Como limpar a caixa de areia

Por questões de higiene e principalmente saúde – tanto sua quanto dos seus gatos – é preciso fazer uma boa limpeza da caixinha de areia do seu miau. Isso porque eles precisam de um ambiente limpo para fazer as necessidades. E você não deve correr o risco de pegar doenças. Seguindo as dicas abaixo, você saberá a forma correta de limpar a caixa de areia do seu gato.

Faça limpezas diária

É necessário que as fezes sejam retiradas pelo menos uma vez por dia. Dependendo da situação, talvez seja considerável fazer isso duas ou até três vezes, para que o cheiro ruim não comece a incomodar e para que isso não atrapalhe seu gato.

Considere usar luvas ou máscara de proteção

Claro que se os seus animais não costumam sair para a rua, você não deve ter muitos problemas com questões de doenças. Mas se preferir, por questões de higiene, você pode usar luvas e máscaras na hora de limpar a caixa de areia. Mas usando ou não luvas, depois de limpar a caixa de areia, é indispensável lavar as mãos.

Lave-a com frequência

Mesmo que a limpeza seja regularmente realizada, a caixa também precisa ser lavada com certa frequência. Uma vez por semana ou a cada duas semanas é o tempo ideal para tirar toda a areia e fazer uma boa lavagem na caixa.

Bom lugar

Lembre-se de manter a caixa de areia afastada da ração e da água. Assim, na hora de enterrar os seus dejetos, os gatos não acabem jogando um pouco deles em lugares que não deviam. Parece óbvio, mas não é.

Observações na hora de limpar a caixa de areia

  • Escolha bem a areia sanitária que vai usar
  • Espere a caixa de areia secar bem antes de colocar areia nova, depois da lavagem
  • Considere caixas de areia fechadas caso tenha muitos gatos na casa ou eles façam muita bagunça 

Sobre o autor

Larissa Moreira

Larissa Moreira

Larissa tem quatro miaus: Câmara, Ação, Gravando e Clica Fora, está no quarto ano de jornalismo da Faculdade Cásper Líbero, é apaixonada pela língua alemã, livros de fantasia, chá de camomila e pelos seus quatro bebês (que já nem são mais bebês).

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.