O grandalhão de cara enrugada pode ser seu companheiro ideal, mas você precisará ter um pouco de paciência e dedicação para que esse cão de guarda, um dos melhores do mundo, possa agradar boa parte das suas expectativas, afinal, ele pode ser um tanto quanto teimoso.
Como o sobrenome aponta, o Dogue de Bordeaux, também conhecido como DDB, teve sua origem na região francesa há aproximadamente 600 anos, e chama atenção por seu porte avantajado e cabeça grande. É um cachorro que se for socializado desde filhote será um vigilante da família, a quem fará questão de agradar e curtir os momentos de brincadeiras.
Bastante territorialista, o Dogue de Bordeaux, é um excelente no quesito guarda, pois é destemido e está sempre alerta e nem mesmo os mínimos detalhes escapam de sua atenção. A socialização precoce é importante para também evitar agressão a outros animais ou a estranhos de maneira injustificada.
É o tipo de cão que não gosta de ficar sozinho e faz questão da companhia de humanos, reserve tempos para o lazer e, claro, para os exercícios físicos, afinal, um cachorro desse tamanho precisa gastar a grande energia que acumula. Aproveite esses momentos para ensinar a ele alguns truques, com poucas repetições ele será capaz de aprender definitivamente. Mas não esqueça das variações, pois o bichano se chateia rápido quando os comandos são muitos repetitivos.
Cuidado para não exagerar nas broncas, o Dogue de Bordeaux prefere ser ensinado “à moda francesa”, ou seja, nada de gritos ou repreensões. Aposte no reforço positivo, elogiando as conquistas e oferecendo algum tipo de recompensa.
Leais e carinhosos com seus pais, eles podem ser um pouco receosos a princípio com aqueles que não conhecem, mas quando percebem que não são um risco para aqueles que amam, relaxam.
Na nossa página de raças você encontra mais informações sobre essa e muitas outras raças de cães e gatos!
Deixe um comentário