Cinco motivos para ter um Pastor Alemão

É uma das raças mais populares da América, já foi estrela de filme, é o queridinho dos policiais e, além de tudo isso, é bastante procurado para orientação e assistência de deficientes, pastoreio e obediência competitiva. Quer mais motivos para ter um Pastor Alemão? Tudo bem, a gente traz pra você.

Pastor Alemão

É molezinha falar sobre as virtudes de um cão tão cheio de qualidades e que é “pau pra toda obra”. Difícil mesmo é eleger os atributos para destacar. Veja abaixo o top 5 que a gente preparou desse companheiro fiel e super fácil de socializar.

Cão de guarda

Ele leva pastor no nome, mas pode ser considerado um especialista como cão de guarda. Com coragem de sobra e bastante devoção aos seus escolhidos, o Pastor Alemão mantém-se atento a todo instante e não vai medir esforços para proteger quem ele ama.

Um erro que não pode acontecer jamais (e isso vale para todas as raças) é deixá-lo somente no ambiente externo, amarrado ou acorrentado. Ele é um tipo de cachorro que apesar de aparentar ser de “poucos amigos”, necessita muito do contato com humanos e interagir com a família. Do contrário, se tornará um cachorro frustrado, repleto de insatisfações e problemas de comportamento, podendo ser agressivo.

Versátil

Cabem tantos adjetivos em um Pastor Alemão que talvez seja mais indicado falar sobre sua versatilidade. Destacando-se ao máximo em tudo que se propõe a fazer, ele figura entre as raças mais conhecidas do mundo por sua grande capacidade de execução.

O grandalhão é capaz de, entre outros, liderar cegos, perseguir criminosos, farejar substâncias ilegais, servir nas forças armadas e visitar doentes. O cão “trabalhador” dá conta do recado sempre que uma tarefa lhe é endereçada. E mais do que aprender rápido, ele vai gravar facilmente e sempre atender aos seus comandos com entusiasmo.

Inteligente

O que faz do Pastor Alemão um canino multitarefas, é sua inteligência e disposição para aprender coisas novas. Ele faz questão de agradar seu tutor e poucas coisas são mais recompensadoras do que sentir que atendeu às expectativas.

É uma das raças mais inteligentes do mundo e ocupa a posição número três no ranking do livro “A Inteligência dos Cães”, de Stanley Coren. Com bom temperamento e obediência de sobra, em pouco tempo de treinamento ele será capaz de surpreender a sua expectativa, seja em atividades de agilidade ou táticas/ comportamentais.

Amoroso

Dono de um coração enorme, proporcional ao seu tamanho, ele vai te deixar apaixonado antes do que você imagina. 

Quando não estiver preocupado com a sua segurança, afinal ele precisa se manter alerta pra te proteger de algum perigo, o Pastor Alemão fará questão de te mostrar o quanto gosta de você e oferecer a cabeça com frequência para ganhar um carinho. Se socializado desde cedo, será o xodó da criançada e fará o tipo “irmão mais velho”.

Ativo

Esteja certo que o seu estilo de vida é compatível com a deste animal que tem energia inesgotável. Mantenha-o ocupado com brincadeiras, exercícios e tarefas para que ele queime calorias e desenvolva sua saúde mental.

Brincadeiras estimulantes são ótimas para manter seu amigo equilibrado. Buscar a bolinha, esconder objetos e fazer caminhadas todos os dias vão deixá-lo muito feliz e cansado na medida certa. O Pastor Alemão é o tipo de cachorro que nunca vai reclamar de fazer algumas horas extras no seu expediente.

Sobre o autor

Anderson Mafra

Anderson Mafra

É jornalista apaixonado por animais, comunicação, música e não perde um concurso cultural (na verdade já perdeu vários). Curioso de mão cheia, quer saber sempre mais e compartilhar conteúdo, dicas e curiosidades do mundo pet. É um petlover assumido, sem chance de reabilitação.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.