Gato filhote dorme muito?

Quem tem um filhote de gatinho já deve ter percebido que ele dorme bastante, não é mesmo? Às vezes os felinos dormem tanto que chegam a nos assustar. Mas calma que nós te explicaremos porque o gato filhote dorme muito.

Gato filhote dormindo

Gato filhote dorme muito?

Sim, os gatos filhotes dormem muito, isso porque depois do nascimento, os gatinhos ainda precisam desenvolver completamente algumas estruturas cerebrais, locomotivas e sensoriais, e o sono auxilia nesse processo

Cerca de 75% a 100% do sono dos gatos filhotes é conhecido como ‘sono ativado’, ‘sono com sonhos’ ou sono REM (movimento rápido dos olhos). Nesse sono há contrações, espasmos, alongamento e mudança de posição contínuos. Eles são importantes para o desenvolvimento neuromuscular dos gatinhos.

Quantas horas um gato filhote dorme?

Gatos neonatais (aqueles com até quatro semanas de vida), dormem a maior parte do dia. Cerca de 60% do tempo no período de 24 horas o gato filhote passa dormindo.

Durante o sono do gato filhote nós devemos evitar acordá-lo, é o que diz Isabela Zitti, especialista em comportamento felino e colunista do blog da Petlove. “O sono é responsável por restaurar algumas funções biológicas do gato filhote, como a produção de hormônios, consolidação de memórias etc.”. 

Gatinhos filhotes dormindo

Gato filhote dorme mais no inverno?

Durante a noite, assim como nós, os gatos produzem um hormônio chamado melatonina, que é responsável pelo regulamento do sono. No inverno, como o dia termina mais cedo, há o aumento da produção de melatonina, e consequentemente, aumento do sono. 

“O ciclo sono-vigília, que regula o tempo em que os gatos dormem, tem influência direta da luz do sol e, no inverno, os dias são mais curtos e as noites mais longas, o que faz com que os gatinhos tenham mais sono”, acrescenta Isabela. 

Em que período o gato filhote costuma ficar acordado?

Geralmente, os gatos costumam ficar acordados durante os períodos de mais luz e nos horários crepusculares. Nesses momentos, os gatinhos têm mais energia, explica Isabela: “esse é o horário que suas presas saem das tocas e árvores, favorecendo assim o comportamento natural de caça”.

Gato filhote dormindo mais/ menos do que o normal

Se o seu gato, seja filhote ou não, estiver dormindo mais ou menos do que o normal, fale com um médico veterinário para que ele examine seu felino e veja se o sono em excesso (ou em falta) não é derivado de alguma doença clínica. 

Gato dormindo no sofá

Quer saber mais sobre gato filhote? Acesse nosso blog e confira diversos conteúdos sobre pets.

 

Compartilhe esta matéria!

Sobre o autor

Amanda Fernandes

Estudante de Jornalismo, mãe do Dachshund (vulgo salsichinha) Scott, da gatinha Cristal e do agapornis Alisson. Sou amante de pets e de história, mas principalmente por pets. Desde pequena conhecida pela super paixão por cachorros.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.