Como eliminar pulgas e carrapatos?

 

geracaopet.com.br

geracaopet.com.br

Para muitas famílias, eliminar pulgas e carrapatos dos cachorros e gatos é um desafio. Essas pragas se reproduzem rapidamente e, quando temos pets que costumam passear na rua, as chances desses parasitas entrarem em casa aumentam – e muito! Por isso, não basta apenas aplicar os produtos antipulgas e carrapatos somente nos animais, pois as pragas já se proliferaram nos cobertores e pisos de casa.

Além de infestar o animal, eles também se hospedam nos pisos de madeira, cobertores e casinhas do cão ou gato, aumentando rapidamente sua população no ambiente e deixando não só o pet, mas também a família sujeita às doenças que hospedam.

Como eliminar pulgas e carrapatos?

Confira dicas de como eliminar pulgas e carrapatos do ambiente e do animal:

Isole o cão ou gato

Primeiramente, deve-se isolar o cão ou gato. As pulgas e carrapatos têm preferência pelos animais, sendo eles um ótimo lugar para se reproduzirem. Limitando a área de circulação do animal e seu contato com outros cães e gatos, diminuem as chances de infestação.

Remédio para pulga e carrapato

Administrar produto antipulgas e carrapatos nos animais de casa. No mercado existem opções em forma de pipetas, sprays ou comprimido (veja opções para cachorros aqui e para gatos aqui). Atenção: o produto deve ser específico para animais e o ideal é que um veterinário indique qual a melhor opção de antipulga e carrapato para seu animal de acordo com sua idade e saúde.

Capriche na limpeza

Lavar roupas de cama, roupas dos animais, capas de almofada e todos os tecidos possíveis. As pupas de pulgas, diferente do carrapato em sua fase inicial, não são visíveis aos olhos. Portanto, a limpeza dos mínimos detalhes é necessária.

Eliminar pulgas e carrapatos do ambiente

Administrar pesticida em toda a casa. Desta forma, eliminam-se as pragas dos pisos (principalmente os de madeira, onde os ovos ficam entre as tábuas) e móveis.

Estes passos devem ser seguidos corretamente, destacando-se a limpeza diária da casa.

almanaquepet.com.br

almanaquepet.com.br

Além de eliminar as pulgas e carrapatos do ambiente, devemos fazer o controle mensal em cães e gatos com antipulgas e carrapatos. Assim, prevenimos novas infestações e diversas doenças dentro de casa, como vemos a seguir:

Doenças da pulga

As pulgas de gatos podem hospedar uma bactéria chamada bartonela (Bartonella spp.). Trata-se de uma zoonose (doença que passa do animal para o ser humano), podendo infectar o homem através da picada da pulga ou arranhadura do gato infectado. Os principais sintomas são anemia, febre e perda de peso. Além disso, as pulgas ainda podem transmitir um parasita intestinal ao animal (Dipylidium caninum) já que, ao se coçar com a boca, a pulga é ingerida dando início ao ciclo do verme. Vermes intestinais causam anemia e dores abdominais ao animal.

Outro problema que a pulga causa nos animais é a Dermatite Alérgica por Picada de Pulga (DAPP), que ocorre quando o animal infectado possui alergia à substância que a pulga inocula. Isso causa sérias lesões na pele do animal, acompanhada de intensa coceira e queda de pelo.

Doença do carrapato

São popularmente chamadas de “doença do carrapato“. As doenças transmitidas pelo carrapato são mais comuns em cães e podem ser contaminados por um ou os dois agentes infecciosos . São eles: Erlichia sp.(causa a erliquiose) e Babesia sp.(causa a babesiose), ambos têm como alvo as células sanguíneas, por isso são chamados de “hemoparasitose”. Entre os principais sintomas da erliquiose, destaca-se a diminuição plaquetária, podendo levar a graves sangramentos e a anemia, presente em ambas formas da doença. Prostração, queda da imunidade, febre, aumento do baço também são sinais da doença.

É comum a doença do carrapato ser diagnosticada tardiamente, já que alguns animais não apresentam prostração e seu dono se dá conta apenas quando a anemia ou sangramento aparecem. Por isso a importância de consultas clínicas com frequência ao veterinário.

Ao encontrar um carrapato em seu animal, também tome cuidado, pois o carrapato-estrela hospeda a bactéria que causa a febre maculosa no ser humano, caracterizada por febres altas e pequenas hemorragias. Portanto, tire sempre com uma pinça ou luva.

Fazer o controle mensal para eliminar pulgas e carrapatos é pra lá de importante. Afinal, prevenindo sua presença, estamos prevenindo diversas doenças. Seu animal, sua casa e sua saúde agradecem!

www.centroveterinariocambui.com.br

Sobre o autor

Juliana Packness

Juliana Packness

Especialista em patologia clínica veterinária

11 Comentários

  • Minha cachorrinha está com 4 meses e não tomou as vacinas agora estou dando pq não era minha ! Posso dar o remédio de carapatos pq ela está com alguns o que faço

  • Eu gostaria de saber se tem algum produto natural para eu passar no gato idoso e debilitado, ele está desnutrido e com lêndea ficou dias sem comer pois estava no sio. Eu acho que ele pegou de alguns gatos que abandonaram aqui perto e todos entraram aqui na minha casa até os gatos de 5 meses filhote de uma das gatas estão com um pouco lêndea e não sei o que fazer. No chão passo vancid 10 e jogo alecrim nos cantos da casa e aonde eles dormem.
    Aqui na minha casa tem grama, árvores e plantas isso também pode aparecer pulgas e carrapatos?

    • Advocate, compre no mercado livre , é mais barato, resolve , os meus gatos tiveram pulgas , usei frontlyne mas voltou , gastei horrores no veterinário , com advocate sumiu , as lêndeas tb

  • Para lavar roupas de cama, roupas dos animais, capas de almofada e todos os tecidos possíveis e na limpeza da casa devemos usar só água e sabão?

    • Ola….para lavara roupas diversas uso vinagre no lavar e no enxague(vinagre de alcool)…e de 15 em 15 dias esburrifo alcool e vinagre de alcool no meu pet…mesmo levando elke a um pet shop para banhu.Obs: seco bem com o secador e escovo bem os pelos dele.

    • Geralmente nas almofadas , travesseiros e colchoes eu misturo alcool, vinagre de alcool e esborrifo em tudo ate nas cortinas de casa….kkkkk acho que vou virar socia da fabrica de vinagre kkkkkk…Olha Marina n sei se ajudou as minhas dicas, mas se quiser testar…fique a vontade…até nos xixis do pet lavo com vinagre de alcool e detergente…esfreo bem e enxaguo dinovo com vinagre…nao fica cheiro nenhum…

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.