A melhor maneira de evitar ao máximo que seu bichinho fique doente é a prevenção! Aplicar vacinas, antipulgas e vermífugos na frequência certa, oferece uma garantia maior de que seu amigo ficará saudável! Aqui vão algumas diquinhas sobre como evitar doenças em cachorro. Pedimos para a médica veterinária Dra. Alessandra Corigliano Peres nos dar um direcionamento sobre esse assunto. Então, vamos lá:
Como evitar doenças em cachorro: Vacinas
Essa é uma das armas mais importantes para a saúde seja dos animais ou mesmo dos seres humanos. A carteira de vacinação em dia sempre será sua melhor aliada no combate às doenças. Sem contar que, alguns lugares, principalmente hotéis pet friendly, exigem a carteira de vacinação em dia para permitir a hospedagem dos peludos.
Assim que essas bolinhas de pelos nascem, já com 45 dias de vida, eles devem começar a tomar as primeiras doses que devem ser administradas a cada 21 dias, nessa primeira “rodada” de vacinação.
São elas:
- V10: De três a quatro doses. (algumas raças como rottweiler e border collie são mais sensíveis, já que ocorre uma quebra de anticorpos maternos logo no primeiro mês, dessa forma, nessas raças são aplicadas quatro doses de v10)
- Raiva;
- Duas de gripe;
- Duas de giárdia.
Depois dessas primeiras doses, a prevenção funciona administrando as vacinas anualmente. Uma dose de cada uma dessas citadas por ano. Certo?
Antipulgas
O que mais tem no mercado hoje em dia são métodos para prevenir seu cachorro contra pulgas, além dos carrapatos que oferecem um risco enorme!
Você pode optar por pipetas, comprimidos, coleiras e shampoos:
Pipetas: são as mais comuns por serem de fácil aplicação e nem um pouco incômodas para os bichinhos. A aplicação deve ser mensal e é muito eficaz contra diversos parasitas.
Coleiras: alguns donos não gostam do fato de o animal ter que ficar de coleira o tempo todo, já que alguns não estão acostumados, ou possuem muito pelo que podem embolar. Além disso, antigamente, essas coleiras eram conhecidas pelo cheiro horroroso que tinham! Mas a tecnologia está aí e hoje em dia é uma ótima ferramenta na prevenção dessas pragas. Apesar de serem mais caras, algumas duram até seis meses. Minha cachorrinha usa uma dessas e ela funciona de verdade! Pulgas e carrapatos nem chegam perto dela e a coleira é super segura e não tem cheiro nenhum. E como só tem que trocar a cada seis meses, é um sossego só!
Shampoos: esses produtos são usados mais para eliminar os parasitas que já estejam se aproveitando do seu cachorro. Como ele não deixa resíduos, não serve como arma de prevenção.
Comprimidos: em sua maioria, também devem ser administrados mensalmente e, se seu amigo não dá aquele trabalhão para tomar remédio, é uma medida também eficaz. Mas hoje você encontra medicamentos que servem muito mais do que como meros antipulgas. Vamos falar deles aqui em baixo, no tópico dos vermífugos.
Vermífugos
Com 45 dias seu bebê cachorro já pode tomar o primeiro vermífugo. Ele toma uma dose e dali a 15 dias toma a segunda dose. Depois, a cada três meses deve-se repetir esse esquema para a prevenção.
Com o cachorro adulto, a frequência é igual a do filhote, mas o que acontece é que temos no mercado esses novos medicamentos que são super eficazes (como estávamos citando no tópico de cima). Eles servem tanto para a prevenção e combate a parasitas externos quanto parasitas internos, como vermes. Um exemplo é o Revolution, um medicamento que deve ser aplicado diretamente na pele e mantém seu animal seguro (no caso desse produto em específico, a aplicação deve ser mensal). Mas existem outras opções de comprimidos que precisam ser ingeridos apenas uma vez a cada três meses, não havendo a necessidade da repetição dali a 15 dias.
Bom, opções é que não faltam no mercado, basta achar aquela que seja mais eficaz e confortável para o seu animal.
Mas, importante: cada caso é um caso. Têm animais que ficam mais dentro de casa, outros vivem mais soltos, uns maiores, outros menores… tudo isso causa variação nas medicações e até mesmo nas frequências. Acima, fizemos uma lista genérica, mas é muito importante que seu amigo tenha acompanhamento veterinário para que ele indique quais são as formas mais indicadas para você e seu amigo seguirem sempre saudáveis!
Agora que você já sabe como evitar doenças em cachorro, visite o Blog Petlove para mais dicas de saúde.
Minha Pincher tem 40 dias dei o remédio d verme e o remédio pra carrapato mas daí ela está mto tristinha o que dazer só quer dormir só bebe água e não ser comer
Oi, Glaucia! Sempre que notar algo diferente, procure um médico veterinário e fuja de dicas de pessoas que não são especialistas. Um abraço!
Eu gostaria de aplicar anti pulgas na forma de injeção tem dois gatos de 12 e 1 ano, não consigo controlar as pulgas.
Boa tarde!
Posso dar vermífugo e antipulgas juntos? Tipo no mesmo dia, pode dar alguma alteração na reação dos medicamentos?
Obrigada!
Oi, Bom dia
Minha cachorra tem 51 dias e já dei a primeira dose do vermifugo já estou quase dando a segunda dose mas minha filhote esta com muitas pulgas eu posso administrar algum altipulgas nela agora ou ainda tenho que esperar ?
Oi ….gostaria de saber se remedio de verme junto com a de carrapato faz mal?
Pq minha mae deu pra cachorrinha dela e agora ela ta trite e nao quer comer.
Ola, tudo bem? Gostaria de algum comprimido que fizesse a função de vermifugo e antipulgas, e que precisaria ser repetido a dose a cada 3 meses, para um pug com 6 meses de idade e 8 kgs.
Desde já muito obrigado!!
Oi Orlando. Desculpe a demora em responder. Hoje em dia existem alguns medicamentos que fazem essas funções como o Revolution e o Bravecto. Mas o melhor é você pedir essa indicação para o veterinário do seu pug bebê. Além de ele ainda ser filhote, a raça, os hábitos, o peso… tudo isso vai influenciar em qual medicamento será o mais indicado.:)
Minhas cachorras estao fazendo fezes cm um tipo de verme que eu desconheço, ele é bem pequeno e achatado .existe um remédio especifico pra esse tipo de parasita ?
Oi Vivian! Por se tratar de uma coisa bem específica, é melhor levá-las ao médico veterinário. Com exames e avaliação correta, o veterinário vai te indicar o remédio que deixará suas cachorrinhas 100% saudáveis! 🙂