Conheça as diferenças e semelhanças do Border Collie e o Pastor Australiano

Realmente eles são facilmente confundidos por suas semelhanças físicas, mas uma dica excelente para você não errar mais no palpite é prestar atenção à cauda, que é ausente no Pastor Australiano. Dito isso, vamos ver nos detalhes se a igualdade entre as raças fica limitada ao quesito aparência ou se eles são mais próximos do que a gente imagina.

Border Collie e Pastor Australiano

Origem

Border Collie: Eram perfeitos para o pastoreio nas regiões montanhosas da Grã-Bretanha no século XVI, se movimentando facilmente por mais de 50 km em terreno irregular e até mesmo no frio durante um só dia. Além disso, esses cães se destacavam por não serem barulhentos e realizar o pastoreio sem latir ou mordiscar, apenas cercando agilmente o rebanho.


Pastor Australiano:
A raça surgiu no século XIX nos Estados Unidos, descendente de Collies (olha só!) e outros tipos de cães pastores. Alguns criadores, porém, acreditam que o pastor australiano surgiu da mistura entre cães da raça Kelpie e Boiadeiro Australiano – daí o seu nome -, mas essa informação nunca foi confirmada. Assim como o Border Collie, ele é comumente utilizado como cão para pastoreio.

Pelagem

Border Collie: O Border Collie possui dois tipos de pelos: curtos e macios ou longos e grossos, mas ambos os tipos contam com um subpelo macio e denso, que o protege de temperaturas variadas. A pelagem mais comum é a bicolor, branco e preto, mas a raça também apresenta pelagem tricolor, com variações do castanho e marrom. 

Pastor Australiano: As cores são mais diversas do que do amigo supracitado, indo desde o preto tricolor até as variações de merle. Mas dá trabalho semelhante na manutenção, já que ambas as raças tendem a perder muito pelo e precisam ser escovados com frequência.

Temperamento

Border Collie: Brincalhão, alegre e companheiro! Ele não escolhe apenas um dono na família e adora realizar a sua dose diária de exercício físico, para não ficar entediado. Uma peculiaridade é gostar de olhar nos olhos, encarando outros animais ou pessoas.

Pastor Australiano: Corajoso, confiante e muito inteligente, o pastor australiano costuma se apegar bastante aos seus pais humanos, mas é desconfiado com pessoas desconhecidas. Seu temperamento é muito parecido com o do seu “primo”, mas sua energia é um pouco menor na maioria das vezes.

Inteligência e obediência

Border Collie: O Border Collie é considerado a raça mais inteligente do mundo! A raça foi classificada na primeira colocação no livro “The Inteligence of Dogs” (“A Inteligência dos Cães”), de Stanley Coren. Após cinco tentativas, estes caninos já apresentam entendimento e não necessitam prática para repetirem comandos. Para 95% destes cães, não é preciso repetir uma ordem mais de uma vez. A velocidade entre o tempo de comando e o de execução também é considerável.

Pastor Australiano: Fica difícil dizer qualquer coisa depois de uma apresentação dessas rs, mas os cães dessa raça também são bastante inteligentes e são considerados um dos cães mais obedientes do mundo. A raça também se destaca em provas de agility e competições de pastoreio.

Expectativa de vida

Ambos vivem, em média, até 15 anos. Porém, existem registros de um Pastor Australiano que viveu, surpreendentemente, por 29 anos 😲

E aí? Agora que você ficou sabendo mais sobre as raças, acredita que os cães são primos distantes ou estão mais para irmãos, do tipo cara de um focinho do outro? Se quiser saber mais sobre o Border Collie, Pastor Australiano ou demais raças, basta acessar a nossa página! 

Sobre o autor

Anderson Mafra

Anderson Mafra

É jornalista apaixonado por animais, comunicação, música e não perde um concurso cultural (na verdade já perdeu vários). Curioso de mão cheia quer saber sempre mais e compartilhar conteúdo, dicas e curiosidades do mundo pet. É um petlover assumido, sem chance de reabilitação.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.