Sexta-Feira 13 e gatos pretos

Nas épocas de Dia das Bruxas ou nas Sextas-feiras 13, os índices de denúncias de maus tratos aumentam significativamente nas ONGs de proteção animal.

Por conta de superstições sem fundamento, crenças doentias e a mais pura maldade, esse dia não é muito bom para os bichinhos – principalmente gatos – que têm os pelos todos pretos.

Mas, gato preto dá azar?

A resposta é uma só: NÃO!

Gatos ou cachorros pretos não trazem azar algum. Na Pérsia antiga, eles eram considerados “espíritos amigos”, enviados para fazer companhia para os seres humanos. Na Idade Média, quando houve a caça às bruxas, é que o símbolo do gato preto foi associado ao mal, fazendo com que os gatos pretos fossem perseguidos pela inquisição.

Gato preto

Muito tempo se passou depois disso, mas até hoje, algumas pessoas acreditam que os bichinhos pretos causam algum mal ou trazem azar, e acreditam ter o direito de utilizá-los em rituais de tortura.

Adoção de pets pretos


Ainda hoje, os gatinhos pretos ocupam o último lugar na lista de preferência dos adotantes, ficando anos e anos a espera de um humano para lhes dar o amor e carinho que tanto merecem.

 


As ONGs de amparo animal costumam fazer diversos questionários quando se trata da adoção de um pet com pelos todos pretos, uma pesquisa mais aprofundada do que o normal e, em épocas de Dia das Bruxas, Sextas-Feiras 13, estes pets não são doados!


Na internet podemos encontrar casos de pessoas que se dizem ser adotantes e buscam gatinhos pretos para os tais rituais de tortura.

Como eu posso ajudar os pets pretinhos?

Nós sabemos (e muito bem), que os maus tratos não são feitos apenas com gatinhos pretos, mas sim com tantos outros animais. Se você presenciou algum caso de maus tratos ou acredita que alguém não esteja cuidando do bichinho como ele merece, denuncie!

O artigo 32 da Lei Federal 9605/98 (Lei dos Crimes Ambientais) prevê pena de 3 meses a 1 ano de detenção para quem praticar atos de abuso, maus tratos, ferir ou mutilar animais. Não fique de braços cruzados! A denúncia pode ser feita em delegacias ou ministério público e pode ser anônima.

Veja todos os detalhes e dicas de como fazer uma denúncia aqui.

É importante acompanhar o andamento da denúncia até o final, para se certificar de que os órgãos competentes procederam à fiscalização e qual atitude foi tomada perante o agressor.

Gato preto dá é sorte, amor e muito carinho ao humano que o adotou!

Sobre o autor

Ana Luísa

Ana Luísa

Apaixonada por gatos, séries de comédia romântica e livros de suspense. Mãe da Lola Maria e Alice Maria, duas gatas que enchem a vida de amor e a roupa de pelos. Quando encontra algum gatinho na rua sai correndo atrás - mesmo que tenham donos. Sonha em ter um cachorro Vira Lata pra completar a família.

Deixe um comentário