Como a inteligência dos cães costuma ser medida?

Difícil achar uma mãe ou pai de pet que não classifique o seu cachorro como esperto e bastante inteligente, afinal, o bichinho é capaz de fazer coisas inimagináveis e lida com certas situações de maneira surpreendente.

Mas, de fato, há como medir a inteligência de um cão? A resposta é positiva, mas primeiro é necessário explicar o significado desse adjetivo no mundo canino, que assim como no nosso caso possui aspectos diferentes.

Cão-inteligente-Petlove

Pra começar, os cães têm uma inteligência chamada de instintiva, ou seja, refere-se à habilidade do cão em desempenhar aquilo que está ligado ao seu papel de origem. Um exemplo facilita a compreensão: a característica principal de um Doberman é ser desde o seu nascimento um cão de guarda, logo, a sua inteligência instintiva será medida avaliando como ele desempenha as tarefas de tal “função”.

A segunda inteligência canina é conhecida como adaptativa, que está ligada ao quanto um cachorro pode aprender a fazer coisas por si mesmo com base em experiências e no ambiente em que vive. Seu Jack Russell Terrier aprendeu sozinho a abrir a porta do quarto quando quer fazer bagunça na sua cama? Então ele demonstrou uma boa inteligência adaptativa – quer dizer, talvez pra você não seja um exemplo tão bom assim 😹.

A terceira e última classificação é chamada de inteligência de trabalho e obediência. O nome é quase autoexplicativo e quer dizer o quanto o peludinho pode aprender a realizar as tarefas e desafios que nós propomos a ele.

Esse é o tipo de inteligência que a maioria das pessoas idealiza quando são convidadas a refletirem sobre as capacidades intelectuais dos bichinhos, e também remete à pergunta feita no início da matéria. E foi justamente uma tentativa de medir a inteligência de trabalho e obediência dos cães, que o americano Stanley Coren elaborou um extenso questionário canino e enviou a mais de 200 juízes especialistas em provas de obediência dos EUA e Canadá décadas atrás.

Com base nas respostas, o neuropsicólogo, PhD e professor de psicologia na Universidade de British Columbia, publicou o livro A Inteligência dos Cães, um dos mais famosos do mundo. De acordo com a publicação, os cães que receberam as melhores avaliações foram:

  • Poodle Gigante

Importante que você enxergue o ranking pelo olhar da curiosidade, afinal, como foi explicado, há diferentes tipos de inteligência e, independentemente de avaliações ou comparativos, é certo que o seu cachorro possui qualidades e virtudes que só ele pode ter – e que você ama reconhecer e tem muito orgulho em compartilhar ❤.

Sobre o autor

Anderson Mafra

Anderson Mafra

Jornalista apaixonado por animais, comunicação, música e não perde um concurso cultural (na verdade já perdeu vários). Curioso de mão cheia, quer saber sempre mais e compartilhar conteúdo, dicas e curiosidades do mundo pet. É um petlover assumido, sem chance de reabilitação.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.