Curiosidades sobre o Cane Corso Italiano

Temperamento forte: essa é a principal característica do Cane Corso Italiano, também conhecido como Mastino Napoletano. Popular como cão de guarda e companhia, a raça é muito apegada à família e costuma demonstrar fidelidade e obediência, porém, os pais devem saber lidar com seu caráter dominante e autoconfiante.


Para saber mais, separamos algumas curiosidades para que você, petlover, conheça um pouco mais afundo estes “peludões” italianos.

 

História

Os Mastinos Napoletanos representam uma linhagem antiga, dos tempos de Alexandre, o Grande, que reinou na Grécia entre 336 e 323 a.C. Em seguida, cães da raça foram levados para Roma onde eram utilizados em batalhas. Foi aí que ganharam fama de serem agressivos. 

 

Preguiçoso?

Sendo considerado um dos pesos-pesados do mundo canino, o Cane Corso Italiano tem uma paciência de outro mundo e, por isso, recebeu o apelido de “hipopótamo do mundo canino”. No entanto, ao contrário do termo ao qual é ligado, costuma ser uma raça ativa por natureza, com uma necessidade média de praticar exercícios e adora brincar e correr à vontade.

 

Fuja de ambientes internos

Por ser enorme, esse cão é simplesmente grande demais para viver dentro de uma casa, e sua cauda poderosa pode “varrer” objetos em cima de mesas baixas. Além disso, seu apetite é insaciável e, como outros Mastiffs, ele baba pela casa, especialmente em dias quentes e durante as refeições.

 

Orelhas

Em alguns países, a orelha do Cane Corso Italiano ainda é cortada – como vemos em algumas fotos espalhadas pela internet. No entanto, no Brasil esta prática foi proibida.

 

Cão de guarda

O cane corso é uma linhagem valorizada para guarda de fazendas, afastando outros animais e pessoas com más intenções. Por ser bastante pesado, ele não consegue correr por muito tempo, mas quando determinado, dificilmente alguém escapará de um exemplar da raça. Chamado por muitos criadores de “guardião inteligente”, especialistas defendem que eles possuem um comportamento normalmente bastante previsível, não oferecendo risco à família, mas sempre atento aos desconhecidos.

Sobre o autor

Gabriel Arruda

Gabriel Arruda

É estudante de Jornalismo, apaixonado por animais e esportes. Está sempre em busca de novos desafios, justamente pela curiosidade que o toma conta. Pai de um Beagle chamado Johnny, mais conhecido como "o Destruidor".

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.