Como usar o Feliway Classic corretamente

A gente sabe o quanto os gatos são estressados por natureza. Por serem muito sensíveis, qualquer tipo de mudança na rotina ou ambiente de um felino pode provocar um estresse intenso, motivando, então, uma série de problemas comportamentais (e até de saúde física).

Quando falamos sobre problemas de comportamento motivados pelo estresse, são aqueles que fazem os pais humanos perderem as estribeiras, como arranhar os móveis da casa, marcar território, fazer as necessidades fora da caixinha de areia, agressividade, entre outros.

Como usar o Feliway Classic

Felizmente, existem vários produtos disponíveis no mercado pet capazes de deixar o pet bem tranquilo e sereno durante momentos desagradáveis, como o Feliway Classic.

O Feliway é bastante popular aqui no Brasil. Entretanto, muitos ainda se questionam sobre a maneira correta de desfrutar 100% do seu efeito. Afinal, como usar o Feliway Classic corretamente? Conversamos com a Priscila Brabec, Médica Veterinária da CEVA Saúde Animal para sanar as principais dúvidas em relação ao uso.

Qual a forma certa de usar o Feliway?

Existem dois tipos de Feliway Classic: o Difusor e o Spray. Apesar de serem o mesmo produto, ambos devem ser usados de maneiras diferentes. “O Feliway Difusor deve ser ligado na tomada e mantido nela constantemente 24 horas por dia, por 30 dias.

O uso indicado é por pelo menos 30 dias, mas não tem nenhuma contraindicação o uso contínuo. Aliás, ele é indicado como enriquecimento sensorial para gatos. Já o Feliway Spray possui uma curta duração de ação, de quatro a cinco horas, e deve ser aplicado em objetos e, principalmente, na caixinha de transporte quando houver a necessidade”, disse a Médica Veterinária.

Em outras palavras, para usar o Feliway Classic da forma certa, o Difusor deve ficar paradinho na tomada no local onde o pet passa a maior parte do tempo. Já o Spray deve ser borrifado em objetos do pet e, em 15 minutos, o gato já pode circular onde o Feliway foi aplicado.

Alerta: nunca borrife o produto diretamente no pet!

Um erro muito comum na utilização do Feliway Classic Difusor é usá-lo em vários ambientes da casa. Segundo Priscila, o recomendado é deixar o difusor ligado continuamente em apenas uma tomada por um mês. A dissipação do produto em um ambiente de 50 a 70m² pode demorar de 48 a 72 horas, por isso, não é indicado ficar retirando ou alterando a tomada.

Em quais situações devo usar o Feliway?

Como dito anteriormente, os bichanos são bastante sensíveis a qualquer tipo de mudança. O pai humano, sabendo dessa informação, deve se antecipar em certas situações, como na chegada de um novo gato em casa, mudança de ambiente, ida a locais desconhecidos, além de outros cenários que geralmente causam medo, como durante queimas de fogos de artifício, festas, entre outros.

Segundo Priscila, não há nenhum tipo de contraindicação. Além de inodoro, o produto é do tipo espécie-específico, ou seja, não tem efeito sobre outros pets e humanos.

Vale destacar que o Feliway Classic não é indicado para situações de agressividade. Para ocasiões do tipo, a recomendação é sempre procurar um Médico Veterinário de confiança. Para obter melhores resultados, o pai humano pode associar o uso do Difusor e Spray.

Sobre o autor

Gabriel Arruda

Gabriel Arruda

É Jornalista, apaixonado por pets e esportes. Está sempre em busca de novos desafios, justamente pela curiosidade que o toma conta. Pai de um Beagle chamado Johnny, mais conhecido como "o Destruidor".

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.