Cadastre-se e ganhe 10% OFF na primeira compra!

Como saber se meu cachorro está com febre

Como saber se o cachorro está com febre? Pergunta difícil, pois, diferentemente do ser humano, cachorros tem uma temperatura mais elevada que a do homem e geralmente quando tateamos o cachorro achamos que ele está mais quente que nós, mas nem sempre isso significa febre.

cachorro com febre

O que é febre em cachorro?

Febre em cachorro, ou hipertermia, é o aumento da temperatura corpórea, não é uma doença, é um sintoma comum de uma doença. Quando o organismo é infectado por algum vírus, bactéria, rickettsia ou protozoário, o sistema imunológico pode alterar o metabolismo do organismo e produzir calor em grande quantidade e com isso causar um aumento da temperatura corpórea, resultando na febre.

Qual a temperatura normal do cachorro?

Um cachorro num ambiente fresco, com pelagem em tamanho normal, sem indício de doença infecto contagiosa, em repouso há mais de 60 minutos deve ter uma temperatura por volta de 38 a 39 graus Celsius (com 0,5 grau de tolerância para mais ou para menos).

Posso saber se o cachorro está com febre pela temperatura do focinho?

Não, dependendo da condição ambiental, do nível de atividade física do mesmo e do grau de circulação na região do focinho, utilizar a sensação táctil da temperatura do focinho é muito frágil para afirmar se o cão esta ou não com febre.

Se a febre é um sintoma, quais outros sinais podemos ter num cachorro com febre?

Os sintomas mas comuns são a apatia, prostração, o cachorro pode procurar chão frio, aumento da ingestão de água, taquipneia ou aumento da frequência respiratória e outros sintomas menos frequentes.

Como medir a temperatura de um cachorro

O ideal seria que somente o seu veterinário medisse a temperatura durante um exame clínico completo, devido a complexidade de se medir e determinar se o cachorro está com febre. Mas se isso não for possível temos dois métodos de medida, volto a frisar que o ideal seria medir pelo veterinário:

Medida da temperatura do cachorro por aparelhos no ouvido

Existem atualmente aparelhos modernos que captam a temperatura do tímpano ou do conduto auditivo interno e com isso conseguimos estimar a temperatura do cachorro. Essa medida é mais fácil, porém com menos acurácia.

Medida da temperatura do cachorro com termômetro

Todo mundo já viu que a medida da temperatura do cachorro através do termômetro é feita por via anal. Nesse caso devemos introduzir a ponta do termômetro e inclinar cerca de 45 graus para que a ponta do termômetro toque na mucosa interna do anus, medindo com isso a temperatura da parede (mucosa).

Mitos e verdades sobre a febre em cachorro

  • Cachorro com febre encobre o focinho

Falso, é mito. Não existe qualquer evidência disso.

  • Cachorro com febre é uma situação muito séria com risco de morte ao animal

Mito e verdade ao mesmo tempo. O mito é a afirmação que a vida do animal está em risco, muitas doenças determinam febre no animal por vários dias seguidos. E verdade que é uma situação séria e merece atendimento veterinário.

  • Cachorro com febre encosta a barriga em local frio ou se molha

Sinceramente, não sei dizer se é verdade ou mito, mas sim coincidência. Alguns pais humanos relatam que o cachorro ficou muito tempo no chão frio da cozinha e coincidentemente estava com febre.

Seu amigo acha que o cachorro dele está com febre? Então compartilhe esse post com ele!

 

Compartilhe esta matéria!

Sobre o autor

Dr. Marcio Waldman

Medico veterinário, diretor e fundador do www.petlove.com.br. Formado em 1988 pela Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia da USP e pós graduado em latu sensu em odontologia veterinária, foi secretário geral da Anclivepa SP (associação nacional de clínicos veterinários de pequenos animais) e sócio fundador do Simpavet (sindicato patronal dos médicos veterinários). Atuou como clínico veterinário de pequenos animais de 1988 a 2005 em São Paulo, e em 2005 terminou a atividade na clinica para se dedicar exclusivamente ao Pet Love.

4 Comentários

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.