Cadastre-se e ganhe 20% OFF na primeira assinatura!

Cinco dicas para dar banho em filhotes de cachorro

A cadelinha deu cria ou você adotou um cãozinho ainda bem pequeno, e na sua cabeça de mãe ou pai de pet pairam as mais diversas dúvidas, entre elas: qual nome vou dar, qual ração comprar, quais vacinas dar e qual idade ideal para dar banho em filhotes de cachorro?

Cachorro filhote tomando banho

Pra responder esta última pergunta o mais indicado é procurar ajuda de um médico veterinário, pois essa estimativa varia de uma raça e outra. Após o especialista liberar o primeiro banho do pet é importante prestar atenção a pequenos detalhes para que a experiência do bichinho na primeira ducha não seja traumática e muito menos provoque machucados.

Se você não é nenhum especialista no assunto, mas também não quer terceirizar o banho do seu filho de quatro patas, veja abaixo as nossas dicas especiais para dar banho em filhotes de cachorro.

1. Deixe tudo pronto

Antes de pegar o cãozinho no colo, prepare o ambiente do banho. Deixe o ambiente cercado para que o bichinho não consiga escapulir enquanto você tenta segurá-lo com as mãos cheias de sabão. Dependendo do tamanho do animal, uma banheirinha pode ser uma excelente opção, e não esqueça de deixar acessível tudo aquilo que for precisar: shampoo, luva, escova, toalha etc. Se você precisar sair para pegar alguma coisa durante o banho, o jovem peludinho provavelmente não te esperará sentado e pode cair e se machucar.

2. Use produtos específicos

Jura que você pensou mesmo em usar aquele restinho do seu shampoo para cabelos quimicamente tratados para dar banho no seu pet? Ele merece mais cuidado, né? Use somente produtos que foram elaborados para atender as necessidades do animal, ainda mais os filhotes. Lembre-se dos riscos envolvidos como os casos de alergias e problemas respiratórios.

3. Atenção à água

Principalmente nos primeiros banhos, o cachorrinho pode demonstrar medo excessivo de água, afinal, quando ele recebe um jato na cabeça acha que será afogado. Por isso, água com menos pressão possível, sem deixar escorrer para o focinho e começando o processo de maneira gradativa. O cuidado com a temperatura é algo óbvio, mas o que não é tão evidente e merece atenção é não permitir que o bichano beba a água do banho e muito menos lamba o shampoo para não correr o risco de intoxicação.

4. Pronto, já acabou

A primeira experiência vai ficar melhor se você não se apegar a muitos detalhes e tornar o banho muito demorado. Aposte numa ducha rápida, mais simples, e deixe as mais elaboradas para oportunidades futuras. Dessa maneira, se o cachorro gostou da novidade ele vai ficar mais animado pro próximo convite, e caso ele não tenha curtido muito pelo menos vai ficar com aliviado por ter acabado rápido. Com o tempo ele provavelmente começará a enxergar melhor os benefícios.

5. Secagem cuidadosa

Não esqueça que secar o peludinho também faz parte do processo do banho e pisar na bola nessa hora pode colocar tudo a perder. O pequenino ainda é bem sensível, por isso, nada de secador barulhento e nem dando aquele “sopro do dragão”, que além de incômodo pode queimar a pele do animal. Veja se a escova que irá utilizar não é muito dura e nada de querer fazer tudo à força, caso o filhotinho fique muito agitado, pegue ele no colo, deixe-o acalmar e retome o processo carinhosamente.

Agora que você já sabe como dar banho em filhotes de cachorro, visite o Blog da Petlove para mais dicas de saúde e higiene canina.

Compartilhe esta matéria!

Sobre o autor

Jade Petronilho

É jornalista por formação e comportamentalista veterinária por paixão. Desde criança é a "louca dos bichos", por isso resolveu estudar medicina veterinária, etologia e nutrição animal, mas ainda pretende, um dia, fazer zootecnia. Atualmente tem dois cachorros, três gatos e oito peixes, mas além de cães, gatos e peixes, também já foi tutora de um coelho, três periquitos, dois porcos da índia, dois pintinhos e três cabritos. Hoje, é Coordenadora de Conteúdo Veterinário da Petlove&Co.

1 Comentário

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.