Cadastre-se e ganhe 20% OFF na primeira assinatura!

Conheça um gato macho tricolor, uma raridade para a espécie

Todo mundo já ouviu dizer que a maioria dos gatos tricolores são fêmeas e não é nenhuma mentira: 99% dos gatos com essa pelagem são realmente fêmeas, porém, aquele 1% pode ser macho.

Gato tricolor 

Um belo exemplar dessa raridade é o gatinho Stevie, que atualmente vive com seu tutor médico-veterinário em Illinois, nos Estados Unidos.

Mas por que os machos tricolores são tão raros? A resposta está na genética. A cor laranja e preta é definida por dois genes XX e as fêmeas possuem genes XX, por este motivo que na maioria dos casos elas têm três cores

Entretanto, alguns machos não apresentam necessariamente os genes XY, uma síndrome rara pode levá-los a terem genes XXY, chamada Klinefelter. É importante salientar que essa condição pode acarretar problemas reprodutivos no pet, pois alguns deles apresentam testículos reduzidos e infertilidade.

Nem todo macho com essa síndrome terá as três cores. Para tê-las, é necessário possuir um gene X na cor laranja e um gene X na cor preta.

Stevie tem a pelagem branca, preta e laranja, também chamada cálico e era o menor da sua ninhada. No início, os voluntários do abrigo onde morava batizaram-no como fêmea, mas durante uma consulta com um médico-veterinário foi constatado que de fato ele era um menino, deixando a todos chocados!

Compartilhe esta matéria!

Sobre o autor

Marina Rodrigues

Médica-veterinária apaixonada por animais e escrever, mãe da Meg, uma salsicha cor de chocolate, idosinha e muito carinhosa.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.