Cadastre-se e ganhe 15% OFF na primeira compra!

Como fazer mamadeira para gato recém nascido?

Como fazer mamadeira para gato recém-nascido? Talvez você pesquise por isso porque a mãe da ninhada por algum motivo rejeitou, abandonou os gatinhos ou infelizmente morreu. A princípio, sempre pensamos em procurar uma “mãe de leite”, mas o que precisamos ter plena consciência é de que em todos os casos, esses pequenos precisam de muita dedicação, amor e cuidados apropriados para crescerem bem e saudáveis. Saiba aqui como dar leite para gato filhote.

Gatinho tomando leite na mamadeira

 

Qual leite dar para gato recém-nascido?

O leite da mãe do gatinho é o mais ideal para o filhote, porém, em casos em que isso não é possível, você pode alimentar o gatinho filhote com leite de outra gata, ou utilizar um sucedâneo (leite comercial que substitui o leite da mãe felina).

O Sucedâneo lácteo tem como objetivo imitar o leite materno que o gatinho receberia, tentando entregar os principais benefícios que o alimento da mãe de gato oferece por meio da amamentação. 

Pode dar leite de vaca para gato filhote?

Segundo a médica veterinária do time de Pet Experience (PX), (Agda Magalhães, o leite de vaca não é recomendado, pois, o sistema digestivo dos pets passam por mudanças ao longo da vida, e com o tempo eles param de produzir a enzima “lactase”, que faz a quebra da lactose que provém do leite, podendo causar intolerância ao leite e sinais como diarreia, vômito e desconforto abdominal.

Mamadeira para gato recém-nascido

O recomendado é que você utilize a mamadeira específica para gatos recém-nascidos. Elas têm uma menor abertura no bico, que evita que o filhote engula uma grande quantidade de ar. A seringa também é uma boa opção para gatinhos de até quatro semanas de vida. 

Filhote sendo amamentado na mamadeira

Como preparar o leite para gato filhote

A médica veterinária recomenda que para esquentar o leite da mamadeira você faça um banho-maria na temperatura de 37ºC. Antes de oferecer o leite para o gato, é importante verificar se ele está na temperatura certa (você pode fazer isso colocando um pouco do leite no dorso da sua mão. Ele precisa estar numa temperatura agradavelmente morna). 

Outro cuidado importante é que é preciso misturar bem o pó do suplemento para evitar que ele fique em pedaços grandes demais, o que pode levar o gatinho a ter dificuldades de engolir. 

Também não se esqueça de olhar a quantidade de leite que sai do bico da mamadeira. O volume que sai da mamadeira não pode ser grande, para evitar que o filhote se engasgue. 

Cuidado para evitar que o leite vá para os pulmões

Um cuidado que chamamos atenção é sobre a maneira que devemos dar o leite para gato recém-nascido, pois se oferecido da maneira incorreta, pode fazer com que o felino aspire para os pulmões o alimento. Ao dar de mamar, o gatinho precisa estar com a barriga e patinhas para baixo. 

Agda Magalhães explica como podemos dar de maneira segura o leite na mamadeira para gato recém-nascido: “coloque o gatinho com a cabeça erguida e deixe-o mamar, então acaricie sua barriga como sua mãe o lamberia”, diz.

Para evitar que o gatinho fique ansioso a ponto de aspirar o leite, a médica veterinária recomenda que o tutor faça leves pausas na hora de dar de mamar. 

Qual quantidade de leite devo oferecer para um gato filhote?

A quantidade de leite oferecida na mamadeira para gato recém-nascido pode variar de filhote para filhote. Agda diz que normalmente a quantidade é de 21 a 26 calorias a cada 100 gramas de peso do felino. O ideal, nestes casos, é sempre pesar o pet e pedir orientações para o médico veterinário que o está acompanhando nesse processo para que o gato receba sempre a quantidade indicada de acordo com seu tamanho atual.

“Os filhotes precisam receber o leite pelo menos a cada três horas, ou seja, quatro a oito vezes por dia”, explica a profissional.

A Agda Magalhães recomenda que o tutor leve o gato para uma consulta no médico veterinário, que poderá dizer com mais precisão sobre a quantidade correta de leite a ser oferecida de acordo com o porte e peso do seu pet.

filhotes sendo amamentados na mamadeira

Durante quanto tempo devo dar leite para gato filhote?

O filhote deve receber a amamentação até os 45 a 50 dias de vida, embora alguns gatos se alimentem de apenas leite até oito semanas de vida. Após esse período, é importante realizar o desmame adequado com o uso da papinha de desmame, que ajudará muito o felino na fase de transição para a ração seca. 

“Nesse período, os filhotes começarão a apresentar os primeiros dentes e isso pode causar incômodo na mãe que estiver amamentando”, explica Agda. 

É importante que você leve seu gato recém-nascido ao médico veterinário para que ele o avalie e te dê as melhores recomendações específicas para o caso do seu gatinho. Lembre-se de nunca fazer dietas caseiras dadas por leigos! Isso pode colocar a saúde e a vida do seu pet em risco.

Compartilhe esta matéria!

Sobre o autor

Amanda Fernandes

Estudante de Jornalismo, mãe do Dachshund (vulgo salsichinha) Scott, da gatinha Cristal e do agapornis Alisson. Sou amante de pets e de história, mas principalmente por pets. Desde pequena conhecida pela super paixão por cachorros.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.