Conheça o carteiro amigo dos animais que ficou famoso no Instagram

“Um dia desses uma gatinha, minha amiga, estava do outro lado da rua e brinquei: ‘O que você está fazendo aí do outro lado? Venha cá!’ Abaixei na calçada e abri os braços, como quem vai dar um abraço, e a gatinha veio mesmo em minha direção. Aí uma mulher que estava de carro, virando a esquina, parou pra ficar olhando aquela cena”. Achou curiosa essa história? Então prepare-se porque ela vai ficar mais ainda: quem a contou foi o Ângelo Cristiano, mais conhecido como o Carteiro Amigo dos Animais.

O carteiro é o mais querido pelos gatos e cães de Guaratinguetá (SP) há mais tempo, mas ficou conhecido em 2017 quando, durante o trabalho, ouviu um choro baixinho vindo de um matagal. Ângelo se aproximou do local e viu que o lamento vinha de dois filhotinhos de cachorros, que estavam um em cima do outro. O carteiro não pensou duas vezes, resgatou os pequeninos do mato e os colocou dentro de sua bolsa de correspondência. Tirou fotos dos peludinhos e pediu ajuda no grupo de Proteção de Animais da Cidade, do qual fazia parte, para tratar dos cãezinhos e encaminhá-los para adoção. A fama veio depois que uma das pessoas do grupo compartilhou a foto dos filhotes na bolsa de Ângelo e ela viralizou.


Hoje já são mais de 90 mil pessoas que seguem Ângelo no Instagram e acompanham as fotos e vídeos que ele posta com seus amigos de quatro patas durante a jornada de trabalho. O Carteiro Amigo do Animais conta que assim que ouvem o barulho da bicicleta, os bichinhos já correm para o portão para brincar com ele, inclusive os cachorros maiores. “Quando entrei para o Correios escutava que cachorro não gostava muito do carteiro. Na verdade é um mito, depende da gente querer conquistar a amizade. Como eu amo os animais eu procuro fazer amizade pra tornar o trabalho agradável”. 

Mesmo quando se depara com um cachorro muito bravo, Ângelo se aproxima aos poucos, sem se assustar com a altura dos latidos, e com muita paciência e carinho vai transformando a ferocidade em amizade. No fim tudo é uma questão de tempo para que o novo “amigão”, como Ângelo costuma chamar os recém conhecidos, apareça com ele em uma foto publicada no Instagram.

Por conta dessa amizade com os animais, muitas pessoas procuram o Carteiro Amigo para pedir diversos tipos de ajuda. Ângelo diz que não consegue atender aos inúmeros pedidos, mas se desdobra para melhorar a vida dos bichinhos mais necessitados: indica adoções, recebe doações, faz bingos e rifas, conta com ajuda de clínicas e também vende pinturas que um amigo de Curitiba (PR) produz.

Gatinho – da casinha improvisada ao aconchego do novo lar.

Tão curioso quanto a história de um carteiro preocupado com a causa animal é saber que um dos significados para Ângelo, nome de origem grega, é anjo mensageiro. Claro que com tanto amor assim pelos pets o Carteiro Amigo não poderia chegar em casa sem ter alguém o esperando no portão. E olha que quando ele chega em casa a festa também grande e numerosa, já que seus cinco filhos adotados – dois cães e três gatos – comemoram com muitas lambidas e pulos a chegada da “encomenda” mais esperada do dia.

Sobre o autor

Anderson Mafra

Anderson Mafra

É jornalista apaixonado por animais, comunicação, música e não perde um concurso cultural (na verdade já perdeu vários). Curioso de mão cheia quer saber sempre mais e compartilhar conteúdo, dicas e curiosidades do mundo pet. É um petlover assumido, sem chance de reabilitação.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.