No começo não precisa nem sair da garagem, basta deixar o peludinho conhecer o carro por dentro, acostumá-lo a ficar no assento e apostar no reforço positivo para que o convite para um passeio traga sempre boas memórias.

Na segunda etapa, comece a fazer passeios curtos, sem pisar muito no acelerador e evitando ruas barulhentas, afinal, se o barulho das buzinas e a sensação de velocidade já tiram a nossa paz, imagina para os pets… De preferência, leve outra pessoa nesses passeios para que ela possa dar atenção ao cachorro, interagir com ele e fazer um carinho para que ele se sinta seguro e confortável.

Aqui vão algumas dicas de ouro para você praticar sempre:

  • Não feche totalmente as janelas – ambientes abafados contribuem para sensação de mal-estar.
  • Não deixe o cachorro com o focinho pra fora da janela – além de ser perigoso, o vento forte pode causar problemas nos olhos, ouvidos e, claro, respiratórios.
  • Utilize uma bolsa de transporte – cachorro solto no carro é perigoso para todo mundo.
  • Cuide da alimentação – nada de passear logo após o pet comer e nem ficar alimentando ele durante os passeios.
  • Faça pausas – passeios mais longos ou viagens merecem paradas periódicas, sempre lembrando do cuidado com a alimentação do cachorro.

Cachorro que sempre vomita no carro: tratando a cinetose

Para prevenir o vômito ou a salivação excessiva – sim ela também pode ocorrer – há algumas opções no mercado pet que você pode ter sempre em casa. Converse com o médico veterinário para saber quais são as mais adequadas para o seu pet.

Aqui vamos deixar duas sugestões: a primeira é o uso de antieméticos: um de nome muito conhecido e que também tem a sua versão para cães, o Vonau Vet, que já vem com uma seringa dosadora, e o Cerenia, feito especialmente para os pets e muito indicado pelos profissionais. A outra é um produto homeopático, o Homeo Pet Anizen, que auxilia no alívio do estresse e ajuda a combater os distúrbios comportamentais. 

Compartilhe esta matéria!

Sobre o autor

Anderson Mafra

Jornalista apaixonado por animais, comunicação, música e que não perde um concurso cultural (na verdade já perdeu vários). Curioso de mão cheia, quer saber sempre mais e compartilhar conteúdo, dicas e curiosidades do mundo pet. É um petlover assumido, sem chance de reabilitação.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.