Música para Animais

Os recursos da medicina alternativa estão se expandindo cada vez mais para o ramo veterinário, no qual já foram observados resultados satisfatórios no tratamento terapêutico com pets. Entre esses recursos está a musicoterapia, tratamento baseado em sons com finalidades terapêuticas e relaxantes. É incontestável a influência que a música provoca em humanos e, consequentemente, age sobre os animais.

Música para animais - PetLove

Música para Animais.

Há milênios, os sons são empregados como tratamento de males físicos e emocionais em diversas civilizações.

A musicoterapia é o emprego dos componentes musicais (melodia, som, harmonia e ritmo) com o objetivo de promover melhoras nos estados físico, psicológico e cognitivo dos indivíduos, de forma que sejam promovidas mudanças positivas e melhorias da qualidade de vida das pessoas e dos animais.

Pesquisadores da Universidade do Canadá atestaram que sessões de música podem tornar cães e gatos mais dóceis do que os demais animais que não receberam o tratamento com música. Os principais efeitos da musicoterapia nos animais foram o relaxamento, o equilíbrio do sistema cardiorrespiratório, o equilíbrio do metabolismo e até mesmo o efeito analgésico e anestésico. Isso acontece devido aos estímulos sonoros captados pelo cérebro, e podem também ter efeito negativo, como no caso da poluição sonora.

Animais e humanos das grandes cidades precisam conviver com sons de buzinas, sirenes, alarmes e aparelhos eletroeletrônicos. Tudo isso é considerado poluição sonora, portanto, traz efeitos negativos ao organismo, como o estresse e a irritação. A exposição constante a sons dissonantes pode mudar a estrutura cerebral de humanos e animais, por isso, é interessante que se encontre uma alternativa para impedir ou retardar o processo de estresse crônico que pode se desenvolver a partir daí.

Para introduzir a musicoterapia na vida do seu pet, é necessário que se procure auxílio profissional para que se identifiquem as necessidades e o tipo de música a ser utilizada na terapia. Algumas sugestões de músicas com efeitos benéficos são a música clássica como Mozart, que possui efeito antidepressivo, Bach, que possui efeito repousante, Vivaldi, com efeito relaxante, além de música barroca e sons da natureza, como chuva, vento, mar, rio, etc. Músicas com sons dissonantes, como rock e samba podem ter efeitos negativos e tornar os animais agitados e estressados. Sons em volumes altos podem assustar os pets, por isso, vale lembrar que os ouvidos deles são muito mais sensíveis que os nossos. Em lojas especializadas, é possível encontrar CD´s com músicas próprias para serem adotadas na musicoterapia para humanos e animais, incluindo as aves.

Sobre o autor

Bruno Oliveira

Deixe um comentário