Clicker para cachorro

Você conhece o clicker para adestramento de cachorro? Um aparelhinho muito simples, barato, de fácil uso que vai lhe ajudar no treinamento e adestramento do seu melhor amigo. Em inglês existe um termo “click and treat”, algo que para a língua portuguesa seria “clique e agrade”.

Mas o que isso significa? O que torna esse aparelhinho super simples num potente auxiliador de adestramento?

Modo de ação do clicker para cachorro:

Sabemos que os cães podem ser condicionados por estímulos ou por “agrados”. O clicker deve ser usado da seguinte maneira, toda vez que o seu cachorro faz algo correto e você quer adestrá-lo deve oferecer um agradinho (treat –petiscobiscoitobifinhoossinhos, etc) e clicar com o clicker um pouco antes de oferecer o agrado. Essa técnica positiva ajudar o seu cachorro a entender que toda vez que ele fizer algo correto ele vai ganhar o petisco com um ruido do clicker.

Você pode estimula-lo com essa técnica em varias situações como:

– fazer xixi e coco no local correto

– ensinar a sentar

– ensinar a dar a patinha

– ensinar a ficar num local

Enfim, tudo o que você quiser ensinar como técnica positiva você pode usar o clicker. É uma técnica usada pela maioria dos adestradores e treinadores de cães e até de animais silvestres como golfinho, pássaros, etc.

Mas porque usar um clicker e não um comando verbal?

Essa questão é bem controversa entre os adestradores, vou colocar a minha opinião pessoal. O clicker emite sempre o mesmo som sem variação e fica mais facil para o cachorro entender o processo de adestramento, ao passo que a nossa voz pode ser misturada com outras vozes, podemos ter alteração no volume, no tom, no ritmo e isso cria um padrão diferente ao ouvido do cachorro para ele associar com o adestramento ensinado.

Dr Márcio Waldman – Médico veterinário – Fundador e diretor do www.petlove.com.br

Crédito foto:

Site Pixabay – http://pixabay.com/en/dog-yorkshire-terrier-small-dog-216282/

Sobre o autor

Dr. Marcio Waldman

Dr. Marcio Waldman

Medico veterinário, diretor e fundador do www.petlove.com.br. Formado em 1988 pela Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia da USP e pós graduado em latu sensu em odontologia veterinária, foi secretário geral da Anclivepa SP (associação nacional de clínicos veterinários de pequenos animais) e sócio fundador do Simpavet (sindicato patronal dos médicos veterinários). Atuou como clínico veterinário de pequenos animais de 1988 a 2005 em São Paulo, e em 2005 terminou a atividade na clinica para se dedicar exclusivamente ao Pet Love.

Deixe um comentário