Solução para limpar ouvido de cachorro

A limpeza das orelhas é uma parte importante da higiene para manter o seu cachorro saudável e feliz! Devido à forma como as orelhas dos cães são estruturadas, detritos e outros materiais nocivos podem ficar presos em seu interior e acabar trazendo algumas doenças, como algumas causadas por parasitas e que resultam em secreção e mau cheiro. Confira quatro problemas que seu peludo pode ter no ouvido

Realizar a limpeza rotineira dos ouvidos dos cães reduz as chances do ambiente da orelha ser propício à proliferação de bactérias e fungos, mas antes de pegar os cotonetes, você deve aprender quando deve limpar as orelhas do seu cão e como fazer a limpeza, inclusive conhecendo quais produtos utilizar para isso.

Posso realizar a limpeza auricular em casa?

Apesar de ser fácil realizar a limpeza das orelhas e existirem muitos produtos disponíveis no mercado, é importante primeiro verificar com o médico veterinário do seu pet se é necessário fazer isso em casa. Alguns produtos de limpeza auricular podem ser prejudiciais para seu cão (inclusive causando intoxicações se não usados de forma adequada).

Usar produtos humanos, cotonetes, palitos ou outros instrumentos está terminantemente proibido. Perfurações na região podem causar sérios danos, além de muita dor. Na dúvida, peça a ajuda de um profissional. 

Como escolher um limpador auricular

Existem muitas soluções de limpeza de ouvido disponíveis, por isso é preciso saber qual comprar. As soluções com pH fisiológico, igual ao da pele do animal, são bem utilizadas e seguras para seu peludo, principalmente para limpezas rotineiras.

Ao escolher por conta (sem a indicação do médico veterinário) um limpador de orelhas de cachorro para usar, evite produtos com peróxido de hidrogênio ou qualquer outro tipo de ácido e álcool, pois esses compostos podem danificar seriamente o funcionamento interno das orelhas e causar muita dor. Você pode encontrar soluções líquidas ou em gel, o importante é que seja sempre utilizado de forma segura, conforme indicação do rótulo do produto ou orientações de um profissional.

O melhor limpador de orelha será sempre aquele recomendado pelo médico veterinário do seu cão, por isso, em caso de dúvidas, nunca deixe de consultá-lo antes de realizar qualquer procedimento.

Conheça 10 opções disponíveis.

Limpador Auricular Phisio Anti -Odor

Loção Limpa Orelha Virbac Epiotic Spherulites

Surosolve Líquido Elanco Limpeza Auricular

Limpador Auricular Bayer Vetriderm Oto

Limpa Ouvido Natural Propovets Própolis Verde

Solução Ourofino para Limpeza de Ouvidos Limp e Hidrat

Solução para Limpeza de ouvidos Chemitec OTO-TOP

Limpador Auricular Micelar Soft Care K-Treat

Solução Pet Society Hydra Groomers para Higiene dos Ouvidos

Solução Pet Society Soft Care Limpeza Auricular Oto Clean Up

Etapas da limpeza

Você nunca deve usar cotonetes em seu cachorro. Cotonetes, quando colocados dentro do canal auditivo, podem causar danos e acúmulo excessivo de cera (que será empurrada para dentro). Como você limpará apenas a parte externa das orelhas do seu cão, basta usar bolas de algodão ou gaze (para colocar no dedo), seguindo sempre as orientações disponibilizadas na bula do produto escolhido.

  1. Molhe o algodão ou gaze com o produto de limpeza recomendado pelo médico veterinário.
  2. Se a orelha for pendular (caída), puxe delicadamente a ponta da orelha do seu cão, verticalmente, para expor a parte interna da orelha, se ela for ereta, basta dobrar a cartilagem delicadamente para conseguir acessar o conduto.
  3. Usando o algodão úmido ou gaze enrolada em seu dedo, massageie suavemente a base e a aba da orelha de seu cão por cerca de 30 segundos. Alguns produtos são pingados diretamente na orelha.
  4. Após massagear, limpe qualquer resíduo, incluindo cera ou sujeira, com um algodão limpo ou um pedaço de gaze limpo. 
  5. Observe seu peludo, em qualquer sinal de resistência, não continue limpando a orelha. Se você notar que ele quer balançar a cabeça, deixe sacudir! Balançar a cabeça é uma resposta natural e pode auxiliar na retirada do produto que pode ter ficado lá dentro.
  6. Depois que seu cão terminar de sacudir a cabeça, verifique se algum outro resíduo saiu. Nesse caso, certifique-se de limpá-lo novamente.
  7. Depois de terminar de limpar a orelha de seu peludo, dê a ele uma guloseima para recompensar o bom comportamento. Fazer isso desde filhote facilita o manejo durante toda a vida do pet.
  8. Se durante a limpeza você notar excesso de cera, mau cheiro, vermelhidão ou outras alterações, consulte  um médico veterinário.

 

Sobre o autor

Gabriela Teixeira

Gabriela Teixeira

Estudante de medicina veterinária e mãe da Bela. Possuo formação em Biotecnologia, mas o amor por pets sempre foi maior que minha curiosidade pela ciência, tive que mudar de área e seguir meus instintos..rs..Hoje, nutro minhas paixões e sigo curiosa por tudo que se refere a tratar bem de nossos pets.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.